sábado, 8 de setembro de 2018

Eleições no Sporting | Escolha o mal menor para o leão ser “o maior”


Hoje há eleições no Sporting Clube de Portugal. O futebol dos milhões está todo ele em crise e até há quem já o considere um aglomerado de mafiosos. 

Ontem foi o Moreirense acusado de corrupção, o Benfica anda a braços com uma crise e com a justiça a roer-lhe as canelas, a todo o momento aguarda-se mais novidades, mais “broncas” protagonizadas com os clubes chamados “grandes”, o Porto, o Benfica e o Sporting. Mas as “broncas” não são só nos tais “grandes”, vimos no caso Moreirense. Há mais, é garantido. É o desporto na realidade que tem a perder, mas entretanto por todos eles “correm” e escorrem milhões. Alguém há-de ficar a ganhar com todo este clima de cambalacho, de desonestidade, de opacidade, de anti-desporto.

As eleições no Sporting são hoje. Depois de uma crise que ainda não terminou, escolha o mal menor. Os candidatos a eleições não são os meninos de coro que podem aparentar ser. Temos de viver com aquilo que temos e para “limpar” o futebol tem de se limpar o país e, principalmente, as mentalidades dos milhões de portugueses. Talvez não só. Melhor: de certeza que não só, porque tudo isto é global. (PG)

Chegou o dia D no Sporting: Os candidatos, os trunfos e as promessas

Conheça os programas e as ideias dos seis candidatos que este sábado correm pela presidência do clube de Alvalade.

O futuro do Sporting joga-se este sábado, em Alvalade, nas urnas. No reduto do leão espera-se uma forte afluência, condizente com a exigência do momento após uma das fases mais atribuladas e difíceis da história do clube. Pela mão dos sócios será conhecido o 43.º presidente, que sairá de um lote recorde de seis candidatos.

Com a desistência de Pedro Madeira Rodrigues, candidato derrotado nas eleições de 2017, na última semana, Frederico Varandas, João Benedito, José Maria Ricciardi, Dias Ferreira, Rui Jorge Rego e Fernando Tavares Pereira correm por um lugar que nos últimos cinco anos foi ocupado por Bruno de Carvalho.

Eleito para o primeiro mandado em 2013, o antigo líder verde e branco voltou a merecer a confiança dos sócios há cerca de um ano e meio, altura em que angariou 86% dos votos. No passado mês de fevereiro, foi legitimado de novo com 90%, sinal da vontade inequívoca dos sócios pela sua continuidade.

No entanto, a 23 de junho, e após um série de incidentes que tiveram início no célebre post após a derrota do Sporting no Wanda Metropolitano, frente ao At. Madrid, e que subiu de tom com a invasão de Alcochete, BdC tornou-se o primeiro presidente da história do emblema leonino a ser destituído. A saída de Jorge Jesus e a rescisão por justa causa de nove jogadores fizeram o clube entrar num precipício que parecia não ter fim.

A entrada da Comissão de Gestão, liderada por José Sousa Cintra, amenizou os estragos. O retornado dirigente conseguiu os regressos de Bas Dost, Battaglia e Bruno Fernandes, contratou alguns reforços importantes e escolheu José Peseiro para treinador.

Apesar de todo este rol de acontecimentos, Bruno de Carvalho não baixou os braços, tentou recandidatar-se, mas viu a porta fechada devido ao facto de estar suspenso de sócio. Ainda tentou impugnar as eleições, mas... sem sucesso. Este sábado, entre muito ruído e instabilidade, seis candidatos assumem-se como capazes de colocar o Sporting no caminho que todos os sócios, adeptos e simpatizantes pretendem: o da vitória. O que conseguir ser eleito terá, seguramente, um enorme desafio pela frente.

Conheça os candidatos e os seus trunfos:

LISTA A - João Benedito: É o sócio número 10467, tem 39 anos e é antigo atleta do Sporting. Foi guarda-redes da equipa de futsal dos leões, onde conquistou nove títulos de campeão nacional, entre muitos outros troféus.

Futebol:

Se for eleito, manterá José Peseiro como treinador;

À semelhança de outros candidatos, trouxe para a sua lista antigos campeões pelo Sporting. André Cruz será o diretor desportivo, enquanto Peter Schmeichel terá funções de consultor;

Pretende implementar um modelo uniforme ao futebol profissional e à formação.

Tem o objetivo de utilizar o programa multidisciplinar Sporting Performance, que, com uma tecnologia de ponta e uma equipa especializada, terá a missão de potenciar as capacidades dos atletas.

Finanças:
Pretende manter a maioria da SAD no clube;

Acredita que o equilíbrio das finanças está alicerçado no sucesso desportivo. Alterar aquela que foi a linha orientadora do Sporting dos últimos anos é a sua intenção;

Tenciona colocar em marcha a reestruturação financeira, renegociar o passivo e procurar novos investidores.

Modalidades:

Tem como objetivo manter, e até reforçar, a onda de vitórias nas modalidades e tornar esta uma bandeira do clube;

Defende que o forte investimento que tem sido feito nas modalidades tem colhido frutos, pelo que não será esse um problema.

LISTA B - José Maria Ricciardi:  É o sócio número 12502, tem 63 anos, é banqueiro de profissão. Foi um dos homens fortes do banco BES e ao longo dos anos sempre se manteve como uma voz ativa no Sporting.

Futebol:

Irá manter José Peseiro como treinador, se for eleito;

Escolheu José Eduardo para diretor do futebol, com Marco Caneira e Jorge Cadete também na estrutura;

Pretende recuperar a capacidade ímpar da Academia para formar novos talentos;

Defende a redução do número de contratações, recorrendo apenas a esta solução em casos cirúrgicos;

Finanças:

Considera que o Sporting atravessa uma situação dramática, com um défice de tesouraria que pode atingir 122 milhões de euros;

Defende que é fundamental aumentar as receitas e impor uma política orçamental rigorosa;

Garante ter investidores e soluções para resolver este problema.

Modalidades:

Tenciona reformular a organização e a gestão das modalidades de forma a não comprometer o investimento;

Compromete-se a criar um Centro de Alto Rendimento;

LISTA D - Frederico Varandas:  É o sócio número 8808, tem 38 anos e é médico de profissão. Foi diretor clínico do Sporting nos últimos anos e demitiu-se na sequência dos incidentes de Alcochete. Foi o primeiro a avançar com uma candidatura.

Futebol: 

Já garantiu que irá manter José Peseiro como treinador, se for eleito;

Beto será o seu team manager, enquanto Hugo Viana  terá a responsabilidade das relações internacionais;

Pretende garantir alguns reforços no próximo mercado de inverno;

Tenciona reduzir as assimetrias entre o futebol profissional e a formação, recuperar a capacidade formadora da Academia, melhorar o recrutamento e aperfeiçoar a rede logística nos vários escalões;

A recuperação da equipa B também faz parte dos planos.

Finanças:

Admite que a situação financeira do clube é complicada, identifica os 120 milhões de euros como défice de tesouraria, mas garante ter soluções para resolver estes problemas;
Acredita que o sucesso desportivo será a grande solução para o problema financeiro;

Pretende fazer um empréstimo obrigacionista até 60 milhões de euros, dar início à reestruturação do passivo bancário, potenciar a compra e venda de jogadores e usar a securitização do contrato da NOS.

Modalidades:

Miguel Albuquerque, diretor do futsal do Sporting, será o responsável das modalidades;

Considera que o investimento nas modalidades - 20 milhões de euros - terá que ser revisto;

Pretende potenciar o pavilhão João Rocha.

LISTA E - Rui Jorge Rego:  Tem 46 anos, é advogado de profissão e foi secretário da Mesa da Assembleia-Geral do clube durante o mandato de Godinho Lopes.

Futebol:

Pretende manter José Peseiro como treinador;

Anunciou Roberto Carlos como diretor para o futebol;

Paulo Lopo, presidente da SAD do Leixões, será o líder da SAD do Sporting;   

Prometeu o regresso de Cristiano Ronaldo a Alvalade para terminar a sua carreira.

Finanças:

Tem investidores na China, em África e no Brasil;

Anunciou uma parceria com Júlio Brant, que prevê um financiamento até 120 milhões de euros;

Pretende baixar custos e crescer a partir do patamar de sustentabilidade, num modelo de maior equilíbrio entre receitas e despesas.

Modalidades: 

Tenciona criar um modelo de gestão profissional das modalidades;

Aposta na formação.

LISTA F - Dias Ferreira:  Tem 71 anos, é advogado de profissão e conta com uma vida ligada ao Sporting. Entrou no clube em Agosto de 1980, integrando o secretariado-geral da direcção de João Rocha, e ao longo dos anos desempenhou vários cargos em diferentes direções.

Futebol:

Se for eleito, irá manter José Peseiro como treinador;

Ricardo Pereira, antigo guarda-redes dos leões, será o team manager;

Pretende reestruturar a formação, ressuscitar a Academia como centro de estágios e construir uma Academia em Lisboa/Oeiras;

Tenciona investir no scouting e apostar na profissionalização da estrutura.

Finanças:

Defende que o mais importante é concluir a reestruturação financeira em curso;

Garante que é fundamental reduzir a dívida bancária;

Tem intenção de trazer para o clube perto de 90% das ações da SAD;

Considera que não é viável o presidente do clube assumir o cargo de presidente da SAD.

Modalidades:

Aposta na rentabilização do Pavilhão João Rocha e no suporte da formação;

Manifesta interesse na criação de uma Academia para as modalidades;

Tenciona recuperar o basquetebol e criar mais quatro modalidades.

LISTA G - Fernando Tavares Pereira:  Tem 62 anos, é empresário de profissão e tem um passado ligado ao futebol como presidente do Tourizense, clube que levou das distritais de Coimbra até aos campeonatos nacionais.

Futebol:

Pretende manter José Peseiro como treinador;

Defende a aposta numa equipa com base na formação;

Tenciona reformular o funcionamento da Academia;

Finanças:

Acredita que o Sporting tem soluções para garantir receitas que consigam fazer face às necessidades de tesouraria;

Admite recorrer a investidores portugueses e estrangeiros;

Abdica do salário do clube e da SAD.

Modalidades:

Defende que as modalidades deverão continuar a ser uma aposta;

Considera que serão necessários alguns reajustes no investimento.

Notícias ao Minuto | Foto: Global Imagens

Leia mais em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana