terça-feira, 11 de setembro de 2018

O que seria da democracia sem o tão-necessário pluralismo?


Ana Alexandra Gonçalves* | opinião

A questão em epígrafe deve ser colocada a Rui Rio, Presidente do PSD, que por ocasião da Universidade de Verão do partido afirmou que quem não está de acordo com o partido deve deixá-lo, isto, claro está, na melhor tradição estalinista.

O referido pluralismo, catalisador da própria democracia, é assim tratado com particular desprezo pelo líder do maior partido da oposição, sem quaisquer contemplações. De resto, Rio não é um novato na formulação de frases pouco amigas da democracia, já havia cometido as mesmas imprudências pouco democráticas por altura da sua presidência na Câmara do Porto, designadamente com ataques dirigidos à comunicação social com vista a cercear o campo de acção de alguns órgãos de comunicação social.

Agora quem não concorda "com o partido de forma estrutural", deve sair por ser a atitude mais "coerente", diz Rio com uma displicência que não deixa de ser inquietante. Em rigor, os partidos ditos democratas têm de praticar essa democracia internamente, designadamente com lideranças que sabem co-existir com opiniões diferentes daquilo que é apregoado. E não raras vezes essas diferenças são muito relevantes. A título de exemplo, o que se diria de António Costa se este sugerisse a expulsão de Francisco Assis? Por exemplo.

*Ana Alexandra Gonçalves | Triunfo da Razão

Sem comentários:

Mais lidas da semana