domingo, 21 de outubro de 2018

São Tomé | Derrotas das Trovoadas Mentiras


Isabel de Santiago | Téla Nón | opinião

Começar, rumo ao fim: na última semana, antes de sair provisoriamente de São Tomé, reuni com muitas pessoas. Umas elogiaram a crónica publicada no Téla Nón e outra no Diário de Notícias português; outras dizem que a carga emocional era grande. Na sua maioria, os santomenses têm-se movido a medo; pese embora concordem com os factos. No meu voo, saíram no meio dos tumultos pessoas de sectores chave: A representante permanente das Nações Unidas, amiga próxima do ex Primeiro Ministro; o Administrador da CST e o Diretor do Hospital Ayres de Menezes (trazido de Londres pelo líder da ADI).

Coitadinha da Cobra d’Obô. Ela fugiu do mato. O líder da ADI_tadura veio contar estórias de (des)encantar aos líderes europeus. Como? Começa por dar uma entrevista à agência de notícias portuguesa, à jornalista cuja equipa, assistiu à vergonhosa tentativa de ataque aos manifestantes – não fosse eu alertar os observadores (custou-me gaz lacrimogénio) que se manifestavam contra a vergonhosa fraude na distrital de Água Grande da CEN.

António Costa, um homem de esquerda que defende os valores de democracia, não recebeu Patrice – hoje – na residência oficial. Diz o senhor da ADI_tadura que tal audiência foi adiada, por razões que se prendem com a deslocação do PM português a Bruxelas. Espero que esse encontro não aconteça. Porque o que se passou representa a vergonha de um estado democrático.  Santos Silva, um inteligente homem, com uma memória (como nunca vi num ser humano, no meu tempo de vida) e que controla toda a relação com a imprensa, autorizou uma nota, no passado dia 12 de outubro, onde se lê: “O Governo Português felicita o Povo Santomense pelo civismo demonstrado no decurso das muito participadas eleições de carácter legislativo, autárquico e regional, realizadas no passado dia 7 de outubro. Portugal considera que estas eleições marcam uma etapa muito importante na consolidação do processo democrático em São Tomé e Príncipe…” Patrice ameaçou encerrar a delegação da RTP em São Tomé, junto do MNE. Há quem dessa delegação tente desmentir este facto, mas certamente movido a medo, como tantos outros, teme em perder o seu trono. Mas a democracia canta mais alto.

Registe-se: Angola não gosta de Patrice. Portugal não gosta de Patrice. Guiné Equatorial não gosta de Patrice. Os santomenses não gostam de Patrice. É caso para se dizer: um amor não correspondido, necessariamente, deve conduzir ao divórcio. Parte em paz.

O que o povo precisa de saber: o senhor da ADI, PM cessante abandonou o país, durante a agitação do povo.  Levou consigo 9 malas. Os RX não as fotografaram. Rezam as fontes do aeroporto que, ameaçadas pelos seguranças, as 9 malas – certamente cheias de cacau e café – se destinavam ao Gabão, onde o pai muçulmano o esperava. Obviamente que as leis em Portugal não permitem entradas de frutos ou legumes sem autorização do Ministério da Agricultura. Naturalmente que me refiro a um máximo de 10K (unidades). O saco azul do BISTP ficou vazio.

Factos: 25 mandatos para a ADI, (forjados e urnas violadas – registo comprovado pelos observadores da CPLP, liderados pelo ex MNE Zacarias da Costa) 23 mandatos para o MLSTP-PSD, 5 para a coligação PCD/UDD/MDFM e 2 para o Movimento Caué dos irmãos Monteiro (aliás, com uma deputada descoberta – Beatriz – pelo antigo Presidente Pinto da Costa, outro homem da liberdade, apesar das críticas que lhe possam ser feitas.

Depois, usando os canais da diplomacia de uma embaixada na miséria que apenas serve os seus propósitos de homem de luxo, como se fosse líder de um executivo singalês…, mas não! Pede transporte para sua casa num bairro social na zona de elite Quinta da Penha Longa.

O Povo, pobre, sem condições de saúde e já sem medo, fartou-se do líder dos ricos da ADI_tadura.O Povo saiu à rua, juntou-se agora – fiz uma videochamada – força da tecnologia de ponta – e vejo a felicidade de um povo. O Bispo foi perseguido. O diplomata em exercício de funções tem-se mantido em recato. O delegado da RTP apenas envia notícias discretas e que não espelham o que se passa. Do MNE e de outras ONG recebo pedidos – oficiosos – de informação. Acabou o medo.

A comunidade internacional – silenciosamente – refere-se a ele como um homem falso.
Como referiu o atual Presidente da República Evaristo Carvalho “o Povo põe, o povo tira” numa mensagem de Estado dirigida aos santomenses antes do processo eleitoral começar. Esperemos que este mesmo Chefe de Estado cumpra e respeite a Constituição.

O São Tomé e Príncipe de até dia 7 de Outubro, foi  da Trovoada eleitoral. Hoje alcançámos a segunda independência. A afrogeringonça é do Povo: que põe e que tira.

Parte. Leva senhor ADI a ditadura. Leva os teus milhões doados ao povo miserável e que continua na miséria enquanto outros, enriqueceram quando antes nada tinham. Começam as corridas às pastas.

Aqui estarei para denunciar cada passo que a sua excelência “que goza de fartura…” (A cidade e as Serras de Eça de Queiroz) der no país onde pensa pertencer, mas onde não declara impostos. Mas este país, Patrice, é um estado de direito. Onde o PM respeita a constituição. Respeita o parlamento. Respeita o povo.

Não espere, a sua excelência que São Tomé o volte a receber em 2021. Acabou a era Trovoada. Talvez os teus filhos, estudando na escola americana, se forem alunos exímios, consigam chegar a Yale-USA, e compreendam o fenómeno do enriquecimento ilícito.

Hoje é dia 19, de Outubro. Faz 4 meses que a Anabela das Dores morreu. Sem diagnóstico clínico. Os órgãos estão em análise em Portugal. E não em Gabão.

A democracia é a Bomba Atómica do Povo, nos termos da CRSTP. Fonte suprema do poder. Viaja para a Europa. Talvez o PM te receba, espero que não, porque o considero um bom homem e respeitador da Democracia. E dos valores da LIBERDADE. Acabaram as Derrotas das Trovoadas Mentiras.

Sem comentários:

Mais lidas da semana