terça-feira, 25 de dezembro de 2018

A jovem de Dili que cantava para os refugiados e levou Xanana ao The Voice


A presença de Xanana Gusmão no programa da RTP para apoiar a concorrente de Timor é reveladora do "estatuto" de estrela conquistado pela jovem nascida em Díli. Marvi diz estar a viver um duplo sonho: apurada para as galas ao vivo e muito perto de assegurar uma bolsa para estudar música em Portugal.

Em português são poucas as palavras que Maria Vitória - "não sei porque tenho este nome" - consegue soletrar. Música, obrigado e Deus são das poucas que diz com facilidade, mas promete que, em breve, muito breve, as suas conversas vão dispensar a tradutora, que é ao mesmo tempo a sua tutora, gestora, agente e amiga.

Nascida em Díli, Marvi, como é conhecida, tem 17 anos e é uma das oito concorrentes apuradas para as galas ao vivo do The Voice Portugal. Mas mais do que vencer o programa, a ambição maior, como revelou ao Plataforma, passa por estudar música e canto em Portugal e tornar-se cantora profissional. Uma situação que está prestes a concretizar-se uma vez que o governo timorense já lhe transmitiu a possibilidade de a ajudar atribuindo-lhe uma bolsa de estudo.

É que em Timor, Marvi já é uma estrela. Um estatuto que conquistou no ano passado, depois de conseguir chegar à meia-final do concurso promovido por uma das televisões indonésias mais vistas. Foi recebida em Díli por cerca de 12 mil pessoas e vários membros do governo, depois foi homenageada no Parlamento e conseguiu ajuda do ministério da saúde para que a mãe, que sofre de um cancro na mama, fosse tratada num hospital da Indonésia.

Em Portugal também tem surpreendido no programa da RTP, onde integra a equipa de Marisa Liz. A sua participação tem conhecido episódios marcantes, como o da presença, entre o público, de Xanana Gusmão. "Uma honra e um orgulho", como confessou ao Plataforma a menina que chegou a vender fruta na rua, e que cantava para quem se refugiava na igreja durante o período de crise política e militar do país (2006).

"Estar em Portugal é um sonho, daqueles que parecem impossíveis de concretizar", revela Maria Vitória. Convidada para atuar em eventos, festas e cerimónias mais oficiais, a jovem vai ganhando "algum dinheiro", que entrega em casa para ajudar mãe e os quatro irmãos. É que o salário do pai, catequista, "não dá para sustentar toda a família."

Vencer o The Voice é, naturalmente, uma "ambição", mas se não passar na gala deste domingo, 23 de dezembro, poderá ser compensada com uma viagem para passar o Natal em família. Mas o futuro de Maria Vitória passará sempre por Portugal.

Sílvia Freches | Plataforma

Sem comentários:

Mais lidas da semana