terça-feira, 23 de abril de 2019

Após investimento bilionário na saúde pública, expectativa de vida bate recorde na Rússia


A expectativa de vida dos russos segue aumentando e bateu um novo recorde: 72,9 anos. Entre os motivos do aumento estão o crescimento da expectativa de vida dos cidadãos rurais e a implementação do plano nacional de saúde. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (17) pela ministra da Saúde, Veronika Skvortsova.

"Chegamos a um novo máximo em termos de expectativa de vida dos russos, tendo aumentado em 0,2 anos a todos os russos em geral, com [a expectativa de vida geral chegando a] 72,9 [anos] até agora e [aumento] de 0,3 [anos] para os homens. Assim, reduzimos a diferença entre a expectativa de vida de homens e mulheres […]. A expectativa de vida dos cidadãos rurais mostrou o crescimento anual mais significativo, de mais 0,3 anos", disse Skvortsova a repórteres.

A ministra acrescentou em sua declaração que a Rússia está mostrando os melhores resultados do mundo em termos de redução da mortalidade infantil e materna, além de taxas de morte em decorrência de tuberculose.



"[Em relação à] tuberculose, a incidência em adultos foi reduzida em 9%, enquanto a incidência em crianças foi reduzida em 14%, e a mortalidade reduzida em 15%. O mundo inteiro está surpreso com esse ritmo. Enquanto a média global de redução se mantém em 3%, nós temos 15%, o que é cinco vezes maior", disse.

Ainda segundo a ministra da Saúde, a mortalidade infantil na Rússia foi reduzida em quase 9%, enquanto a mortalidade materna foi reduzida em 8,2%.

O projeto nacional de Saúde, desenvolvido pelo Ministério da Saúde da Rússia, prevê oito direções no desenvolvimento de serviços médicos do país, incluindo a melhoria da assistência médica primária, tratamento de doenças cardiovasculares e oncológicas e assistência médica a crianças; Educação médica; digitalização do setor de Saúde; e desenvolvimento de centros médicos nacionais e turismo médico.

O orçamento federal russo destina hoje um total de 1,36 trilhão de rublos (cerca de US$ 21,3 bilhões) para a implementação deste programa, que deve durar até 2024.

Sputnik | Foto: © Sputnik / Mikhail Klementiev

Sem comentários:

Mais lidas da semana