sábado, 27 de abril de 2019

Portugal | Tricas menores, mas a que convém estar atento!


Jorge Rocha* | opinião

Esta comemoração da Revolução de Abril trouxe duas tricas, que não valem mais do que isso! , embora denunciem a persistente tentativa de retrocesso por quem a rejeitam.

A primeira teve a ver com o convite endereçado pelos organizadores do Fórum Jurídico de Lisboa a um ministro brasileiro, tristemente mediatizado pelo inequívoco comportamento fascista. Em vésperas da data mais querida dos portugueses por lhes constituir sinonimo de Democracia, de Liberdade, essa presença só pode ser lida como indesculpável provocação. E o biltre comportou-se como decerto pretendiam quem o trouxe à festança.

Foi lamentável que só José Sócrates tenha reagido, demonstrando ser filho de boa gente, e pior ainda, que Augusto Santos Silva se tenha sentado e deixado fotografar ao lado do biltre. Por muitas razões diplomáticas, que possa alegar em defesa do gesto, não pode ignorar o quanto ele indignou uma significativa maioria de portugueses para quem essa imagem constitui inesquecível agravo. Após ter secundado uma parte da União Europeia no reconhecimento da marioneta de Trump como presidente de um país, que tem um outro legitimado pelo voto do seu povo, pode-se considerar que o ministro dos Negócios Estrangeiros já conheceu melhores dias.


Os noticiários não contemplam apenas esse motivo de sobressalto. Também contam que os fascistoides lusos, mascarados com coletes amarelos - porque não lhes sobra esperteza para  criarem outras simbologias, que não as imitadas além-Pirenéus -, irão «manifestar-se» esta tarde no Terreiro do Paço, voltando a agitar o papão dos cem mil aderentes que dizem ter nas redes sociais. É claro que repetirão o flop de semanas atrás, quando arregimentaram à sua volta mais jornalistas do que quantos latiam. Mas essa gente repelente continua a fazer trabalho de sapa para vir a ser reconhecida como incómoda, garantindo o tal quarto de hora de notoriedade a que se julgam com direito.

*jorge rocha | Ventos Semeados

Sem comentários:

Mais lidas da semana