segunda-feira, 19 de agosto de 2019

EUA perdem primazia militar no Indo-Pacífico


Washington perdeu a primazia militar no Indo-Pacífico, dizem os autores de um relatório publicado pelo Centro de Estudos sobre os Estados Unidos (USSC) da Universidade de Sydney, na Austrália.

As guerras em curso no Médio Oriente,  a austeridade orçamental, o subinvestimento em capacidades militares avançadas e outros fatores, na opinião dos autores do estudo, deixam as forças armadas dos EUA pouco preparadas para a competição das grandes potências no Indo-Pacífico.

"Os Estados Unidos possuem uma força em processo de atrofia que não está suficientemente preparada, equipada ou posicionada para uma grande competição por poder no Indo-Pacífico", escreveu o USSC.


O relatório observa o crescente risco da China usar força para alcançar uma vitória no Indo-Pacífico antes que os EUA possam responder.

"Apesar do Pentágono tentar se concentrar nesses desafios, uma mentalidade antiquada de superpotência no setor de política externa poderia limitar a capacidade de Washington de reduzir outros compromissos globais ou de realizar as contrapartidas estratégicas necessárias para ter sucesso no Indo-Pacífico", adverte o documento.

Especialistas do USSC acreditam que o orçamento de defesa dos EUA, em função das dificuldades financeiras, bem como do partidarismo e da polarização ideológica, provavelmente não será capaz de cobrir as necessidades da Estratégia Nacional de Defesa na próxima década.

Sputnik | Foto: CC BY 2.0 / The U.S. Army / U.S. Army Soldiers

Sem comentários:

Mais lidas da semana