segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Portugal | Só nos apetece é beber gasolina!


A greve que afetou o fornecimento de combustíveis terminou mas… pode seguir dentro de momentos se os patrões não largarem mais alguns euros para os trabalhadores/motoristas/escravos e por uma semana grevistas. O Curto de Expresso refere tudo isso e mais laudas sobre o mundo, sobre cultura e aquela coisa a que chamam futebol, entre outros rodriguinhos.

Rui Gustavo é quem pinta o Curto de hoje. Ele lembra que hoje é o Dia da Fotografia, não acrescenta se é coisa nacional ou mundial. Porque é o dia que é na efeméride está-se mesmo a ver o que o PR Marcelo vai fazer hoje durante umas quantas boas horas: fotografar-se, selfies em 'barda'. Topam? 

E lamenta-se o Cabé da Penha de França: “Andam uns pasmados a pagar para ele se fotografar ou fotografarem-se ao lado dele e a fazerem aquelas carantonhas e sorrisos ‘esgarosos’, somos mesmo parvos.” Coitado, o Cabé não percebe mesmo nada de política.

Quanto à greve terminada mas… Pois, é que os MMP (motoristas de matérias perigosas) podem surgir a pedir desculpa pela interrupção mas a greve segue dentro de momentos, se acaso não chegarem a acordo com os patrões ANTRAM.

Caso para o país exclamar: “Só nos apetece é beber gasolina!”

Redação PG

Bom dia este é o seu Expresso Curto

Paz? São 50 euros, sff

Rui Gustavo | Expresso

Acabou a greve que tem dado combustível aos últimos Expressos Curtos, mas ainda assim é difícil fugir ao tema. Apesar de ter adotado o grito de guerra “nem um passo atrás”,  o Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas recuou mesmo e desconvocou a greve que não parou o país durante os sete dias que durou, ao contrário do que tinha acontecido em abril, quando apanhou o Governo desprevenido.

António Costa acaba de anunciar o fim do estado de crise energética partir da meia noite de hoje e o funcionamento normal dos postos de combustíveis a partir das dez da manhã, o que significa que poderemos encher os depósitos dos automóveis sem qualquer restrição. E quem não gosta do cheiro da gasolina logo pela manhã?

Amanhã, às quatro da tarde, sindicalistas e patrões, ou Pardal Henriques e André Almeida – que mesmo sem quererem tornaram esta greve uma questão pessoal – vão voltar ao ringue das negociações com arbitragem do Governo que sai desta greve como o grande vencedor: conseguiu esvaziar os efeitos da paralisação com uma ação bem planeada que não hesitou em recorrer ao exército e à polícia para substituir os motoristas em greve e deu o golpe de misericórdia no protesto quando conseguiu que o outro sindicato em greve – o independente dos motoristas de mercadorias – capitulasse e aceitasse um acordo com a Antram, a associação das transportadoras.

Mas afinal o que separa motoristas e patrões? Cinquenta euros. O sindicato independente aceitou passar a receber um subsídio de operações de 125 euros, mas o Nacional exige 175. O porta-voz da Antram diz que este aumento de 40 por cento “é incomportável” e que poderia levar “a despedimentos”. Pardal Henriques avisa que se a Antram “demonstrar uma postura intransigente” voltará à greve. O presidente Francisco São Bento detalhou como é que vai ser: paralisações aos fins-de-semana, feriados e greve às horas-extra.

António Costa, que em entrevista ao Expresso já tinha admitido estar disposto a alargar os serviços mínimos para minimizar ainda mais os efeitos do protesto, usou o Twitter para formular “votos de sucesso para o diálogo” entre a Antram e o sindicato e congratulou-se com o “elevado civismo” dos portugueses na semana louca da greve.

E agora? Negociar é estar disposto a perder e o acordo deverá ser feito por uma quantia intermédia entre os 125 oferecidos pela Antram e os 175 exigidos pelo sindicato, entre outras formas de compensação. Qualquer acordo só terá efeito a partir de 2021 e portanto, há tempo para ter calma. Em entrevista à SIC, Pardal Henriques admitiu que há “uma base para negociar”, deixando implícito que não aceitará o mesmo que foi oferecido aos outros sindicatos.O advogado sindicalista falou de um limite para as horas-extra e tributação de todos os rendimentos dos motoristas.

Pardal Henriques – que já está a ser investigado pelo Ministério Público por uma alegada burla - vai ter de suportar mais um inquérito judicial, desta vez por incitamento à desobediência. “O único momento difícil desta semana foi o apelo ao crime de desobediência” disse o primeiro-ministro ao Expresso, explicando que é ”evidente” que o vice-presidente deste sindicato cometeu esse crime.

Os revendedores dos 26 postos de gasolina que foram obrigados a estarem abertos 24 horas por dia e a só abastecerem veículos de emergência reclamam “prejuízos” de milhares de euros e pedem uma compensação ao estado. O ministro Matos Fernandes disse nin.

O fim da greve está na primeira página de todos os jornais diários de hoje. O JN diz que a "Promessa de diálogo põe fim à greve"; o Público detalha a nova estratégia do sindicato; o DN constata que o "Braço-de-.ferro" mantém-se e o Observador cita um responsável do SNMMP a admitir que "Não era este o ponto de partida".

OUTRAS NOTÍCIAS

A vida depois da greve.

O navio Open Arms continua ao largo da ilha italiana de Lampedusa à espera de autorização para atracar. A bordo, estão 107 migrantes que foram resgatados do Mediterrâneo ao largo da Líbia. O Governo de Malta e agora o italiano recusaram autorização para o Open Arms entrar num porto. O ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, só a muito custo autorizou que os menores a bordo fossem levados para terra e parece irredutível na decisão de não permitir que os migrantes entrem em Itália. O Governo espanhol tentou desbloquear a situação e disse que autorizava a entrada do Open Arms num porto espanhol, mas os responsáveis da ONG que acolheu os migrantes não querem fazer uma viagem de cinco dias com passageiros desesperados que ontem foram filmados a atirarem-se à água. Há outro barco mais de 300 migrantes a bordo a aproximar-se da costa de Lampedusa.

Em Famalicão, um homem matou a ex-mulher a tiro e suicidou-se de seguida. Otília tinha 56 anos e, pelas contas do Público, é a 18ª vítima de violência doméstica deste ano. E sim, tinha feito queixa às autoridades por mais de uma vez.

Amanhã, a Santa Casa inaugura em Lisboa uma clínica dentária gratuita para todos os jovens com menos de 18 anos que morem ou estudem em Lisboa, independentemente da condição social ou económica. O objetivo é reduzir em 60 por cento a prevalência das cáries dentárias até 2025.

Para aproveitar o depósito cheio e festejar a paz de espírito reconquistada, nada melhor do que um passeio a uma das muitas festas que animam o nosso querido mês de agosto. Em Cascais, prosseguem as do Mar; em Viana do Castelo terminam as da Virgem das Dores e em Benavente as da Nossa Senhora da Oliveira e também as da senhora de Guadalupe. Em Rio Maior começa a feira da Cebola.

De tanque cheio, o petroleiro iraniano Grace 1 já zarpou de Gibraltar depois de as autoridades locais terem recusadoo pedido do Governo americano para que a embarcação fosse retida. A bordo estão 2.1 milhões de barris de petróleo que os americanos suspeitam que terão como destino a Síria, violando o embargo internacional. O Governo de Teerão garante que não será esse o destino do crude. Não se sabe se os americanos tentarão agora impedir que o petroleiro siga viagem.

O Sporting, já sem o holandês Bas Dost que deverá ser vendido a preço de saldo ao Eintracht de Frankfurt, venceu o Braga por 2-1, com um grande golo de Bruno Fernandes num bom jogo de futebol. Na na na na na na na Bruno Fernandes, diz a Tribuna. É para ler como se fosse uma música dos AC DC.

O Benfica venceu com alguma dificuldade o Belenenses com mais dois golos e assistências da dupla-maravilha Pizzi-Rafa.O FC Porto deu um pontapé na crise e no Vitória de Setúbal derrotado por claros 4-0. Para a semana os dois grandes rivais jogam no estádio da Luz um clássico que não vai decidir nada. Mas que será ótimo para o moral de quem ganhar.

Frases

“O país tem um problema geral de vencimentos”
António Costa, reconhecendo o óbvio ao Expresso

“Vamos negociar de boa fé, sem espada sobre a cabeça”
Pardal Henriques, vice-presidente do SNMMP

“Negociação começa do zero, com total lealdade”
André Almeida, Antram

"Ninguém nos teria perdoado senão tivéssemos feito nada"
António Costa

“O Governo é o grande vencedor”
Marques Mendes, sobre a greve

"Lutas... ataques de ansiedade, pânico... O que é que é necessário? O que é que é preciso que aconteça? Mortos? Aqueles que não morreram no mar têm que morrer a bordo do Open Arms? É isso que é preciso? Espero que os responsáveis tomem medidas"
Oscar Camps, da Open Arms, descrevendo a situação que se vive a bordo do barco humanitário batizado com o mesmo nome.

“Não há Governo apoiado pela CDU”
Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, a marcar posição para as eleições que se avizinham

"Todas as coisas têm o seu mistério e a poesia é o mistério de todas as coisas".
Federico García Lorca, poeta e dramaturgo espanhol fuzilado pelos franquistas a 18 ou 19 de agosto (não há consenso em relação ao dia) de 1936.

O que eu ando a ler

Moby Dick, or The Whale
Herman Melville

Passou menos de um mês desde o último Expresso Curto e ainda estou a navegar nas mais de 600 páginas do clássico americano. A ideia de ler a edição na língua original pareceu-me melhor ao início do que agora. Viver para aprender. Nem que seja uma palavra em inglês por dia.

O fim da inocência americana
Francisco Ferreira

Excelente entrevista a Quentin Tarantino que pode ser lida na edição 2441 da E, a revista do Expresso. É mesmo a única coisa que recomendo para ler antes de ver no cinema “Era uma vez em Hollywood”, o magnifico filme do mestre americano que todas as críticas que li depois têm o condão de estragar (spoilar, em português de agora) um bocadinho. Vá ver antes que alguém comece a falar demais ao seu lado.

Não era um pedido de ajuda?
João Lisboa

Entrevista a David Berman publicada na última edição da E, é também a última dada um órgão de informação português antes do suicídio do vocalista dos Silver Jews e, mais recentemente, dos Purple Mountains. O músico americano, idolatrado por uma legião de fiéis e músicos como Bill Callahan, matou-se a uma semana de começar uma digressão para promover o ótimo “Purple Mountains” que estava finalmente a dar-lhe o sucesso de público e critica que sempre perseguiu. Uma pena.

Hoje é dia da fotografia. Espero que tenha gostado desta.

Continue a acompanhar-nos nos sites do Expresso, Vida Extra, Tribuna e SIC. Às seis da tarde sai o Diário

Sem comentários:

Mais lidas da semana