domingo, 11 de agosto de 2019

Israel busca inflamar conflito ou até guerra entre países do golfo Pérsico -- especialista


Irão advertiu Israel e os EUA quanto à formação de uma coligação naval no golfo Pérsico liderada por Washington.

Na passada quinta-feira, o ministro da Defesa iraniano, Amir Hatami, disse que esta decisão teria "consequências desastrosas" para a região.

Hatami realizou conversas telefónicas com os seus homólogos do Kuwait, Omã e Qatar, instando-os a resistir às tentativas dos EUA de aumentar a presença norte-americana no golfo Pérsico.

Washington está tentando formar uma coligação conhecida como Operação Sentinel, em meio às crescentes tensões, a fim de escoltar os petroleiros e proteger a navegação no estreito de Ormuz.


Seyed Hadi Borhani, professor na Universidade de Teerão e especialista em países do Médio Oriente, expressou sua opinião sobre a participação de Israel nesta coligação.

"Israel não tem qualquer interesse no setor energético, ou em qualquer outro setor na região, ele [Israel] não tem nada aqui que possa proteger. No entanto, Israel persegue outros interesses. Penso que ele está buscando inflamar um conflito, ou até mesmo uma guerra, entre os países do Golfo tais como o Irão e a Arábia Saudita, disse Borhani.

Falando sobre a possível reação das autoridades iranianas às ações de Israel, o especialista salientou que Teerão encara isso como uma ameaça séria.

"Para o Irão, Israel é o inimigo principal e, se ele se aproximar da fronteira iraniana ou ameaçar os interesses de Teerão, as ações das autoridades iranianas serão rápidas e consequentes, o que resultará numa pressão significativa sobre Israel. No fim, as autoridades iranianas irão determinar o rumo político em relação a Israel e farão tudo o que estiver ao seu alcance para impedi-lo de entrar na região", ressaltou o professor iraniano.

Esta semana, o ministro israelita das Relações Exteriores disse que seu país estava prestando assistência à coaligação naval liderada pelos EUA que se está formando no Médio Oriente, prestando vários tipos de apoio ao nível de informações.

Spunik | Foto: © AFP 2019 / Ebrahim Nourozi

Sem comentários:

Mais lidas da semana