sexta-feira, 20 de setembro de 2019

RENÚNCIA IMPOSSÍVEL!...


Martinho Júnior, Luanda | António Jorge*, Luanda 

Para que um dia, amor, não me façam nem retroceder (com), nem parar (no), tempo!

O contra-golpe do 25 de Novembro de 1975, explica o que se tem seguido desde então e até nossos dias em Portugal!...

Por isso aos portugueses falta mesmo não só a sensibilidade do 25 de Abril de 1974, falta também a sensibilidade cultivada em Cuba e em Angola até aos nossos dias, por que foi a revolução cubana que contribuiu e continua a contribuir imenso para a dignidade do movimento de libertação em África, até aos nossos dias!...

Essa é a razão essencial para que nada se faça para que Cuba esteja legitimamente presente na CPLP, ao menos enquanto legítimo membro observador!

Ainda ontem, dia 12 de Setembro de 2019, essa saga foi lembrada solenemente em Luanda!



TEXTO DO CAMARADA ANTÓNIO JORGE:

Eleições em 6 de outubro... a grande questão?

...Terá o PS a maioria absoluta?

Porque é que é assim... tão redutora a nossa esperança e desejo?

- Porque será que apesar dos recuos políticos das conquistas de abril...

Ainda hoje o sistema político em Portugal, está acima da capacidade de compreensão... e da iniciativa popular e política e social.

E... porque as razões principais que transformaram o golpe militar do 25 de abril, numa revolução com apoio das massas populares... ainda está mal explicado aos portugueses.

Nomeadamente retirando ou omitindo a importância da influência decisiva da luta dos movimentos de libertação africanos no amadurecimento e agudização das três frentes de guerra em África durante 13 anos... que fez em 10 anos, um milhão e meio de portugueses emigrados... além dos milhares de mortos, estropiados e traumatizados de guerra... e que conduziram ao enfraquecimento, isolamento e morte do regime colonial fascista.

Não se pode esconder a nossa história de 48 anos de regime fascista e o atraso económico, político e social... e das alienações seculares produzidas e da influência antropológica que teve e tem ainda... esse passado de trevas no povo português.

Demos um salto em abril... e estatelamo-nos!

E se não é pior... é porque não é preciso ainda... e o fascismo se um dia vier de novo, será por razões supra nacionais!

- A desilusão vem daqui... da visão estreita da compreensão do processo histórico.

António Jorge

Fotos: retrocesso e progresso.

Martinho Júnior - Luanda, 13 de Setembro de 2019

Sem comentários:

Mais lidas da semana