quinta-feira, 24 de outubro de 2019

É fartar... | Portugal é o terceiro país da UE com mais riqueza em paraísos fiscais


Referido em estudo da Comissão Europeia

De acordo com o estudo da CE, foram desviados para paraísos fiscais cerca de 50 mil milhões de euros pelas famílias portuguesas mais ricas - o que equivale a cerca de um quarto do PIB português - durante um período de 15 anos

Portugal é o terceiro país da União Europeia (UE) que mais riqueza transferiu para offshores entre 2001 e 2016, de acordo com estudo da Comissão Europeia, cujas conclusões são avançadas esta quinta-feira pelo “Jornal de Negócios”. Só o Chipre e Malta têm percentagens mais elevadas da sua riqueza em paraísos fiscais: 38% e 31%, respetivamente.

De acordo com o estudo da CE, foram desviados para paraísos fiscais cerca de 50 mil milhões de euros pelas famílias portuguesas mais ricas - o que equivale a cerca de um quarto do PIB português - durante um período de 15 anos.

O mesmo estudo aponta que Portugal é também o terceiro país da UE que mais receita fiscal em percentagem da sua economia perde para as offshores. Entre 2004 e 2016, terá perdido 1,3 mil milhões de euros - o que equivale a 1% do PIB português.

À imagem do que acontece na transferência de riqueza, só Malta e Chipre perdem mais receita fiscal em percentagem do PIB do que Portugal. Pelas contas da Comissão, a maior parte (65%) da receita fiscal perdida em Portugal está relacionada com rendimentos de capital.
             
Expresso                                                                  

Sem comentários:

Mais lidas da semana