quinta-feira, 24 de outubro de 2019

A "oferta" do Ocidente aos condenados à escravidão e à morte


Hoje há Expresso Curto mas com muito poucas considerações de nossa parte. No PG preferimos dar lugar ao que se segue na lavra de Paula Santos, do Expresso, "cozinheira" da prosa que nos fala da "tragédia humana" referida por Corbyn, opositor do desleixado mongo-cabeloide Boris, primeiro-ministro do Reino Unido(?).

Foi ali que pereceram cerca de quatro dezenas de migrantes clandestinos fechados num camião frigorífico e ainda mais nove noutro, mas ainda vivos. O método do frio extremo que nem lembrou a Hitler na devastação assassina dos judeus mas lembrou a criminosos que lucram com o trafico humano. Negreiros, esclavagistas, assassinos, é o mínimo com que podemos  classificar tais gentes de má índole implicada nessa atividade desumana a que as autoridades afirmam não conseguir dar o devido combate. 

Por nós cumprimos o silêncio em memória daquelas quatro dezenas de cadáveres. Pessoas à procura de melhores futuros, melhores vivências. Afinal não é só no Mar Mediterrâneo que os migrantes perecem ante a indiferença de tantos governos e cidadãos do chamado "mundo livre e democrático do ocidente". O tal mundo onde é cada vez mais comum existir a liberdade de ser assassinado por gente sem escrúpulos, gananciosa, indiferente às vidas que se perdem na fuga à miséria que exatamente este mundo ocidental semeia desde há séculos em África e um pouco por todo o mundo a que chamam "terceiro".

O Curto para si, a seguir. Triste dia.

Muito se pode aventar sobre o tema. Hoje não, por aqui. 

SC | PG

Bom dia este é o seu Expresso Curto

“A inimaginável tragédia humana”

Paula Santos | Expresso

A frase que serve de título a este Expresso Curto pertence a Jeremy Corbyn, o líder dos trabalhistas ingleses e é a que melhor descreve o cenário descoberto pelas autoridades britânicas em Essex, a 30 kms de Londres.

39 pessoas foram encontradas mortas no interior de um camião fechado que era também um contentor frigorífico ambulante, onde a temperatura podia baixar até aos 25 graus negativos. 38 adultos e um adolescente não resistiram às condições em que foram transportados. O caso está envolto em mistério e há muito por investigar.

O The Guardian conta que, aparentemente, o camião partiu da Bulgária (onde se encontra registado) e terá passado pela Bélgica. O motorista, um irlandês de 25 anos, foi detido por suspeitas de homicídio. O que leva alguém a aceitar fazer este trabalho? Qual é o grau de envolvimento e a motivação de Mo Robison? As redes sociais mostram a imagem de um jovem de chapéu à cowboy, bem disposto nas diversas selfies que tirou dentro do camião (já em Essex?) e desvenda uma frase que Robison decidiu publicar: “escolhe uma profissão de que gostes e não terás de trabalhar nem um dia da tua vida”.

A BBC tem um trabalho completo sobre o tema, com destaque para as últimas informações sobre o assunto e faz a análise do que pode estar por trás destes crimes em que dezenas de pessoas arriscam a própria vida.

Tráfico humano e emigração ilegal estão entre as suspeitas das autoridades que já vieram recordar um acontecimento semelhante já com alguns anos. O palco foi Dover, no ano 2000. 58 pessoas, de nacionalidade chinesa, foram encontradas mortas, nas mesmas circunstâncias, dentro de um camião. O “Observador” fez o levantamento desse e de vários outros casos semelhantes pelo mundo fora. Duas décadas depois, nada mudou numa Europa onde a questão das migrações continua a ser uma urgência, sem resposta.

Horas depois da descoberta deste caso, a polícia britânica mandou parar outro camião a 25kms do Canal da Mancha. Lá dentro encontrou outros 9 migrantes. Estavam vivos e foram encaminhados para os serviços de imigração, dentro de terem sido examinados pelas autoridades da saúde.


OUTRAS NOTÍCIAS

Bruxelas ainda pondera sobre o pedido de adiamento do Brexit, mas encaminha-se para o sim.

Com a data de 31 de outubro ao virar da esquina e um parlamento a rejeitar o calendário apressado do Governo, Boris Johnson foi forçado a fazer o que recusou até ao limite (“I’d rather be dead in a ditch”) e teve de recorrer à União Europeia.

Ainda não há decisão formal dos 27, mas o presidente do Conselho Europeu não esconde que prefere o adiamento ao caos e é isso que recomenda aos parceiros europeus. Esta sexta-feira há nova reunião de embaixadores da União Europeia e o adiamento pode vir a ficar fechado. Isso e a nova data concreta para o Brexit. O dia proposto pelo Reino Unido, 31 de Janeiro de 2020, não é consensual. E neste caso, a decisão só é válida se for tomada por unanimidade.

Em Espanha, chegou o dia da exumação de Franco. A decisão, marcada por avanços e recuos, vai mesmo concretizar-se. Os restos mortais do antigo ditador são hoje transferidos do Vale dos Caídos para o cemitério de El Pardo-Mingorrubio, em Madrid.

O “El País” esteve ontem no espaço escolhido pelo Estado espanhol como novo destino de Francisco Franco e visitou mais cemitérios espanhóis onde foram também enterradas outras figuras polémicas da política internacional, numa espécie de roteiro histórico que pode consultar aqui.

Para se chegar a este dia, reabriram-se feridas antigas que se manifestam de várias formas. A imprensa espanhola revela que a empresa que aceitou ser contratada para a transladação, acabou de apresentar uma queixa junto da polícia. Pode imaginar porquê.

No Expresso Diário, a jornalista Manuela Goucha Soares conta-nos como a história espanhola consagrou o Vale dos Caídos e o valor simbólico de um local que vai muito além da memória de Franco.

Donald Trump decidiu levantar as sanções à Turquia. O anúncio foi feito depois de Ancara decidir tornar permanente o cessar fogo na Síria. A tensão abranda, mas pouco parece mudar para a população curda, habituada a conflitos há décadas. Um barril de pólvora com rastilho curto, aqui explicado pela Ana França, num trabalho da equipa de Multimédia do Expresso.

A nova legislatura portuguesa arranca formalmente dentro de pouco mais de 24 horas. O Parlamento reabre esta sexta-feira para o registo dos 230 deputados eleitos. Entre repetentes e estreantes (são 93 os deputados novos e é no PSD que as caras mudam mais), as novidades deste parlamento já são bem conhecidas.

A entrada do Livre, do Chega e da Iniciativa Liberal, cada um com um deputado, vai prender boa parte das atenções. A estratégia e o papel de cada um, num cenário de maioria socialista sem acordo de Governo, vão estar no centro dos holofotes.

E é de estratégias que falamos quando sabemos que o Livre e o Bloco já estiveram reunidos à procura de pontos em comum. Foi o Livre quem pediu os encontros com a esquerda, de onde já saíram algumas ideias comuns… e pouco mais, como explica a Carolina Reis. Entre o PS, o Livre e o PAN, decorrem também conversas informais.

A sexta-feira vai ainda servir para eleger o presidente do Parlamento, com Eduardo Ferro Rodrigues a ser proposto pelo PS para a recondução no cargo. O PSD tem Fernando Negrão na calha para vice-presidente, agora que Rui Rio anunciou que vai liderar a bancada até à realização do Congresso do PSD.

Vale a pena espreitar, em jeito de visita guiada, o novo Parlamento pela mão da jornalista da SIC Inês Timóteo.

Um dia depois da entrada em função dos deputados, o Governo vai ser formalmente empossado. Na galeria de retratos da longa lista de 70 governantes, há perfis que prendem as atenções. É o caso do secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva. O homem das Produções Fictícias e das polémicas que antecederam a nomeação. Sabe-se que já vendeu a quota que detinha na empresa para assegurar dúvidas sobre eventuais ilegalidades. Mas o processo levanta agora outras questões.

O caso que chocou o país há quase uma semana continua a ter desenvolvimentos. A clínica onde o médico Artur Carvalho fez as ecografias e não terá detetado problemas que levaram ao nascimento de uma criança sem rosto, está agora a ser investigada, uma vez que nunca tinha sido alvo de qualquer fiscalização. E continuam a surgir histórias de outros diagnósticos errados, que passaram pela mão do mesmo clínico.

A Lei da Paridade já leva mais mulheres ao topo das empresas, os números estão à vista. Nas empresas cotadas em bolsa há uma subida evidente, mas, revela hoje o “Público”, nem por isso a mudança corresponde a alterações na gestão.

Que a Caixa Geral de Depósitos tinha decidido aumentar os preços das comissões bancárias, já se sabia. Mas (provavelmente porque as reações não foram propriamente animadoras) a instituição bancária entendeu que devia explicar as razões e as implicações das mudanças aos clientes. As mensagens enviadas aos clientes procuram chamar a atenção para as “vantagens” das medidas.

38 anos depois, o Flamengo volta a estar na final da Taça dos Libertadores. A frase também podia ser: como Jorge Jesus é cada vez mais uma estrela no Brasil. O título que a Tribuna Expresso escolheu para ilustrar o tema diz muito sobre o ambiente em torno do treinador português: “Jesus liberta, Jesus esmaga”. Esta madrugada o Flamengo derrotou o Grémio por 5/0 e a festa da torcida também passou por Lisboa.

Três pontos garantidos. Na Liga dos campeões, o Benfica sofreu para bater o Lyon por 2/1 e teve a sorte e a capacidade de aproveitar da melhor maneira um erro que acabou por ser fatal para o guarda-redes da equipa francesa. O Pedro Candeias faz, na Tribuna, o relato de um jogo de sofrimento na Luz, até ao fim.

O Sporting tem encontro marcado esta noite em Alvalade para a Liga Europa com o Rosenborg e não é apenas o resultado desportivo que centraliza as atenções. O atual momento do clube e do presidente, de costas voltadas para as claques, podem antecipar uma espécie de barril de pólvora… que preocupa, e muito, as autoridades. O Hugo Franco antecipa o cenário.

A noite do futebol europeu não se esgota em Alvalade. O FC Porto recebe os escoceses do Rangers, o Sporting de Braga joga na Turquia com o Besiktas e o Vitória de Guimarães tem encontro marcado com o Arsenal em Inglaterra. O resumo da SIC aqui fica em antecipação da jornada.

Permitam-me ainda um flashback com 24 horas de distância e vai para o jogo de terça-feira entre o Paris Saint-Germain e o Club Brugges. Melhor dizendo, para o protagonista desse encontro, um jovem de 20 anos chamado Kylian Mbappé. Fez história na Liga dos Campeões. O Diogo Pombo explica porquê na Tribuna. Vale a pena espreitar.

Chegou ao fim mais cedo a época de João Sousa. O tenista português tem uma fratura no pé esquerdo e vai ser operado.

FRASES

“Se queremos que o capitalismo se mantenha aceitável, temos de o mudar”- Durão Barroso numa conferência promovida pela sociedade portuguesa de advogados PMLJ à qual o Expresso se associou.

“O cessar fogo permitiu salvar muitas vidas” - Donald Trump sobre a decisão em relação à Turquia.

"Jesus veio para salvar o Mengão" - Adepto do Flamengo em Lisboa a assistir ao jogo com o Grêmio.

O QUE ANDO A LER

As notícias dos últimos dias (alunos que agridem professores, que agridem outros alunos e que também são agredidos por pais – ontem houve mais casos de agressão em Sintra e Oeiras que escuso aqui de detalhar) fizeram-me olhar mais atentamente para um livro que já tinha espreitado algumas vezes.

Chama-se “Educar pela positiva” e o autor é um ex-jornalista que depois de se tornar formador em questões de educação decidiu criar uma Academia e escrever um livro. Nuno Pinto Martins dedica o livro a pais e educadores.

Em 10 capítulos, o autor explica que “não tem a pretensão de ensinar a educar” mas sim sugerir a utilização de “um conjunto de ferramentas” para melhor compreender as crianças e ser compreendido, acrescento eu. É uma leitura em que o leitor é obrigado a colocar à prova o seu próprio comportamento (através dos exemplos que transmite) e a pensar duas vezes antes de tomar algumas decisões.

Outra sugestão que se inspirou na atualidade para descrever um mundo de peripécias ao estilo da literatura juvenil é a mais recente obra das escritoras Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães. Chama-se “Alerta máximo” e tem como cenário o rasto de destruição provocado por um incêndio. O livro tem mesmo uma brochura no interior com informações sobre o aquecimento global e aconselhamento sobre a forma de evitar incêndios.

O QUE QUERO VER

Estreia hoje o documentário de Alison Clayman sobre a vida de Steve Bannon. Durante um ano, a realizadora acompanhou bem de perto o homem que tem sido considerado o maior estratega da direita populista. Numa entrevista à jornalista do Expresso Ana França, Clayman fala dos seus próprios fantasmas e da forma como este trabalho pode vir a ser interpretado no futuro. Um documento, “The brink”, para ser visto mais logo no DocLisboa.

O QUE NÃO PODE PERDER

Um trabalho sobre violência doméstica. A reportagem da SIC tem testemunhos importantes de 3 vítimas que conheceram perseguições e agressões e que tiveram a vida em risco. Relatos de uma realidade que não conhece tréguas. Casos de polícia, que nunca é demais conhecer.

Sabe quantas vezes por dia recorrem os portugueses à Internet? Para 90% dos utilizadores, o número de consultas diárias é gigante e chega às dezenas de pesquisas – a Maria João Bourbon teve acesso a um estudo que traça o perfil do comportamento dos utilizadores.

Um alerta para todos nós, mais ou menos dependentes da troca de mensagens através das aplicações nos telemóveis: há aparelhos que vão deixar de ter acesso ao WhasApp. Saiba quais.

Tome nota dos concertos a que ainda pode assistir este ano em Portugal. Depois não diga que lhe escapou alguma data – a Blitz fez o trabalho por si – aqui está o calendário, com todos os palcos e os preços. Informação para não perder de vista.

Conosco, já sabe que continua informado bem informado.

No site do Expresso, na Tribuna, Vida Extra e na Blitz. Deixe-se surpreender pelos nossos debates em streaming nas redes sociais e nas plataformas online da SIC Notícias e do Expresso (se ainda não viu, não perca e espreite assim que lhe enviarmos o push).

Tenha uma boa quinta-feira!

Sugira o Expresso Curto a um/a amigo/a

Sem comentários:

Mais lidas da semana