sábado, 19 de outubro de 2019

RU | Deputados aprovaram emenda que obriga a pedir adiamento do Brexit


Boris Johnson diz que não o fará

Deputados aprovaram emenda para obrigar Boris Johnson a pedir adiamento ainda que aprovando o acordo para sair da UE. Governo considera que isso desvirtua a sua proposta e prepara-se para voltar à luta na próxima semana

Do Expresso salientamos parcialmente a matéria existente e que surpreende os que menos acompanham toda a parafernália que envolve o Brexit, o governo de Boris e a oposição. Podem acessar na integra em Expresso, autores à vista Pedro Cordeiro e Ana França. Aqui deixamos o resumo selecionado. (PG)

Afinal que aconteceu hoje no Parlamento?

A sessão em que se previa a votação do novo acordo para o Brexit negociado por Boris Johnson deixou de o ser por causa de uma emenda ao texto.

O deputado Oliver Letwin, independente que já foi conservador (Johnson expulsou-o da bancada por indisciplina partidária no tocante à questão europeia), propôs que a aprovação parlamentar ficasse condicionada à adoção da legislação que aplica o acordo em causa.

Letwin fê-lo por recear que o acordo pudesse passar hoje e a legislação ser chumbada na próxima semana, num estratagema dos eurocéticos mais radicais para precipitar um Brexit sem acordo.

Ao impedir a aprovação imediatamente, obriga na prática Boris Johnson a pedir novo adiamento. Isto porque a Lei Benn, adotada em setembro, exige esse gesto ao Governo caso chegue às 23h de hoje (e chegará) sem acordo aprovado pelo Parlamento.

Houve 322 votos a favor e 306 contra a emenda de Letwin. Dado que daí em diante a moção de aprovação do acordo de saída da UE já só podia ser votada com essa emenda incorporada, o Governo preferiu retirar a moção.

Johnson garantiu que não negociará novo adiamento (não disse taxativamente que não o pedirá) e que voltará ao combate, segunda-feira, pela aprovação da legislação exigida e do acordo a que chegou quinta-feira.

Pedro Cordeiro

Olhando o abismo

O sub-editor do "The Guardian" coloca o problema de Boris Johnson de forma bastante visual: A valeta em que ele disse que preferia morrer à possibilidade de pedir uma extensão do prazo para Brexit? "É para essa valeta que ele está a olhar agora".

Ana França


Imagens aéreas de Londres mostram grande mobilização do #PeoplesVote

Há pouco tentamos colocar um vídeo da Marcha, mas sem sucesso. Aqui em baixo está uma outra ligação. Aqui estão, vistas de cima, as ruas de Londres, intransitáveis, repletas de pessoas a quem todas estas divisões no parlamento acabaram por dar esperança de que um novo referendo possa acontecer.

Ana França

Sem comentários:

Mais lidas da semana