segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Portugal | Joacine Kertar Livre. Jesus na terra abençoado por Deus


O Curto fora de horas, desculpem. Bom dia é sempre, enquanto for de dia e estivermos a ler isto e o que mais vier. Estamos vivos. Oxalá que sempre com saúde, sorte e dinheiro para gastos. Mas, se preferirem, porque já passa do meio-dia, desejamos também uma boa tarde… E já agora passem uma boa noite, durmam bem – os que dormem.

A dormir não tem estado Jorge Jesus lá pelo Brasil, país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza… Mas que beleza. E em Novembro o Flamengo foi o tal… que ganhou tudo, a Taça dos Libertadores e sagrou-se campeão do Brasil. Pronto, já abordámos esta parte, apesar de não darmos grande importância a esta parte. Deus no céu e Jesus desceu o Oceano Atlântico para fazer milagres a contento de milhões de brasileiros.

Se é facto que Jorge Jesus não tem estado a dormir, o mesmo não podemos dizer da deputada do Livre em Portugal, Joacine (nome giro). A milhões parece que a senhora mentiu quando afirmou que estava a ser abandonada pelo Livre em termos de comunicação. Tudo porque não sabia como votar acerca da reprovação de Israel e ninguém do Livre atendeu seus telefonemos nem SMS. Pergunta: Joacine, experimentou sinais de fumo? Ironia, claro. A boa disposição é nosso mote no PG.

Pelo sim pelo não a deputada Joacine absteve-se. Hem?! Omessa, então isso cabe na cabeça de alguém? Livre é livre, tem que ver com liberdade… Então e qual é a dúvida de que o partido político Livre pugna pela libertação da Palestina e reprovação de Israel?

Em consciência Joacine não desejava ser a favor ou contra da reprovação a Israel por parte do Parlamento de Portugal? Ah, então está bem. Mas então porque se filiou no Livre e ocupa o lugar de deputada possibilitada por esse partido – que é contra a ocupação e políticas criminosas de Israel praticadas sobre a Palestina e os palestinianos? Tal justificação não diz a gota com a perdigota.

Além disso Joacine tem feito outro tipo de declarações que têm sido um “desastre”. Que só foi eleita porque ela fez tudo para isso e conseguiu… Sem apoios nem ajudas do Livre. Ai sim?

Eu, eu, eu, eu… Eu vencedora! Eu faz-tudo! Eu vítima! Então e as bases programáticas e as propostas eleitorais do Livre não valem nada? Lá o que diz é que a reprovação a Israel cabe no voto do Partido…

Chega de disparates, Joacine. Quanto mais chafurdar mais se “enterra”.

Adiante, que o ocorrido não cabe em nada e uma abstenção significa algo a favor de Israel, neste caso.

Curto já a seguir. Curta. Resto de boa segunda-feira, se conseguir. E não se esforce para entender a deputada do Livre, Joacine Katar Moreira. Não dá para entender, a não ser que se mude para o Chega.

Chega, basta, adiante. O Expresso Curto, em atraso, aqui no PG. Avante.

MM | PG



Bom dia este é o seu Expresso Curto

Joacine livra-se do Livre? Livra!

Martim Silva | Expresso

Bom dia,

Este é o seu Expresso Curto desta segunda-feira, 25 de Novembro (data de que falaremos mais abaixo), depois de um fim de semana de glória e festa para Jorge Jesus e o Flamengo no Brasil; de divisões e discórdias entre Joacine e o seu partido Livre; e ainda de revelações explosivas sobre a brutalidade do regime chinês (para os que ainda se admiram com notícias deste teor).

Venha daí comigo.

JESUS NO CÉU

Dificilmente algo assim se poderá repetir. É como ganhar o Euromilhões no dia seguinte a ter vencido a lotaria.

Seis meses depois de chegar ao Rio de Janeiro, com o seu Flamengo oito pontos atrás do Palmeiras no campeonato, o ‘Brasileirão’, Jorge Jesus viveu o que se pode verdadeiramente chamar um fim de semana de sonho. Sábado à noite, numa reviravolta épica (aos 89 e 92 minutos), ganhou a Libertadores (a Champions da América do Sul), frente ao River Plate, por 2 a 1. Ontem, depois de horas de festejos pelas ruas do Rio de Janeiro, inundadas de adeptos de vermelho e preto, Jesus e o Flamengo sagraram-se campeões do Brasil, depois do Grémio vencer o Palmeiras. Isto quando ainda faltam disputar quatro jornadas (o próximo jogo do Fla é quarta-feira).

Esta foi a primeira vez que um português conseguiu o título de campeão no Brasil.

Depois de tão intensos festejos com a vitória na copa continental, que não acontecia desde 1981, já nem houve forças para festejar a conquista do campeonato. Além disso, os festejos no Rio de Janeiro acabaram interrompidos ao final da tarde depois de confrontos entre adeptos e as forças policiais.

O futuro de Jesus volta a ser falado, depois das conquistas no Brasil. Fica no Rio? Vai treinar o escrete? Volta a Portugal? Vai para um grande europeu?

Aqui pode ver a reportagem com os adeptos do Flamengo em Lisboa.

JOACINE E LIVRE, UMA RELAÇÃO DIFÍCIL

Se o fim de semana foi o céu para o Flamengo, para este jovem partido político português e para a sua jovem e recém deputada, Joacine Katar Moreira, foi algo entre o purgatório e o inferno. Tudo começou na sexta-feira, na abstenção perante um voto de condenação sobre a atuação de Israel em Gaza (esquerda votou a favor, direita contra, Joacine e Ascenso Simões abstiveram-se). Tema sensível para muitos e um clássico de divisões no Parlamento.

A troca de mimos e acusações foi escalando ao longo do fim de semana, com Joacine a chegar a acusar o partido de nada ter feito para que ela fosse eleita, e reclamando para si esses créditos.

Tudo terminou este domingo ao final do dia, depois de uma reunião, com uma declaração do partido que visa colocar um penso na ferida. Foram admitidas falhas de comunicação, mas acabou tudo aparentemente sanado.

Agora, ou muito me engano ou isto é uma ferida bem mais funda e que não vai sarar assim e que pode mesmo significar a prazo uma rutura entre a deputada e o partido em tempos liderado por Rui Tavares – e o problema não é obviamente Gaza e Israel…

BRUTALIDADE DA CHINA

A ascensão económica da China nas últimas décadas, a ponto de a colocar como o grande pólo de oposição ao Estados Unidos na luta pela hegemonia mundial (sobretudo em termos económicos), fez com que o país dos dois sistemas – liberalismo económico e ditadura política – beneficie de algum beneplácito à escala global.

Mas isso não apaga a brutalidade do regime chinês. Basta olhar para o caso da minoria uigure. Basta olhar para a repressão em Hong Kong (mais abaixo falo das relevantes eleições locais este fim de semana) perante a revolta da juventude estudantil.

Por estas razões escolhi colocar logo aqui no topo desta newsletter a notícia que ontem foi dada um pouco por todo o planeta, e que é mais um exemplo da brutalidade e da repressão do regime de Xi Jinping.

Os China Cables revelam a existência de mais de um milhão de detidos em campos de internamento destinados a elementos de minorias étnicas e religiosas. Aqui pode ter mais informação sobre este assunto. E também aqui.

OUTRAS NOTÍCIAS

Cá dentro

Hoje é o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres e o Governo já veio anunciar que aumentou as acções de formação para as forças de segurança. Destaco o trabalho multimédia que o Expresso publicou sobre o tema este fim de semana, com as histórias das 32 vítimas mortais de violência doméstica este ano em Portugal.

Hoje é também dia de assinalar o 25 de Novembro. Que este ano volta a ganhar relevância política. O Chega vai comemorar a data no Parlamento. Vasco Lourenço assinala a data dizendo que a data não deve ser assinalada. E Marcelo vai almoçar com Ramalho Eanes, precisamente numa tentativa de evitar divisões e apropriações político-partidárias da data.

Esta foi uma das notícias políticas do fim de semana: a ameaça da oposição juntar-se para, numa coligação negativa, forçar o governo de António Costa a uma baixa no IVA da electricidade. O PM diz que para já não está preocupado com o que pode acontecer nas votações do OE para 2020.

Sobre a manifestação de polícias e guardas da última semana falou também o primeiro-ministro. António Costa mostrou-se empenhado numa política de diálogo para o setor.

Ainda sobre o primeiro-ministro, esta noite vai jantar com a presidente indigitada da Comissão Europeia. Comissão que na quarta-feira deverá ser aprovada finalmente no Parlamento Europeu, entrando em funções em Dezembro.

Câmara de Lisboa anunciou a intenção de conseguir retirar da rua os mais de 300 sem abrigo existentes. Isto depois de há 10 dias o Expresso ter noticiado como os programas públicos estão parados há três anos.

No seu habitual espaço de comentário na SIC, entre outros assuntos, Marques Mendes alertou para a situação na TAP, dizendo que pode ser um “bomba” em risco de rebentar, e com consequências possíveis para os contribuintes.

Um submarino com três toneladas de cocaína foi interceptado na Galiza, depois de ter encalhado. Na sua rota terá passado antes por águas portuguesas.

A tempestade Sebastien passou pelos Açores aparentemente sem ter provocado estragos de maior.

Lá fora,

O milionário Michael Bloomberg, antigo maior de Nova Iorque, anunciou este domingo a candidatura às primárias democratas para escolha do candidato presidencial no próximo ano. A candidatura deste elemento moderado, sendo tardia, deverá fazer com que não se apresente logo nos primeiros estados que vão escolher o candidato, reservando-se para os mais populosos.

Este domingo realizaram-se eleições municipais em Hong Kong, e os resultados mostraram um reforço significativo dos candidatos pró-democracia – um sinal de que os protestos anti-China poderão não acalmar.

Sete migrantes morreram depois do naufrágio da embarcação onde seguiam, ao largo de Lampedusa, Itália.

No Japão, em Hiroshima, o Papa Francisco apelou à desnucleralização militar.

A queda de um avião fez este domingo 23 mortos na República Democrática do Congo.

O excêntrico e visionário empresário Elon Musk, da Tesla, apresentou o modelo pickup da sua marca (é um segmento automóvel em crescimento). Um verdadeiro tanque inexpugnável. Para seu azar, na cerimónia de lançamento da pickup as coisas não correram propriamente bem. Ao tentar testar-se a inviolabilidade do Cybertruck com o arremesso de pedras… os vidros estilhaçaram!

Lista dos melhores do ano há muitas. Listas dos melhores livros do ano, idem. Mas esta é A LISTA dos melhores livros do ano. A escolha do Financial Times tem listas para tudo, da ficção à jardinagem, da política à economia, da ficção científica à fotografia.

DESPORTO

FC Porto superou sem grandes dificuldades do Setúbal na Taça de Portugal. Na véspera, com mais dificuldades, tinha sido o Benfica a ultrapassar o Vizela. Na próxima eliminatória, os oitavos de final, a grande surpresa é o Canelas.

O surfista português Frederico Morais, ‘Kikas’, conseguiu uma vitória na primeira das três provas havaianas que encerram o ano de surf internacional, em Haleiwa, e já carimbou o acesso à primeira divisão do surf mundial para o próximo ano.

A Espanha conquistou a Taça Davis em ténis.

O QUE ANDO A LER

Fã de histórias de espionagem, sobretudo as relacionadas com a Guerra Fria, mergulhei de cabeça no extraordinário “O Espião e o Traidor”, de Bem Macintyre, editado pela D. Quixote, que nos transporta directamente para o ambiente de extrema tensão entre o Ocidente e o regime soviético nos anos 60, 70 e 80, através da vida de Oleg Gordievsky, espião do KGB que durante anos se tornou num dos mais importantes agentes duplos do período da Guerra Fria, passando informações vitais para o Reino Unido e os aliados ocidentais, que ajudaram fortemente no caminho que levou ao fim do regime em 89.

Na obra, passamos de Moscovo para Copenhaga e para Londres, num ritmo frenético de histórias e tensões que embora bem reais nos chegam a parecer de ficção, tão extraordinárias são.

Deixo ainda aqui o link para o ensaio de Henrique Raposo que publicámos na edição semanal do Expresso,e cuja leitura recomendo: Apóstolas (e não apóstatas): ensaio sobre o celibato na Igreja.

Fico por aqui. Tenha um excelente início de semana

Sugira o Expresso Curto a um/a amigo/a

Sem comentários:

Mais lidas da semana