terça-feira, 14 de maio de 2019

Portugal | O desplante!


Paulo Baldaia | Jornal de Notícias | opinião

O desplante com que o primeiro-ministro fala do desplante de Joe Berardo no Parlamento "só" compara com o desplante com que a larga maioria da classe política e dos analistas gosta de lidar com o povo.

Podem ter a certeza, chegará o dia em que os eleitores vão perceber a farsa. Nesse dia, com as portas escancaradas, a extrema-direita entrará em força no Parlamento. Perdida a virgindade, poderemos então reconstruir a democracia.

Comecemos por Berardo. O "comendador" disto e daquilo - não esquecer que ele foi subindo o grau da comenda - foi, na comissão parlamentar, igualzinho a si próprio, no desplante com que participou no assalto ao BCP, no golpe da PT ou na chantagem sobre o Estado, porque era portador de uma importante coleção de arte moderna. Caímos como patinhos, sempre que alguém aparece do nada com o que quer que seja. Neste sentido, o desplante de Costa a falar do desplante de Berardo é igual ao desplante com que falamos dos aldrabões como se antes não os tivéssemos tratado como heróis.

Joe Merdoso e a crónica com grandes salafrários eleiçoeiros


Recorremos ao Expresso Curto nesta manhã, um diretor da dita publicação lavra as palavras e conduz para onde lhe dá, para o que quer ou talvez não. Não sem que duvidemos. Duvidar porque o Expresso já não é o que era, piorou, rendeu-se ao neoliberalismo que é antecâmara do fascismo que por tantas dezenas de anos conhecemos e sofremos até uma manhã de Abril de 1974. Foi o salazarismo, que agora em tantos aspetos ressuscita mascarado de democrata. A liberdade democrata permite isso, o revivalismo político e social do antigamente, que tem sido exumado por novas gerações - também de jornalistas. Pé ante pé eles lá vão fazendo o caminho da selvajaria capitalista que, desbravada, avança e nos impõe estatuto de esclavagismo moderno.

Como baratas tontas as populações vão na conversa, nos incentivos que os manietam por via de tanta ação pró lavagens cerebrais. É o que temos tido afincadamente nestas últimas décadas. Há os que alinham no processo conscientemente e os que nem por isso, mas uns e outros são responsáveis. Todos nós, cidadãos de Portugal, da Europa, do mundo, pagaremos a alienação com língua de palmo e meio. Nestes últimos anos o processo de avanços na antecâmara do fascismo deu grandes passos muito significativos e até inteligentemente, calculadamente. Veja-se: existe em Portugal um pseudo governo de esquerda que é tantas vezes  de direita acelerada, agora chamada de neoliberal. Muito bem. Os povos têm aquilo que merecem quando votam nas sociedades ditas democráticas. "Levados, levados sim" - como no hino da salazarista Mocidade Portuguesa.

Vimos povos, como em Portugal, a eleger os mesmos de sempre, que roubam (talvez nem meia dúzia contemos desses nas cadeias). Que mentem com todos os dentes que têm. Que manipulam por seu belo prazer e egoístas vantagens. Assenta que nem ginjas o dito popular de “quanto mais me bates mais gosto de ti” na versão roubar e mentir, assim como na versão vigarizar, que é muito mais abrangente para o que na realidade acontece com certos e incertos partidos políticos, assim como seus componentes de listas eleitorais, de direções e de promiscuidades com gentes e grupos económicos que comem tudo. Os tais 'eles' cantados por Zeca Afonso. Vampiros? Pois.

Avião proveniente da China com ajuda médica aterrou em Caracas


Um avião proveniente da China com 71 toneladas de medicamentos e equipamentos médico-cirúrgicos aterrou na segunda-feira no aeroporto de Maiquetía, em Caracas, para ajudar a enfrentar a crise que se vive na Venezuela.

Segundo informou o Ministério da Saúde venezuelano em comunicado, a ajuda foi enviada no âmbito dos acordos bilaterais de cooperação técnica humanitária entre a China e a Venezuela

Ao receber a carga no aeroporto, o ministro da Saúde, Carlos Alvarado, explicou que a carga consiste em "1,5 milhões de unidades de medicamentos e 450 mil pares de suprimentos médicos cirúrgicos".

"Com esta carga, mais o que já recebemos da Federação Russa, da Cruz Vermelha Internacional e do Crescente Vermelho, chegámos a 166 toneladas de remédios e suprimentos de saúde, que serão distribuídos pelo Sistema Público Nacional de Saúde", acrescentou Alvarado.

Coreia acusa EUA de apreensão ilegal e exige devolução do cargueiro


A Coreia do Norte classificou hoje como um "ato ilegal de roubo" a apreensão de um de seus cargueiros pelas autoridades norte-americanas por alegada violação de sanções internacionais e exigiu aos EUA a sua devolução.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte disse que a apreensão é contrária ao espírito de uma declaração conjunta assinada pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, e pelo líder norte-coreano, Kim Jong-un, na primeira cimeira que teve lugar em junho de 2018 em Singapura.

"Os Estados Unidos cometeram um ato ilegal de roubo ao confiscarem o nosso cargueiro em nome das resoluções do Conselho de Segurança da ONU sobre sanções", disse um porta-voz do ministério num comunicado divulgado pela agência de notícias oficial, a KCNA.

"Os Estados Unidos devem estar cientes das consequências de suas ações, dignas de 'gangsters' (...) e devolver o nosso navio sem demora", pode ler-se na mesma nota.

Rússia disse esperar que europeus cumpram acordo nuclear com Irão


A Rússia espera que os países europeus que assinaram o acordo nuclear com o Irão cumpram as suas obrigações, apesar das pressões dos EUA para o pacto ser rejeitado, avisou hoje o chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov.

Também hoje, ao lado do governante russo, o ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, disse que o seu país não está interessado em negociar um tratado de controlo de armas nucleares com os EUA e com a Rússia, aumentando ainda mais a tensão à volta da corrida ao armamento entre as grandes potências militares mundiais.

No dia em que o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, se desloca a Bruxelas, para reunir com diplomatas da União Europeia, com a questão iraniana na agenda, a Rússia lembrou que o Conselho de Segurança da ONU adotou o acordo nuclear com o Irão, a que muitos países europeus estão associados.

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo anunciou que quando se reunir terça-feira com Mike Pompeo, em Sochi, no sul da Rússia, espera esclarecer de que forma os norte-americanos "pretendem sair da crise que eles próprios criaram por causa das suas decisões unilaterais".

Lavrov referia-se ao facto de, em 2018, os EUA terem abandonado o acordo nuclear com o Irão, por considerarem que aquele país não cumpria os seus compromissos.

Putin recebe Pompeo em cenário de crescente tensão no Estreito de Ormuz


O Presidente russo, Vladimir Putin, recebe hoje o secretário de Estado norte-americano Mike Pompeo num cenário de crescente escalada de tensão no Estreito de Ormuz, opondo os Estados Unidos e o Irão.

Nesta sua primeira deslocação à Rússia, Pompeo reunir-se-á ainda com o seu homólogo russo Sergei Lavrov.

A deslocação, prevista para segunda-feira, foi adiada por 24 horas para que Pompeo se reunisse em Bruxelas com responsáveis da União Europeia, que lhe pediram que os EUA mostrem "máxima contenção" perante a escalada de tensão no conflito com o Irão.

O Irão classificou segunda-feira como "preocupantes" os "atos de sabotagem" contra navios ao largo dos Emirados Árabes Unidos e pediu a realização de um inquérito.

"Os incidentes que ocorreram no mar de Omã são preocupantes e lamentáveis", disse o porta-voz dos Negócios Estrangeiros, Abbas Moussavi, num comunicado, apelando para uma investigação e alertando contra "o aventureirismo de atores estrangeiros" para perturbar a navegação marítima.

CNE propõe eleições presidenciais na Guiné-Bissau a 3 de Novembro


A nomeação do primeiro-ministro e a formação de um novo Governo no país africano têm sido condicionadas pelo impasse político. O mandato do atual chefe de Estado termina a 23 de junho.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau propõe que as eleições presidenciais se realizem a 3 de novembro, refere um cronograma de atividades para aquele escrutínio a que a Lusa teve esta segunda-feira acesso.

O documento prevê a marcação da data das eleições presidenciais, por decreto presidencial, até à primeira semana de agosto, nomeadamente 5 de agosto. O cronograma indica também a data de 8 de dezembro para a realização da segunda volta às eleições presidenciais, caso haja necessidade. O mandato do atual chefe de Estado termina a 23 de junho.

Segundo a lei eleitoral para o Presidente da República e Assembleia Nacional Popular, no que refere à marcação da data das eleições, “compete ao Presidente da República, ouvido o Governo, os partidos políticos e a Comissão Nacional de Eleições, marcar a data das eleições presidenciais e legislativas, por decreto presidencial, com antecedência de 90 dias”.

Arroz retirado de armazém da PJ da Guiné-Bissau volta ao armazém após intervenção de PM


Bissau, 10 mai 2019 (Lusa) - Arroz apreendido na Guiné-Bissau no âmbito da operação "Arroz do Povo" foi recuperado pela Polícia Judiciária, a pedido do primeiro-ministro, após ter sido retirado do armazém onde estava guardado na quinta-feira pelas forças de segurança.

PJ já foi buscar o arroz ao armazém para onde se tinha levado e está a ser reposto no local onde estava guardado", disse à Lusa fonte da PJ.

As forças de segurança da Guiné-Bissau retiraram quinta-feira de um armazém em Bissau o arroz doado pela China e apreendido pela PJ, por suspeita de estar a ser comercializado, na sequência de um pedido do magistrado do Ministério Público responsável pelo processo.

Hoje, durante a tarde, o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, esteve reunido com o ministro do Interior e com a Polícia Judiciária e pediu a devolução do arroz para começar a ser distribuído.

"Ontem à noite assistimos a um acontecimento triste, um dos armazéns foi violado com a presença da polícia que foi lá para o efeito e alguns camiões de arroz foram levados para um outro armazém", afirmou à Lusa Aristides Gomes.

Missão da CPLP à Guiné-Equatorial cancelada tem nova data de 05 a 07 de junho


Lisboa, 13 mai 2019 (Lusa) - A missão da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) à Guiné-Equatorial tem nova data marcada - de 05 a 07 de junho -, após a anterior ter sido cancelada a pedido de Malabo, disse hoje fonte da organização.

"A visita que estava para se realizar a 08, 09 e 10 de maio em Malabo [capital da Guiné-Equatorial] já tem uma nova data: 05, 06 e 07 de junho", afirmou à Lusa fonte do secretariado-executivo, adiantando que estas foram propostas pelo Governo da Guiné-Equatorial no dia 08 de maio, dia em que deviam começar as reuniões em Malabo.

De acordo com o secretariado executivo da CPLP, o Governo liderado por Teodoro Obiang Mguema Mbasogo justificou o cancelamento da visita da comissão técnica, à última hora, ou seja na data em que alguns elementos já viajavam para aquele país, "por não ter conseguido reunir as condições para o desenrolar da missão".

"Não nos pareceu uma questão política", sublinhou.

Timor Gap negoceia financiamento de Porto de Beaço com a China


Díli, 13 mai 2019 (Lusa) -- A Timor Gap está a negociar com a China o financimento do novo Porto de Beaço, inserido no projeto do Greater Sunrise, no sul de Timor, e avaliado em 943 milhões de dólares, disse à Lusa o presidente da petrolífera timorense.

"Estamos a trabalhar com os chineses para garantir que temos financiamento muito melhor do que noutras alternativas", afirmou Francisco Monteiro, referindo que o projeto se insere na iniciativa chinesa "Uma Faixa, uma Rota".

"Estamos nesta altura em negociações comerciais. Podemos assegurar que não vamos depender de dinheiro do Orçamento do Estado", garantiu.

A 26 de abril, a empresa China Civil Engineering Construction Corporation anunciou a assinatura de um contrato com a Timor Gap para a construção do novo porto que se vai inserir na nova unidade de processamento de gás natural em Beaço, no sul de Timor-Leste.

Australianos votam sábado, após 12 anos de instabilidade política e económica


Camberra, 14 mai 2019 (Lusa) - Os eleitores australianos regressam às urnas sábado para eleger o 46.º Parlamento, após 12 anos de confusão política dentro dos dois maiores partidos que levaram a seis mudanças de chefe do Governo e a grande instabilidade no país.

Mais do que eleger mandatos na Câmara dos Representantes e no Senado, os eleitores votam esperando que seja a primeira vez desde 2007 que o primeiro-ministro escolhido leve as 'rédeas' do Governo até ao final do mandato.

As sondagens mostram que uma ampla maioria dos australianos está descontente com a forma como a democracia tem funcionado, com crescente descontentamento pela perda do poder de compra, elevados preços de habitação e praticamente paralisação de salários.

Numa tentativa de evitar os combates internos, tanto o Partido Liberal (PL, que integra a coligação do atual Governo) como o Partido Trabalhista Australiano (ALP) aprovaram alterações às regras internas para tornar mais difíceis desafios à liderança, para estabilizar o cenário político num país onde começa a haver sinais preocupantes de desaceleração económica e do fim -- ou pelo menos de um grande 'solavanco' -- da 'bolha' imobiliária.

Primeira-ministra pede solução global para violência nas redes sociais


Sydney, Austrália, 13 mai 2019 (Lusa) - A primeira-ministra neozelandesa pediu hoje uma solução global para impedir a divulgação de conteúdos de caráter terrorista ou violência extrema nas redes sociais, como aconteceu no ataque contra duas mesquitas que fez 50 mortos, em 15 de março.

"As empresas detentoras das redes sociais são plataformas globais, portanto a nossa resposta deve ser global", afirmou Jacinda Ardern, num vídeo divulgado pelas redes sociais antes da visita a Paris, onde irá encontrar-se com o Presidente francês, Emmanuel Macron, na quarta-feira.

A reunião contará com a presença de líderes de todo o mundo e representantes de empresas de tecnologia que serão convidados a juntar-se ao "Apelo de Christchurch" para se comprometerem a eliminar conteúdo extremista violento da Internet, que para Ardern representa o começo de uma iniciativa em que espera ter mais apoio de empresas e governos no futuro.

Celebrações do 13 de Maio atraem milhares de católicos asiáticos a Macau


Macau, China, 13 mai 2019 (Lusa) - As celebrações do 13 de maio em Macau atraíram hoje milhares de católicos provenientes de Hong Kong, China continental, Malásia, Filipinas e Singapura, que se juntaram às comunidades chinesa e portuguesa que residem no território.

"É impressionante de se ver, vem gente de Hong Kong, vem gente da China continental", destacou o padre Peter Stilwell, reitor da Universidade de São José, em declarações à Lusa.

"Hoje esta devoção espalhou-se" pela comunidade chinesa, filipina e "há mais pessoas a participar", contou à Lusa, em frente à Igreja de São Domingos, o seminarista da diocese de Macau Adriano Agostinho.

Uma ideia acompanhada pelo presidente do Instituto para os Assuntos Municipais de Macau, José Tavares: "É notório que nestes últimos anos a comunidade católica de Hong Kong tem vindo mais para as procissões porque lá não há", afirmou à Lusa.

"A comunidade católica do interior da China também está a vir e a juntar-se nas procissões e [isso] é um bom sinal também, é um sinal de abertura por parte da China", sublinhou José Tavares.

Primeira faculdade de português na China quer "aprofundar" conhecimento sobre lusofonia


Pequim, 13 mai 2019 (Lusa) - A primeira faculdade dedicada ao português na China continental quer complementar o ensino da língua com conhecimentos "mais aprofundados" sobre os países lusófonos e "aumentar o intercâmbio internacional", revelou hoje à agência Lusa a diretora.

"É um passo natural, que nos permitirá ter mais recursos, mais possibilidades e mais alunos e professores", explicou a diretora do departamento de português da recém-formada Faculdade de Estudos Hispânicos e Portugueses, da Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim (Beiwai).

A nova instituição nasce da elevação do estatuto do mais antigo departamento de ensino do português na China continental, aberto em 1961, implicando um aumento do orçamento para contratação de corpo docente e organização de atividades e palestras.

Até 1999, apenas a Beiwai e a Universidade de Estudos Internacionais de Xangai ofereciam licenciaturas em português.

Mais lidas da semana