domingo, 19 de maio de 2019

UMA LUTA SOBRE BRASAS I - Martinho Júnior

HOJE JÁ É TARDE DEMAIS

Martinho Júnior, Luanda 

EM SAUDAÇÃO AO 25 DE MAIO, DIA DE ÁFRICA, QUANDO HÁ 56 ANOS, EM GRANDE PARTE EM FUNÇÃO DA LUTA DE LIBERTAÇÃO, SE CRIOU A ENTÃO “OUA”, ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE AFRICANA (https://www.officeholidays.com/countries/africa/african_unity_day.php)!

No Cunene, de há pouco mais de 100 anos a esta parte, estão-se jogando algumas das sagas mais decisivas do povo angolano e da África Austral.

Redescobrir essas sagas em nome da vida e das futuras gerações, é garantir a construção da plataforma do renascimento africano, no âmbito duma geoestratégia para um desenvolvimento sustentável que deveria ter sido justamente implementada em Angola de há pouco mais de 100 anos a esta parte, precisamente desde o momento em que ocorreu (perdendo-se tanto tempo) a conquista colonial!

Na luta contra a desertificação e a seca, foram roubados a África mais de 100 anos, pelo que na aplicação da lógica com sentido de vida torna-se premente acordar face aos atrasos que a que temos sido sujeitos em função dos processos histórico e antropológico, ganhando capacidade de consciência crítica em relação aos factores causais dos fenómenos correntes da expansão para norte dos desertos do Namibe e do Kalahári, do aquecimento de toda a região em conformidade com os parâmetros do aquecimento global, do ardente rigor da seca que está a pôr em causa a vida transfronteiriça envolvendo todo o sul de Angola e o norte da Namíbia e da premência em instalar uma geoestratégia para um desenvolvimento sustentável, garante do controlo e gestão da região central das grandes nascentes e da “rosa-dos-rios” dela derivada!

Hoje já é tarde demais, por que o possível esforço de luta contemporânea, o esforço angolano de hoje, só pôde ser realizado depois de vencido o colonialismo, depois de vencido o “apartheid”, depois de vencidas algumas de suas sequelas e ganhando consciência crítica e de vanguarda face ao capitalismo neoliberal que tem sido inculcado em África formatando mentalidades nas elites servis, quando tudo se deveria ter iniciado em tempo oportuno precisamente há pouco mais de 100 anos!

Também por esta razão tenho considerado que Angola tem apenas (sobre)vivido (?) em “séculos de solidão”!

A NOVA ROTA DA SEDA CHINESA ESTÁ A ABRAÇAR A EUROPA


Octavio Serrano* | opinião

O chefe de Estado chinês, Xi Jinping, visitou recentemente a Itália; ali assinou um memorando com o governo italiano, que prevê investimento chinês, nos portos de Trieste e Génova, em infraestruturas e aquisições, de modo a que estes portos sejam concorrenciais com o de Roterdão na Holanda; já há alguns anos, os chineses tinham adquirido o porto do Pireu na Grécia, aproveitando-se da crise financeira do Estado Grego; na mesma linha foi subscrito em Portugal, um acordo de entendimento relativamente ao porto de Sines.

Como se vê, a preocupação chinesa é a de adquirir ou desenvolver infraestruturas logísticas, que forneçam suporte, à ofensiva comercial chinesa, que visa garantir ou expandir o seu controlo de mercados em todo o Mundo; a esta estratégia, designam eles, de a Nova Rota da Seda dos tempos modernos; um conjunto de canais de índole comercial, que visam garantir no futuro que os produtos manufacturados chineses, continuem a ter mercado garantido. A antiga rota da seda, de há dois mil anos, ligava a China à Europa, através da Ásia Central; foi por ela que chegavam as caríssimas sedas, que a aristocracia romana adorava; ao ponto, de o seu consumo excessivo ter contribuído para a bancarrota de Roma; e por fim para a sua queda!

Portugal | A Igreja Católica e as suas sugestões de voto


Ana Alexandra Gonçalves* | opinião

Igreja Católica Portuguesa decidiu entrar na campanha para as eleições europeias, anunciando os partidos em que os fiéis devem votar. O Patriarcado de Lisboa, com presença também nas redes sociais, porque Deus também aprecia estas coisas, publicou um gráfico com o seguinte título sugestivo: "Os partidos votam assim e eu?" O resultado? Existem três partidos que devem contar com os votos dos fiéis, isto a partir de parâmetros como a eutanásia, aborto, igualdade ou barrigas de aluguer (não, estas não se referem a partidos como o Aliança e Santana Lopes).

Assim, os fiéis devem confiar o seu voto ao CDS, Basta ou Nós, Cidadãos, e afastarem-se o máximo que puderem do PS e Bloco de Esquerda, esses filhos do Demo.

Entretanto, o mesmo Patriarcado vem mais tarde afirmar que foi imprudente fazer aquelas sugestões. Foi sem querer. A mensagem já foi passada, mas desculpem porque foi sem querer.

Na verdade, a Igreja Católica portuguesa, que se encontra ainda nos antípodas da Igreja apregoada pelo Papa Francisco, pode sugerir o que entender, mas não venha é dar a face mais hipócrita, porque honestamente já não há pachorra.


Relacionado em Página Global

Portugal | Virtù – ou atirar dinheiro sobre a ética


A minha querida amiga Raquel Varela escreve num post no FB a propósito dos salários dos professores e direitos associados a serem ressarcidos do que não ganharam durante os anos de crise


“Surpreende-me que se fale sobre tudo nestes dias e nem uma palavra sobre o essencial: há algum lugar no mundo que tenha uma boa educação sem professores bem pagos? Não. Há algum lugar no mundo onde se possa viver de forma civilizada sem boa educação? Não. Se a carreira não for reconhecida a maioria dos professores vai estar a ensinar os nossos filhos sabendo que daqui a 10, 20 anos, ou 30 anos vai estar a receber menos de 1300 euros por mês e terá uma reforma inferior a 1000 euros. Ou seja, estamos a hipotecar não só o futuro dos professores mas de todas as gerações que entram na escola e que não vão ter à sua frente pessoas motivadas, empenhadas, desejosas de ensinar, mas o contrário.” - Raquel Varela

Ao contrário do que o texto de Raquel Varela pode fazer crer Portugal faz parte dos países da OCDE com maior percentagem de despesas em educação pública em percentagem do PIB.


Portugal integra o grupo de países com despesas em educação pública entre os 3% e os 3,5% de que fazem parte, entre os europeus: Áustria, Holanda, Suíça, Letónia e França. As despesas em educação de Portugal são percentualmente superiores às da Alemanha, Espanha, Grécia e Itália, todos abaixo dos 3%. São idênticas à de países com economias muito desenvolvidas como o Canadá e a Coreia.

Trabalho de artistas africanos em destaque em duas exposições em Lisboa


ATÉ 25 DE MAIO

O trabalho de artistas de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe estão em destaque, a partir de hoje, em duas exposições patentes no espaço NOT A MUSEUM, em Lisboa, no âmbito da ARCOlisboa 2019.

'África Diversidade Comum', com curadoria de Manuel Dias dos Santos, junta obras de quase trinta artistas de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, e "Fronteiras Invisíveis" é uma exposição individual do artista luso-angolano Francisco Vidal.

A exposição coletiva pretende, "acima de tudo, conjugar trabalhos de artistas de gerações diferentes", explicou o curador da mostra, Manuel Dias dos Santos, em declarações à agência Lusa, referindo que "África Diversidade Comum" integra artistas nascidos nas décadas de 1940, 50, 60, 70 e 80.

Entre os artistas há cinco a quem Manuel Dias dos Santos chama "mestres" - Malangatana, Viteix, Eleutério Sanches, Kiki Lima e Paulo Kapela -, cujo trabalho "tem influenciado a grande maioria dos autores que vão estar presentes na exposição".

BENFICA CAMPEÃO | "Chegámos justamente ao título, é mais do que merecido"


"Chegámos justamente ao título, é mais do que merecido. Que este título, que estava perdido, seja também a forma de dar mérito a quem ganha. Quando os adversários ganharem, temos de lhes dar mérito. Só assim eles nos darão mérito a nós", disse Bruno Lage, perante centenas de milhares de adeptos, na Praça Marquês de Pombal, em Lisboa.

O técnico, de 43 anos, pediu também aos adeptos a mesma exigência que apresentam à equipa da Luz em outros assuntos da sociedade, de forma a "reconquistar os valores de Portugal".

"Há coisas mais importantes do que o futebol, se vocês tiverem esta mesma exigência noutros temas da sociedade portuguesa, o nosso país vai ser melhor. Vamos reconquistar os valores de Portugal", pediu.

Bruno Lage agradeceu também aos adeptos e ao presidente dos 'encarnados', Luís Filipe Vieira, pela "oportunidade de ser treinador" da equipa principal do Benfica, mas sobretudo aos jogadores, em especial Jonas, que foi "um exemplo".

"Este título vem da aliança entre adeptos e jogadores. Obrigado ao presidente por me dar a oportunidade de ser treinador desta equipa e sobretudo ao trabalho que estes jogadores tiveram. O Jonas, com 35 anos, foi um exemplo para os mais novos e a base para esta equipa ser campeã", expressou.

O Benfica assegurou no sábado o seu 37.º título de campeão português de futebol, ao golear em casa o Santa Clara por 4-1, em jogo da 34.ª e última jornada da competição, que terminou com 87 pontos, mais dois do que o FC Porto.

Notícias ao Minuto | Lusa | Foto: Global Imagens

Negociações na Noruega podem significar uma reviravolta do conflito na Venezuela


A Noruega se absteve de reconhecer Guaidó como presidente interino, uma posição que já havia sido interpretada como uma demonstração da disposição do país em mediar o conflito entre os partidos rivais da Venezuela

O rumor soava há vários dias e o primeiro a mencioná-lo em público foi o jornalista Vladimir Villegas, apresentador de um programa de televisão: partidos de oposição, entre eles o Voluntad Popular (de centro-esquerda) estavam negociando com o Governo de Nicolas Maduro, em busca de uma saída grave conflito político que o país atravessa.

No dia seguinte, Trump disse que a Venezuela está “no limiar de um evento histórico”.

Finalmente, foi confirmado pela Reuters que representantes do governo da Venezuela e da oposição estão na Noruega, no que poderia ser o prelúdio de uma negociação ou de seus estágios iniciais.

Direita venezuelana acusa Guaidó de conspirar com Maduro


A direita venezuelana acusou o presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, de encenação com o regime a troco de espaços de sobrevivência, ao aceitar negociar com o Governo do Presidente Nicolás Maduro.

Guaidó está sob o escrutínio da direita venezuelana, por, aparentemente, aceitar negociar com Maduro.

"Já vivemos este episódio várias vezes, de traições, de manipulação, de que pensamos que são opositores, que estão contra o regime mas que às escondidas fazem negociações com o regime, a troco de espaços de subsistência", disse o diretor do Movimento da Direita Liberal Autonomista da Venezuela, Marcos Polesel.

O dirigente de direita falava à Agência Lusa em Caracas, durante uma concentração nas proximidades da embaixada da Rússia na Venezuela, para pedir que aquele país deixe de apoiar e dar assessoria ao Governo de Nicolas Maduro.

Representantes do Governo e da oposição venezuelana viajaram até à Noruega na última quinta-feira para participarem em conversas exploratórias sobre uma solução para a crise política no país, uma informação confirmada pelo Governo norueguês e também por Juan Guiado.

Cristina Kirchner anuncia candidatura a vice-presidente da Argentina


Ex-líder descarta voltar à presidência e será vice na chapa de Alberto Fernández, seu ex-chefe de gabinete. Anúncio encerra meses de especulações sobre futuro político da senadora, vista como ameaça à reeleição de Macri.

A senadora e ex-presidente da Argentina Cristina Fernández de Kirchner anunciou neste sábado (18/05) que será candidata a vice-presidente nas eleições deste ano, e não líder da chapa, como era cotada. Seu ex-chefe de gabinete, Alberto Fernández, concorrerá à presidência.

"Pedi a Alberto Fernández que chefie a chapa que vamos integrar: ele como candidato a presidente e eu como candidata a vice nas próximas eleições primárias abertas, simultâneas e obrigatórias", disse ela em vídeo de 12 minutos publicado no Twitter.

"Estou convencida de que esta chapa que propomos é a que melhor expressa o que neste momento a Argentina necessita para convocar os mais amplos setores sociais e políticos e económicos também, não só para ganhar uma eleição, mas para governar."

Kirchner anunciou sua decisão, que vem como um passo surpreendente, dizendo estar convencida de que "a expectativa e a ambição pessoal têm de estar subordinadas ao interesse geral".

Brasil | Bolsonaro alimenta rumores de renúncia ao partilhar texto a aliados


Presidente brasileiro fala em país "ingovernável" e que "a hipótese mais provável é uma ruptura institucional irreversível com desfecho imprevisível". Analistas dividem-se na interpretação do texto.

Um texto partilhado por Jair Bolsonaro num grupo de aliados no aplicativo Whatsapp a que o jornal O Estado de S. Paulo teve acesso está a levantar rumores no Brasil. Rumores até de uma eventual renúncia do presidente da República.

No texto, que Bolsonaro diz ser de um autor anónimo mas que sites atribuem a um analista financeiro, o presidente chama o país de "ingovernável". Fala em "conchavos", diz que "o presidente não serve para nada", que "a hipótese mais provável é o governo morrer de inanição" e que pode vir aí "uma rutura institucional irreversível com desfecho imprevisível".

Primeiro nas redes sociais e depois nos jornais, o texto foi comparado à renúncia do presidente Jânio Quadros, que em agosto de 1961 abdicou do cargo apenas sete meses depois de tomar posse.

Com Bolsonaro, Brasil perde ainda mais influência mundial


Presidente não era bem-vindo em Nova York e teve que buscar prêmio na província americana. Sequer uma personalidade de destaque foi à cerimônia. Isso deve ocorrer mais vezes, pois país perde importância.

Deveria ser uma cerimónia de premiação do presidente brasileiro nos EUA como Personalidade do Ano – e acabou sendo uma suja batalha política. A Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos queria homenagear nesta semana o presidente Jair Bolsonaro no Museu Americano de História Natural, em Nova York, junto com o secretário de Estado americano, Mike Pompeo. O evento de gala anual, generosamente patrocinado por empresas brasileiras e americanas, é uma festa de rotina em que investidores e empresários comparecem buscando o acesso exclusivo aos premiados.

Mas desta vez tudo deu errado. Primeiro os patrocinadores do museu pressionaram e exigiram o cancelamento do jantar – devido ao conteúdo populista de direita e misantropo das opiniões de Bolsonaro. Quando a cerimónia de premiação foi transferida para um hotel, os primeiros patrocinadores retiraram o apoio. Aí o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, entrou na discussão: o presidente brasileiro não era bem-vindo "por causa de seus pontos de vista homofóbicos e racistas".

Mais lidas da semana