domingo, 9 de junho de 2019

10 de Junho: Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas


O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas celebra a data de 10 de Junho de 1580, data da morte de Camões. Este é também o dia da Língua Portuguesa, do / da cidadão / cidadã nacional e das Forças Armadas.

As comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas são celebradas por todo o país, mas só as Comemorações Oficiais são presididas pelo Presidente da República e muitas outras grandes individualidades como o Presidente da Assembleia da República, o Primeiro-ministro, os ministros, os embaixadores e outras personalidades. As comemorações envolvem diversas cerimónias militares, exposições, concertos, cortejos e desfiles, além de uma cerimónia de condecorações feita pelo Presidente da República.

Seleção de Portugal conquista a Liga das Nações


Seleção faz história depois de vencer a Holanda (1-0) na final da Liga das Nações, no Estádio do Dragão. Gonçalo Guedes marcou o golo da final aos 59 minutos. 

Gonçalo Guedes explica lance do golo:

"Fizemos um grande jogo e agora é festejar e desfrutar o momento. Tinha poucos segundos para decidir e optei por rematar", disse o homem que marcou o golo do título de Portugal.

Gonçalo Guedes marcou
TSF, acompanhe

Portugal | O luxo que polui


Ana Alexandra Gonçalves* | opinião

O luxo que polui anda pela costa portuguesa, aproveitando-se de leis permissivas e de um país, salvo raras e honrosas excepções, distraído.

Lisboa é assim a sexta cidade portuária da Europa com mais emissões poluentes, segundo um Estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambientes. Segundo esse estudo a "Carnival Corporation, maior operador de cruzeiros de luxo do mundo, emitiu 10 vezes mais óxido de enxofre nas costas europeias do que os 2060 milhões de carros europeus.

No caso português, a associação ambientalista Zero comparou dados e chegou à conclusão de que as emissões dos navios de cruzeiro na costa foram 86 vezes superiores às emissões da frota automóvel que circula em Portugal.

A Zero fala nos padrões "pouco rigorosos sobre o enxofre marítimo" e chama a atenção para o contributo destas emissões "para a acidificarão em ambientes terrestres e aquáticos". Tudo para sustentar o luxo que polui.

Louva-se a notícia pela chamada de atenção para um assunto pouco discutido pelo grande público e espera-se que as autoridades europeias e portuguesas ajam de imediato. O tempo está a contar, e a nosso desfavor.

*Ana Alexandra Gonçalves | Triunfo da Razão

No Ocidente, é só mentiras


Thierry Meyssan*

Thierry Meyssan reage à comemoração do desembarque na Normandia, ao do massacre de Tiananmen e à campanha para a eleição do Parlamento Europeu. Ele salienta que os Ocidentais não cessam conscientemente de mentir e de se auto-congratular a propósito. Ora, só a Verdade liberta.

A propaganda, é um meio de propagar ideias, verdadeiras ou falsas. No entanto, mentir a si próprio é apenas não assumir os seus erros, tentar convencer-se a si mesmo de que se é perfeito, fugir para a frente.

O paroxismo desta atitude é ilustrado pela Turquia. Ela persiste na negação de ter tentado fazer desaparecer as suas minorias não-muçulmanas, em várias vagas, durante uma geração, de 1894 a 1923. Os Israelitas (israelenses-br) também não são, de modo nenhum, maus. Eles, que pretendem ter criado o seu Estado para oferecer uma vida digna aos Judeus sobreviventes do extermínio pelos nazistas, quando, na realidade, Woodrow Wilson se havia já comprometido a fundar tal Estado em 1917 e quando, hoje em dia em Israel, mais de 50.000 sobreviventes dos campos da morte vivem miseravelmente abaixo do limiar da pobreza. Mas, os Ocidentais são os únicos a estabelecer consensos acerca das suas mentiras, a professá-las como verdades reveladas.

NATO/ITÁLIA | O navio de assalto dos novos cruzados


Manlio Dinucci*

A Itália acaba de lançar um navio militar magnífico, o Trieste, na presença de autoridades políticas, militares e religiosas. Por que razão é que Manlio Dinucci estraga a festa ao revelar os detalhes que incomodam?

Na presença do Chefe de Estado, Sergio Mattarella, da Ministra da Defesa, Elisabetta Trenta, do Ministro do Desenvolvimento Económico, Luigi di Maio e das mais altas autoridades militares, o navio Trieste, construído pela Fincantieri, foi lançado ao mar, em 25 de Maio, no Cantieri di Castellammare di Stabia (Nápoles). É uma unidade anfíbia multi-usos e multi-funções da Marinha Militar Italiana, definida por Trenta, como “uma síntese perfeita da capacidade de inovação tecnológica do país”.

Com 214 metros de comprimento e velocidade de 25 nós (46 km/h), possui um convés de vôo de 230 metros para decolagem de helicópteros, decolagem curta e aterragem vertical dos caça bombardeiros F-35B e para aviões convertíveis V-22 Osprey. Pode transportar veículos blindados no convés garagem de 1200 metros lineares. Tem uma zona inundável, com 50 metros de comprimento e 15 de largura, o que permite ao navio funcionar com os mais modernos meios anfíbios da NATO.

Embaixador dos EUA: Israel tem o "direito" de anexar parte da Cisjordânia


Israel tem o "direito" de anexar uma parte da Cisjordânia ocupada, afirmou hoje o embaixador norte-americano no Estado hebraico, David Friedman, numa entrevista ao jornal The New York Times.

"Em certas circunstâncias (...) penso que Israel tem o direito de conservar uma parte, não toda, da Cisjordânia", território palestiniano ocupado por Israel há mais de 50 anos, disse o embaixador ao periódico.

Estas declarações poderão reforçar a resistência dos palestinianos a um plano de paz criado por Washington, que ainda não foi revelado.

Os palestinianos rejeitaram este plano mesmo antes de o conhecer, porque a administração do presidente Donald Trump está desacreditada aos seus olhos devido às medidas hostis à sua causa e também por ser pró-israelita, nomeadamente ao ter decidido a transferência da embaixada norte-americana para Jerusalém, em maio de 2018.

Hamas critica declarações de embaixador dos EUA sobre 'direito de anexar' Cisjordânia


O Hamas, que controla a Faixa de Gaza, disse neste domingo (9) que condena declarações recentes do embaixador dos EUA em Tel Aviv, David Friedman, sobre o direito de Israel de tomar parte da Cisjordânia.

No sábado, Friedman disse ao jornal New York Times que Israel tinha o direito de anexar parcialmente a Cisjordânia "sob certas circunstâncias".

"As declarações do embaixador dos Estados Unidos estão totalmente em linha com a visão de extrema direita de Israel[...] e refletem o desrespeito dos Estados Unidos com as nações árabes", afirmou o Hamas em comunicado.

A declaração apontou que as alegações de Friedman "destacam o envolvimento dos EUA na opressão israelita e atacam a questão palestina".

Israel | Que sabe Avigdor Lieberman?


Thierry Meyssan*

Desde há 7 meses, e provavelmente nos 5 meses a seguir, Avigdor Lieberman dita a sua conduta à classe dirigente israelita. Considerado como racista pela imprensa internacional, é na realidade um nacionalista pragmático e razoável, que se opõe tanto ao projecto do «Grande Israel» como ao do Estado binacional. Ele poderá ser o trunfo de Moscovo.

A demissão de Avigdor Lieberman, Ministro da Defesa, do governo de Benjamin Netanyahu, a 14 de Novembro de 2018, abriu uma crise política muito grave em Israel: foram convocadas eleições legislativas antecipadas. Mas elas não permitiram encontrar uma nova maioria no Knesset (Parlamento). Não tendo sido possível formar nenhum governo em cinco semanas, novas eleições legislativas terão lugar a 17 de Setembro.

A demissão de Lieberman teria ocorrido assim que Netanyahu impusera um acordo com o Catar implicando um cessar-fogo com o Hamas e a tomada directa a cargo pelo Emir do Catar dos salários dos funcionários Gazenses.

Moçambique | Produz-se o que não se consome e importa-se o que se consome


A importância da agricultura para o desenvolvimento económico e redução da pobreza nos países pobres é referida em diversos artigos e documentos oficiais.

Este sector enfrenta diversos constrangimentos, como: (1) baixa produtividade resultante do pouco uso de insumos agrícolas e tecnologias de mão-de-obra intensiva; (2) dificuldades no acesso aos mercados de insumos, do dinheiro e de comercialização da produção; (3) baixa competitividade agrícola devido à produtividade e condições institucionais (mercados distorcidos e políticas instáveis e, muitas vezes, incoerentes); (4) dependência de importações e ausência de mecanismos de protecção; (5) investimentos em mega projectos que se traduzem em poucos benefícios para os pequenos produtores e famílias; (6) políticas públicas que, além de secundarizarem a agricultura, são instáveis e incoerentes. Diante deste cenário, e consequentemente, o sector não tem correspondido às funções que lhe são atribuídas constitucionalmente, (Mosca, 2015).

Moçambique | Governo dificulta compreensão dos ataques em Cabo Delgado


O uso da força e a falta de transparência do Governo moçambicano dificultam a compreensão da sua abordagem sobre os ataques que, desde 2017, mataram centenas de pessoas na província de Cabo Delgado.

A afirmação é de investigadores internacionais reunidos nesta semana no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, em Washington, para entender melhor a insurgência, cujos mentores e motivações não reúnem consenso.

Nas notas da conferência, o Centro afirma que naquela província rica em recursos naturais foram realizados, nos últimos dois anos, 110 ataques com mais de 295 civis e militares mortos, “mas apesar da escalada da violência, há lacunas significativas na nossa compreensão do problema”.

Os factores que alimentam a insurgência, dizem estudos, incluem a má governação, usurpação de terras de camponeses para a exploração de recursos naturais, distribuição desigual da riqueza e falta de serviços básicos na região.

Justiça moçambicana confirma prisão de antigo ministro acusado de corrupção


Maputo, 07 jun 2019 (Lusa) - A justiça moçambicana confirmou hoje a prisão preventiva do antigo ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, anunciou a Procuradoria-Geral da República (PGR) em comunicado.

“O juiz da Secção de Instrução Criminal (SIC) do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo legalizou a prisão preventiva de Paulo Zucula e concedeu liberdade provisória a Emiliano Finocchi mediante pagamento de caução de 20 milhões de meticais (284 mil euros)", anunciou a PGR.

Finocchi é arquiteto e à data dos factos era dono da firma Geo Projectos Construções.

O antigo ministro Paulo Zucula foi detido na terça-feira, no âmbito de uma investigação por suspeita dos crimes de corrupção, branqueamento de capitais e participação económica.

Moçambique | PODEMOS reúne assinaturas em apoio à candidatura de Samora Machel Júnior


Secretário provincial do PODEMOS na Zambézia garante que partido irá concorrer às eleições gerais de outubro, apesar do número ainda insuficiente de assinaturas. Para altos membros, o nome de Samito é o "mais sonante".

O partido PODEMOS (Povo Otimista para o Desenvolvimento de Moçambique) angariou este sábado (08.06) duas mil assinaturas em apoio à candidatura de Samora Machel Júnior às eleições gerais de outubro. A maioria das assinaturas partiu de membros da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), o partido no poder, seguido de membros da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), o maior partido da oposição, e do Movimento Democrático de Moçambique (MDM).

Altos representantes do PODEMOS referem que o nome de Samora Machel Júnior, filho do primeiro Presidente do país e militante destacado da FRELIMO, é o "mais sonante" para representar o partido nas próximas eleições. O partido realizou a sua primeira sessão ao nível provincial em Quelimane, na província Zambézia, com a participação de membros oriundos dos distritos de Morrumbala, Namarroi, Mocuba e Milange. 

Angola | 'Tchizé' dos Santos: Presidente do MPLA deve também ser alvo de processo


A deputada angolana Welwitschea ('Tchizé') dos Santos, suspensa sexta-feira do Comité Central do MPLA, defendeu hoje que o presidente do partido, João Lourenço, também deve ser alvo de um processo disciplinar por violar os estatutos partidários.

Em declarações à agência Lusa, 'Tchizé' dos Santos, suspensa do Comité Central na sequência de um processo disciplinar "por conduta que atenta contra as regras de disciplina" do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), indicou que João Lourenço, também Presidente angolano, foi o primeiro a violar os estatutos ao difamá-la durante uma visita de Estado a Portugal, em novembro de 2018.

"Este mesmo presidente do mesmo partido vai para o Parlamento português andar a achincalhar e chamar nomes aos seus colegas camaradas do partido, inclusive o seu antecessor [José Eduardo dos Santos 'Zedu', pai de 'Tchizé'] que praticamente o pôs no lugar em que está, o promoveu a sua candidatura e fez campanha", afirmou.

"Lavar a roupa suja de assuntos internos do país e do partido na Assembleia da República portuguesa, em conferências de imprensa que incluem órgãos de comunicação social portugueses, franceses, europeus, Euronews. Dá entrevistas em que me cita como filha do antigo Presidente dizendo que estou a braços com a justiça. Em que condição? De alguém que está dentro da PGR a ver os processos? Isso não viola o Estado de direito democrático", acrescentou.

Angola | Não é caridade, é obrigação


O País | editorial

O governo provincial do Cunene resolveu criar um banco alimentar para acudir a população com dificuldades resultantes da longa estiagem que a região vive. A ideia é boa, mas ainda assim espanta que apenas agora tenha ocorrido a quem manda. O povo há muito sofre naquela província.

Angola, como qualquer país minimamente organizado, tem a obrigação de organizar reservas alimentares para as necessidades eventuais, sejam elas de uma só província ou do todo nacional. E aqui devem entrar também os produtores nacionais, não apenas a caridade. O estado deve ter em permanência reservas alimentares, renováveis todos os anos. É uma obrigação quando existe seriedade.

Angola | Ainda há muito para fazer no combate à corrupção


Jornal de Angola/Cartoon de Casimiro Pedro

MPLA suspende 'Tchizé' dos Santos do Comité Central e instaura processo disciplinar


'Tchizé' dos Santos, filha do ex-Presidente da República José Eduardo dos Santos, foi suspensa do CC do MPLA, anunciou o órgão em comunicado.

O Comité Central do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) suspendeu a deputada 'Tchizé' dos Santos, filha do ex-Presidente da República José Eduardo dos Santos, daquele órgão, no âmbito de um processo disciplinar hoje instaurado.

"Aquele órgão deliberativo máximo do MPLA no intervalo dos congressos aprovou a instauração de um processo disciplinar e a aplicação da medida de suspensão de membro do Comité Central à camarada Welwitschea José dos Santos, por conduta que atenta contra as regras de disciplina do partido", lê-se no comunicado sobre a quinta sessão extraordinária do Comité Central do MPLA.

A reunião decorreu esta sexta-feira (07.06.) em Luanda, sob a presidência de João Lourenço, líder do MPLA e Presidente da República.

Agência Lusa | Deutsche Welle

Angola | Fim do "saco azul" na Presidência da República?


Presidência da República foi sempre acusada de entregar dinheiro de origem duvidosa a empresários e associações para branquear a imagem do partido no poder, o MPLA e a do chefe de Estado

Em Angola, analistas afirmam que o "saco azul” "deixou de ter a dimensão que tinha” e os beneficiários já começaram a ressentir-se da ausência dos valores. Agora, querem saber se o Ministério das Finanças continua a financiar "uma vez que já não fazem tal trabalho”.

Ao longo dos anos, a Presidência da República foi sempre acusada de entregar dinheiro de origem duvidosa a empresários e associações para branquear a imagem do partido no poder, o MPLA, e a do chefe de Estado.

Em declarações a DW África, Benedito Jeremias "Dito Dali”, um dos ativistas angolanos que lutaram nas ruas de Luanda contra as alegadas más políticas públicas da anterior governação e a destituição do ex-Presidente José Eduardo dos Santos, começou por explicar o significado do "saco azul”.

"É um dinheiro roubado dos cofres públicos, sem justificação, sem transparência e sem dizer o destino do dinheiro. E é esse dinheiro que era usado para os cambalachos  (esbanjamento) ”.

São Tomé e Guiné Equatorial assinam acordos para exploração de petróleo e gás


Governos assinam em novembro próximo acordos nos domínios da exploração conjunta de petróleo e gás nos blocos fronteiriços entre os dois Estados.

Os governos são-tomense e da Guiné Equatorial assinam em novembro próximo acordos nos domínios da exploração conjunta de petróleo e gás nos blocos fronteiriços entre os dois Estados, anunciou hoje fonte governamental em São Tomé.

“Nós já temos as coisas avançadas, bastante delineadas para avançarmos e concluirmos este processo o quanto antes possível e procedermos à assinatura já em novembro como está previsto”, disse o ministro das Obras Públicas, Infraestruturas e Recursos Naturais, Osvaldo Abreu.

“Nós temos o bloco 2, que está nas listas da Guiné Equatorial há já algum tempo com alguns estudos 3D já feitos em termos de sísmicas e tem o bloco G22. É um processo que, da nossa parte, tem todas as condições criadas para que avance e os papéis respetivos estão a ser preparados para enviar à Guiné Equatorial”, acrescentou o ministro.

Guiné Equatorial muda discurso e não vai abolir pena de morte “de uma penada”


Missão para “passar em revista” a evolução da Guiné Equatorial desde a adesão à CPLP, há cinco anos, regressa e faz primeiro balanço. “Há uma implementação entre o satisfatório e o bom — não excelente.”

Após cinco anos a repetir que a abolição da pena de morte é um processo complexo, o regime da Guiné Equatorial mudou de posição e disse aos enviados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que não vai impor a mudança “de uma penada”.

“A presidente do Senado disse-me que alguns podem pensar que [abolir a pena de morte] é uma questão de publicar um decreto e, tendo a maioria dos deputados, adoptá-la. Dizem que não vão fazer isso, que essa não é a forma apropriada de, numa penada, resolver esse problema”, disse este sábado o embaixador José Luís Monteiro, de Cabo Verde, que chefiou a primeira Missão de Acompanhamento do Programa de Adesão da Guiné Equatorial à CPLP.

A missão de 17 delegados — diplomatas e técnicos da língua, património, cooperação e questões jurídicas de todos os Estados-membros — esteve em Malabo entre 5 e 7 de Junho.

Direitos da criança "não são prioridade" para governos lusófonos


Ativista guineense Seco Sibibé alerta para o desrespeito dos direitos da criança nos países lusófonos. E aponta o trabalho infantil e o tráfico de menores para a Europa como problemas a serem combatidos.

Os direitos das crianças continuam a não ser devidamente respeitados nos países de língua portuguesa e ainda não são prioridade na agenda dos governos lusófonos. É o que afirma o jovem ativista guineense Seco Ussumane Sidibé, natural de Bafatá.

Igualmente preocupante é a problemática do trabalho infantil e do tráfico de crianças a partir dos países africanos para a Europa, segundo disse à DW África, em Lisboa, este dinamizador do Fórum do Parlamento Infantil da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), cuja segunda edição terá lugar em São Tomé e Príncipe, no mês de novembro.

Mais lidas da semana