domingo, 9 de junho de 2019

Portugal | O luxo que polui


Ana Alexandra Gonçalves* | opinião

O luxo que polui anda pela costa portuguesa, aproveitando-se de leis permissivas e de um país, salvo raras e honrosas excepções, distraído.

Lisboa é assim a sexta cidade portuária da Europa com mais emissões poluentes, segundo um Estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambientes. Segundo esse estudo a "Carnival Corporation, maior operador de cruzeiros de luxo do mundo, emitiu 10 vezes mais óxido de enxofre nas costas europeias do que os 2060 milhões de carros europeus.

No caso português, a associação ambientalista Zero comparou dados e chegou à conclusão de que as emissões dos navios de cruzeiro na costa foram 86 vezes superiores às emissões da frota automóvel que circula em Portugal.

A Zero fala nos padrões "pouco rigorosos sobre o enxofre marítimo" e chama a atenção para o contributo destas emissões "para a acidificarão em ambientes terrestres e aquáticos". Tudo para sustentar o luxo que polui.

Louva-se a notícia pela chamada de atenção para um assunto pouco discutido pelo grande público e espera-se que as autoridades europeias e portuguesas ajam de imediato. O tempo está a contar, e a nosso desfavor.

*Ana Alexandra Gonçalves | Triunfo da Razão

Sem comentários:

Mais lidas da semana