domingo, 29 de setembro de 2019

EUA-NATO INTENSIFICAM PROVOCAÇÕES À RÚSSIA


Mais uma 'visita': avião militar dos EUA realiza voo de vigilância junto à costa russa do mar Negro

Um avião Boeing P-8A Poseidon da Força Aérea dos EUA realizou novo voo de reconhecimento junto à costa russa do mar Negro, informa o portal de monitorização Plane Radar.

Às 10h20, horário de Moscovo, o avião foi detectado no espaço aéreo da Bulgária. O Boeing descolou da base aérea da OTAN de Sigonella, localizada na ilha da Sicília, Itália.

Após cerca de hora e meia, a aeronave começou a operação de reconhecimento. Tendo sobrevoado uma área próxima da cidade russa de Sevastopol, a aeronave dirigiu-se na direção de Novorossiysk. O avião passou cerca de duas horas perto da fronteira sul da Rússia.

Visitas frequentes

No sábado (28), duas aeronaves da Força Aérea dos EUA tinham igualmente realizado voos de reconhecimento nas proximidades da Crimeia, Rússia. Uma aeronave de reconhecimento electrónico Lockheed ЕР-3Е Orion, com o número 15651, e um avião antinavio Boeing P-8A Poseidon, com o número 169332, sobrevoaram diversas vezes a zona perto da costa sul e sudoeste da Crimeia.

Os aviões militares dos EUA têm sido detectados frequentemente perto das fronteiras da Rússia – ao longo da costa da Crimeia, sobre o mar Negro e na região russa de Kaliningrado, bem como perto das bases militares russas na Síria.

Sputnik | Foto: © Sputnik / Igor Maslov | Título PG

Eleições na Áustria: de volta ao governo conservador-populista?


Depois do escândalo que acabou forçando a dissolução da coalizão ÖVP-FPÖ, liderada por Sebastian Kurz, pesquisas mostram eleitorado austríaco disposto a perdoar os pecados dos antigos governantes e apostar no conhecido.

Poucos dias antes das eleições antecipadas para o Conselho Nacional da Áustria, neste domingo (29/09), o órgão declarou estado de emergência – não política, mas sim climática. Com essa ação simbólica, todas as siglas – exceto o populista de direita Partido da Liberdade da Áustria (FPÖ) – pretendiam dar um realce a um pleito antes desinteressante.

A luta contra o aquecimento do planeta está na moda: também Sebastian Kurz, o candidato a chanceler federal do conservador Partido Popular Austríaco (ÖVP), se apoderou do tema. Afinal de contas, o ex-premiê de 33 anos – derrubado em maio por um voto de desconfiança – não pode ficar só falando em como sustar a imigração na república alpina.

Os populistas de direita são os únicos que classificam a limitação das emissões de CO2 uma histeria. Assim como seu modelo, o presidente americano Donald Trump, ou os colegas da Alternativa para a Alemanha (AfD), Norbert Hofer, a nova cara da direita austríaca, considera a mudança climática um trote inflacionado.

Extrema direita da Alemanha arma-se cada vez mais


Ministério do Interior regista 60% mais armas apreendidas de ultradireitistas em 2018. Criação de arsenal visaria ataques a minorias e representantes do Estado, e até mesmo uma guerra civil, estima especialista.

Há indícios de que a extrema direita da Alemanha se esteja armando de forma crescente: durante a investigação de atos criminosos de motivação ultradireitista em 2018, foram apreendidas muito mais armas de fogo do que no ano anterior. A informação consta de uma reportagem da emissora de TV ARD, com base na resposta do Ministério do Interior a um questionamento da bancada do partido A Esquerda do parlamento.

Segundo o órgão, registaram-se 563 crimes de motivação direitista, entre os quais 235 delitos violentos. No curso das investigações, a polícia recolheu 1.091 armas, o que representa um incremento de 61% em relação às 676 apreensões de 2017. Entre elas encontravam-se revólveres, rifles, armas brancas e de guerra, assim como artefatos explosivos e incendiários, e atiradeiras.

Londres | Vai a leilão pintura de Banksy com "parlamento de chipanzés"


Quadro do artista britânico, retratando o Parlamento do Reino Unido ocupado por primatas, é posto em exibição antes de ser leiloado. Espera-se que o leilão da obra alcance cerca de 2 milhões de dólares.

Um quadro do artista britânico Banksy, mostrando chipanzés sentados no Parlamento britânico vai a leilão na próxima semana pela Sotheby's de Londres.

Devolved Parliament (Parlamento transferido), obra pintada em 2009, deverá ser exibida até 3 de outubro, quando será posta à venda na capital britânica.

A partir do ponto de vista da entrada principal, o quadro mostra chimpanzés nos bancos verdes da Câmara dos Comuns. A pintura mede 4,46 metros por 2,67 metros – a maior tela conhecida do artista anónimo de Bristol, informou a casa de leilões.

Banksy criou Devolved Parliament para um festival do Museu de Bristol em 2009, que atraiu mais de 300 mil visitantes e foi considerado uma das exposições mais visitadas do mundo naquele ano.

Portugal eleiçoeiro | SÃO SÓ PROMESSAS, TUDO O RESTO SÃO “TANGAS”


Mário Motta | opinião

Estamos exatamente a uma semana de 6 de outubro, dia de Eleições Legislativas em Portugal. A perspetiva é a de que o Partido Socialista seja o mais votado e o PSD no segundo lugar do pódio eleitoral, afastado por talvez menos de 10 pontos percentuais do PS. E eis como tudo está na mesma...

Se excetuarmos a talvez pouco maior votação do BE - que mais coisa menos coisa - vai dar também no mesmo. O PCP está a descer, dizem as sondagens. É a tal coisa: ser honesto não compensa. O povinho adora ser dirigido por vigaristas para depois poder aliviar a bílis nos ladrões, nos corruptos, nos antidemocráticos e anti-interesses legítimos dos trabalhadores, em conluio com os grandes do patronato e da banca, do grande capital nacional estrangeiro, que lhes oferecem pela socapa algumas migalhas do que roubam, do que exploram com o suor dos contidos e mal pagos. Ou isso, ou poleiros nas empresas ou na UE e similares do areópago mundial, a ONU.

O que se pode esperar de Costa, do PS, em novo governo? O mesmo de sempre, nada ou quase nada para a maioria dos portugueses. Talvez piores serviços públicos e mais benesses para aqueles a que se vergam e se vendem, de acordo com o neoliberalismo fascista que vinga pela UE e pelo mundo. A perspetiva é a de que vêm aí piores anos para a maioria dos portugueses, mais exploração, mais horas e horas em filas de espera e menos desemprego porque os esclavagistas até podem contratar mais escravos a pagar-lhes menos por mais horas de trabalho, além de poderem despedir sem encargos quando lhes der na vontade. Criação da autoria do PS com legislação em vigor e aprovada po via do Bloco Central, que não está morto mas somente a fazer de conta que é esse o seu estado. Legislação que em nada mereceu a concordância da famigerada Geringonça Ilusória em tantos temas e aspetos.

Quem esperar outra "geringonça" para nos enganar no que é primordial interesse dos portugueses sem nada ou menos abastados, e mais explorados, desengane-se. O PS está em casa e virou ainda mais à direita - se é que alguma vez fez algo verdadeiramente de esquerda desde que existe?! Olhai o passado, o historial, os "socialistas" que por nós se têm governado, e saberão com o que podem contar a sair das próximas eleições de domingo, 6 de outubro.

A chamada Geringonça conta para si com alguns pontos positivos, mas graças à pressão do PCP e do BE. De resto assistimos a um PS que se diz de esquerda mas está-se pelando por poder governar à direita, que é onde possui o seu sustentáculo, nos grandes empresários e etc. Muitos da classe média-alta, que conta bastante, são Marias vai com o PS, indiferentes à pobreza que continua a grassar, a que chamam pobrezinhos e coitadinhos – para agrado da maioral do chamado Banco de Fome e outras organizações que têm por objetivo serem o tampão da revolta de mais de metade dos portugueses carenciados. O que não é difícil se considerarmos o Salário Mínimo Nacional de Miséria e as pensões/reformas do mesmo jaez.

São só promessas nesta campanha eleitoral e nas anteriores. Tudo o resto são "tangas", são só aparências, são mentiras, são promessas que nunca veremos cumpridas a favor dos mais desprotegidos - a maioria, os que são explorados, oprimidos e que mais parecem zumbis ao serviço de máfias partidárias com poderes decisórios estranhos ao país mas a quem obedecem cegamente.

Como sempre, as migalhas que sobram e são distribuídas à maioria dos portugueses surgem de vez em quando para calar a revolta, abortá-la, quando a indignação popular cresce além dos parâmetros calculados por aqueles que dominam e reprimem de modo "democrático" os portugueses que sustentam a catrefada de parasitas que põem e dispõem em sintonia com as máfias partidárias, empresariais, da banca e de ilhargas similares.

Do PS, PSD, CDS e de certos e incertos pequenos partidos que nunca obtiveram representação parlamentar significativa - salvo raras exceções - o que se pode esperar é miséria, pobreza envergonhada, remediados assim-assim, e muitas mentiras e cambalachos. É ponto assente da atualidade e histórico.

Portugal | O JUDICIÁRIO ESTÁ SEMPRE DO LADO DA DIREITA…


António Jorge* | opinião

O judiciário está sempre à direita da democracia... e sempre que pode mete a espada, não da justiça... mas a da morte dela... e até parece um anjinho imaculado papudo caído do céu, para a direita.

Política ou Psicologia social de massas... e as Eleições... E coincidências judiciais!

A Democracia... mesmo a que temos de tipo representativo está de rastos.

- Nem um terramoto de magnitude de 9 ou 9,9... na escala de Richter, teria tanta importância e presença nos meios de massa e da mentira organizada, e da alienação por razões perversas de classe e eleitorais.

De um momento para o outro, a Direita ainda a expiar os crimes cometidos no plano social e político da governação de Passos e Portas... cujos efeitos e consequências secaram o Rio...

Tirou o coelho da cartola... e

De um momento para o outro saíram do gueto em que se encurralaram.

E tal qual como no Brasil de Moro e Bolsonaro... o judiciário deu o jeito...

Lá para destituírem ilegalmente Dilma e prenderem Lula, para não poder concorrer às Eleições e ganhar de forma esmagadora.

E levarem ao colo o poder da direita extremista ao poder.

Aqui na terrinha... para derrotar e acabar com quaisquer reedições de geringonça e limitar o poder da democracia e da esquerda.

O judiciário está sempre à direita da democracia... e sempre que pode mete a espada, não da justiça... mas a da morte dela... e até parece um anjinho imaculado papudo caído do céu, para a direita.

Deixem de procurar conspurcar a Democracia... que afinal nem sequer põe em causa nada.

Façam como eu... deixem de ver televisão... assim não são enganados e manipulados até ao tutano!

*Editor e livreiro em Angola... E aprendiz de feiticeiro nas horas livres.

Portugal | Tancos é tema da campanha pelo quarto dia consecutivo


O caso de Tancos continuou a ser o tema da campanha eleitoral para as legislativas, com o CDS-PP a propor que o Ministério Público investigue as declarações de António Costa no parlamento e uma nova comissão de inquérito.

Pelo quarto dia consecutivo, o processo de Tancos, em que o ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes é um dos 23 acusados pelo Ministério Público, é o tema da campanha eleitoral para as legislativas de 6 de outubro, apesar dos partidos à esquerda considerarem que há outros temas para serem discutidos.

No dia em que Assunção Cristas faz 45 anos e António Costa cancelou uma ação de rua em Braga devido a dores musculares, o CDS-PP propôs que o parlamento envie ao Ministério Público as declarações do ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes e do primeiro-ministro, António Costa, sobre o caso Tancos, para saber se houve "falsas declarações".

"É muito importante que seja esclarecido se houve ou não falsas declarações com relevância para este processo", afirmou Cristas, admitindo que, em último recurso pode ser o partido a pedir, não tendo dúvidas de que houve declarações contraditórias entre Azeredo e Costa em todo o processo do furto de material militar do paiol de Tancos, em 2017.

A líder do CDS desafiou também António Costa a esclarecer, "de uma vez por todas", o que sabe sobre o caso Tancos, ou "assumir as consequências", inclusivamente uma nova comissão parlamentar de inquérito.

Por sua vez, o presidente do PSD acusou o PS de não saber "o que há de dizer" relativamente a Tancos e, usando a ironia, pediu ao secretário-geral socialista para apresentar uma lista dos assuntos sobre os quais poderá falar na campanha.

"O que todos nós notamos em Portugal é que o Partido Socialista, relativamente à questão de Tancos, não sabe o que há de dizer", afirmou o presidente do PSD em declarações aos jornalistas em Mirandela, quando foi questionado sobre a manchete do Expresso, segundo a qual o PS considera existir uma conspiração contra partido por parte do Ministério Público.

Portugal | Quem tem ordenado mínimo de 600 euros "não tem opções"


A cabeça de lista do Livre pelo distrito de Lisboa, Joacine Katar Moreira, defendeu hoje em Odivelas que quem tem "um ordenado mínimo de 600 euros não tem opções", argumentando que "não há vontade política" para o aumentar.

"Alguém com um ordenado mínimo de 600 euros não tem opções. Não tem opções rigorosamente nenhumas. E também um ordenado mínimo de 600 euros é o Estado a informar alguns indivíduos de que não tem altas expectativas em relação a eles", disse à Lusa Joacine Katar Moreira, à margem de uma ação de campanha do Livre em Odivelas, distrito de Lisboa.

A candidata a deputada pelo círculo de Lisboa considerou que um ordenado mínimo de 600 euros faz com que se esteja "todos os meses com ansiedade enorme" para se sobreviver, e significa "um empobrecimento dos cidadãos".

A candidata do Livre, partido que propõe um aumento do salário mínimo para os 900 euros, considerou ainda que "não há vontade política para o aumento do salário mínimo".

"Vão-se sempre encontrar, obviamente, argumentos económicos e economicistas para se ir evitando sucessivamente isto [o aumento do salário mínimo]. Isto obviamente porque a nossa elite política tem relações com a nossa elite industrial, com a elite financeira, e por aí fora", salientou a historiadora.

Guiné-Bissau | Há tentativas de desestabilização contra combate à droga


A ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa, disse hoje que o crime organizado continua a ser uma grande ameaça para o país e que procurar combatê-lo está a levar a tentativas de desestabilização.

Falando na Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, a responsável lembrou as recentes apreensões de cocaína para dizer que essas ações mexeram profundamente "com as estruturas políticas que sustentam esses negócios, sendo já visíveis e sentidos os ataques e tentativas desenfreadas de comprometer o processo de governação para repor o quadro de instabilidade favorável ao 'status quo' que vinha perdurando há algum tempo".

A Polícia Judiciária da Guiné-Bissau apreendeu em março cerca de 800 quilos de cocaína e no início de setembro voltou a fazer uma apreensão de quase duas toneladas.

Esta semana, o Ministério Público anunciou que acusou 12 pessoas e três empresas no âmbito da operação que culminou com a apreensão da droga em Canchungo e Oio, no norte do país.

Guiné-Bissau | 19 candidatos inscrevem-se para a corrida presidencial


Dança das cadeiras muda cenário político do país e gera incertezas sobre a sobrevivência do Governo até às eleições. PRS irá apoiar o candidato do APU-PDGB, atual parceiro do partido no poder no Parlamento.

Prazo para a entrega das candidaturas para as eleições presidenciais de 24 de novembro, junto ao Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau, terminou na quarta-feira (25.09).

Para aqueles que ambicionam ocupar a presidência da Guiné-Bissau, uns têm origem e ideologias iguais, mas outros são diferentes até na forma de ver a situação do país.

Para alguns observadores políticos, os problemas são de várias ordens, motivo pelo qual devem merecer um debate profundo entre os candidatos, num país cuja estabilidade política e governativa é ainda muito questionada.

Contudo, Bacar Camará, jornalista e comentador político, espera uma corrida eleitoral bastante disputada.

"Vão ser bastante disputadas e renhidas, do ponto de vista de concorrência," afirma.

"Acredito também que do ponto de vista de discursos e mensagens que vão marcar os concorrentes não vamos ter grandes novidades, visto que tem sido essa uma prática na nossa democracia. Os concorrentes às eleições não se importam com as linhas mestras," critica, acrescentado que "quando se fala das eleições presidenciais, os candidatos devem centrar discursos em matéria da Constituição da República, porque o papel do Presidente da República num regime semipresidencial tem a ver com o respeito escrupuloso da Constituição".

Sobra vontade política a JLo, mas falta competência à sua equipa económica, diz analista


Para economista angolano Josué Chilundulo, capital político do Presidente angolano tem estado a diminuir, dois anos depois da posse de João Lourenço. Motivo: reformas económicas ainda não trouxeram resultados palpáveis.

Em entrevista à DW, o economista angolano Josué Chilundulo afirma que as reformas económicas prometidas e iniciadas pelo Presidente João Lourenço ainda não trouxeram resultados palpáveis, o que fez diminuir o otimismo inicial com a chegada dele à liderança de Angola.

Chilundulo diz que a falta de credibilidade por parte do mercado internacional ainda é um entrave para a economia angolana que poderia ser minimizado com a reforma da lei do sistema financeiro nacional.

Para analista, não faltou ao Presidente vontade política, mas sim competência por parte da equipa económica de João Lourenço.

Angola | João Lourenço confirma meta de acabar com minas terrestres até 2025


O Presidente de Angola garantiu que o país está determinado em eliminar todos os campos de minas até 2025. João Lourenço elogiou ainda visita do príncipe Harry ao país e agradeceu o trabalho da sua mãe, Diana de Gales.

"A presença de Sua Alteza Real o Duque de Sussex em Angola, nesta semana, reflete bem o espírito de otimismo que hoje alimenta o povo angolano. Angola agradece imensamente à sua mãe, Diana, Princesa de Gales, pela sua determinação em levar o sofrimento de civis angolanos, vítimas de minas, à atenção global em 1997", refere o Presidente angolano, numa mensagem hoje divulgada.

João Lourenço referiu que as imagens da princesa Diana, quando visitou Angola em 1997, a prestar conforto a crianças amputadas, que foram vítimas inocentes do "efeito cruel e indiscriminado" das minas terrestres antipessoais, acabaram por "abalar a consciência do mundo e galvanizar o apoio internacional para proibir este tipo de artefactos para sempre".

Moçambique | Autoridades criam equilíbrio de poder entre Rússia e EUA em Cabo Delgado?


Ataques em Cabo Delgado intensificam e Presidente fala em invasão camuflada. Imprensa noticia presença russa na província onde há interesses dos EUA. Quais seriam as vantagens de um equilíbrio de forças para Moçambique?

Em Moçambique, na última semana, a imprensa tem reportado sobre uma suposta presença russa na província nortenha de Cabo Delgado. A ser confirmada pelas autoridades, ela poderia trazer uma espécie de equilíbrio de forças, se considerarmos que nesta região há fortes interesses norte-americanos, entende o analista político Calton Cadeado.

E o Presidente Filipe Nyusi disse também esta semana que o país está a ser vítima de uma "invasão camuflada" e falou em ataques ao desenvolvimento. A DW África entrevistou o analista político Calton Cdeado: 

DW África: Parece estar claro para o Estado moçambicano que os ataques no norte do país já não se trata de simples criminalidade de natureza endógena como acreditava inicialmente?

Calton Cadeado (CC): Este é um pronunciamento que o chefe de Estado faz de forma muito forte e mostra que o Presidente da República tem um tipo de informação privilegiada, como sempre teve, mas desta vez a qualidade da informação aponta para um suspeito que ainda não tem também rosto nem nome. O simples facto do chefe de Estado ter dito que se trata de uma invasão camuflada. Agora quem é esse invasor? E de onde é que vem esse invasor, ele também não disse e ficamos todos no escuro, na especulação e não deixa de ser ainda uma informação sem muito conteúdo para nós termos a certeza do que é que estamos a dizer....

Estado Islâmico reivindica ataque que fez 10 mortos em Moçambique


Autoridades moçambicanas e analistas consideraram no passado que envolvimento daquele grupo terrorista na violência armada no Norte de Moçambique era pouco credível. Novo ataque no início desta semana fez 10 mortos.

O grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) reivindicou mais um ataque armado a um posto militar no Norte de Moçambique, ocorrido no início da semana e em que morreram pelo menos 10 pessoas, segundo mensagem difundida através da aplicação Telegram. Autoridades consideraram no passado envolvimento daquele grupo terrorista pouco credível.

A mensagem, que não integra o canal oficial do movimento terrorista, foi divulgada na quinta-feira (26.09) e é a segunda reivindicação de um ataque contra posições militares na província de Cabo Delgado que o grupo faz em cerca de uma semana.

Até ao momento, analistas e fontes no terreno contactadas pela Lusa, mas não identificadas pela agência de notícias, rejeitaram a ligação destes ataques no norte do país a movimentos terroristas internacionais de extremismo islâmico, apontando tensões locais nas comunidades como causa dos casos de violência. A mensagem fala dos agressores como "soldados do califado" que atacaram o "posto do exército cruzado moçambicano em Mbabu, há dois dias".

Mais lidas da semana