quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

China | Número de mortos do coronavírus sobe para 563


Número de mortes registadas nas últimas 24 horas, na província de Hubei, é de 70, elevando o balanço em território continental chinês para 563.

As autoridades de Saúde regionais chinesas reportaram esta quarta-feira mais 70 mortes na província de Hubei, em resultado da infeção do novo coronavírus, elevando o número total de vítimas mortais na província para 549. Fora da província de Hubei registaram-se três mortes, elevando o balanço em território chinês para 563.

Estes novos dados aumentam o número de pessoas infetadas para um total de 28.018, de acordo com a Comissão Nacional de Saúde da China.

De acordo com o mais recente relatório da Comissão de Saúde de Hubei, desde as 00h00 da manhã até às 24h00 desta quarta-feira (horas locais) foram registados mais 2987 novos casos de infeção e mais 70 mortes (52 apenas na cidade de Wuhan). Na mesma região, contam-se 14,314 hospitalizados.

Os serviços médicos continuam a manter sob observação 183.354 pessoas, de um total de 282.813 que foram observadas com suspeita de ter contraído o vírus, cujo surto começou na cidade de Wuhan, na província central de Hubei.

Cerca de 200 casos foram identificados em mais de 20 países diferentes e na quarta-feira morreu a primeira pessoa contaminada no território de Hong Kong.

Sublinhe-se que o número de mortes do novo coronavírus aproxima-se rapidamente do número de mortes em resultado da pandemia da pneumonia atípica, ou síndrome respiratória aguda grave (SARS), que causou 774 mortes em todo o mundo entre 2002 e 2003.


O surto de pneumonia atípica, considerada “a primeira pandemia do séc. XXI”, foi identificado em novembro de 2002 na província de Guangdong, mas a China só notificou a OMS em fevereiro de 2003. Por essa razão, a maior parte das mortes ocorreram fora da China (425). O número de pessoas infetadas pelo novo coronavírus ultrapassou há muito o número de pessoas infetadas pela pneumonia atípica (8 mil pessoas).

O último balanço das autoridades chinesas colocava o número global de mortes em 490 e dava conta de mais de 24.300 infetados em todo o mundo, em resultado do surto viral, semelhante à pneumonia atípica, que foi detetado em dezembro passado.

A primeira pessoa a morrer por causa do novo coronavírus fora da China foi um cidadão chinês nas Filipinas. Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há outros casos de infeção confirmados em mais de 20 países, o último novo caso identificado na Bélgica.

No final de janeiro, a OMS elevou a epidemia à categoria de "emergência de saúde pública de interesse internacional".

Anabela Sousa Dantas | Notícias ao Minuto | Lusa | Imagem: © Getty Images

Leia em Notícias ao Minuto: 

Sem comentários:

Mais lidas da semana