sexta-feira, 20 de março de 2020

Coronavírus: Número de mortes na Espanha passa de 1.000. E o resto do mundo?


Só nas últimas 24 horas foram registadas mais 235 mortes. País tem 19.980 casos confirmados da covid-19. Mundo tem mais de 10 mil mortes, 244 mil casos e mais de 86 mil recuperados.

Mortes pelo coronavírus no mundo passam de 10 mil; casos somam mais de 250 mil; mais de 87 mil recuperaram

Brasil tem 651 casos e sete mortes confirmadas pelas autoridades de saúde – cinco em SP e duas no Rio

China não regista novos casos pelo segundo dia seguido

Brasil restringirá entrada via aérea de estrangeiros da Europa e da Ásia

Califórnia ordena que seus 40 milhões de residentes fiquem em casa

Baviera restringe circulação de pessoas

Espanha regista 1.000 mortes



Times Square em Nova Iorque continua deserta por causa do coronavírus
12:53 - Nova York determina que todos que todos os trabalhadores que não desempenhem funções essenciais fiquem em casa

O governador do estado americano de Nova York, Andrew Cuomo, determinou que todas as empresas que não desempenhem “funções essenciais” deixem 100% dos seus funcionários em casa. 

"Quando falo sobre a ação mais drástica que podemos tomar, essa é a ação mais drástica que podemos tomar", disse Cuomo em uma entrevista coletiva em Albany nesta sexta-feira. Em um dia, foram registados 2.950 novos casos no estado, elevando total para 7.102, informou o governo. O estado tem uma população de 19 milhões de pessoas.

O governador disse ainda que no futuro quer olhar para a pandemia de coronavírus e dizer: "Fiz tudo o que podíamos fazer". “Trata-se de salvar vidas. Se tudo o que fazemos salvar apenas uma vida, ficarei feliz."

Serão aplicadas multas e fechamentos obrigatórios para empresas que não cumprirem a ordem, anunciou Cuomo.

Cuomo ainda disse que o estado está proibindo reuniões não essenciais de qualquer tamanho, por qualquer motivo, em meio à pandemia. O governador ainda disse que todos os habitantes acima de 70 anos e outras populações vulneráveis ​​devem permanecer dentro de casa.

12: 20 – EUA registam 200 mortos e prazo para declaração do imposto de renda é adiado

A rede ABC News informou nesta sexta-feira que os EUA já registaram pelo menos 200 mortes causadas pela covid-19.

Segundo a rede, há pelo menos 14.250 casos diagnosticados nos EUA, registados em todos os 50 estados, a capital, Washington, D.C., e Porto Rico.

Em meio ao avanço da pandemia, o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, anunciou que o prazo final para a declaração do imposto de renda foi adiado, de 15 de abril para 15 de julho.

Enquanto isso, o estado da Califórnia emitiu uma ordem inédita para sua população de 40 milhões de habitantes ficar em casa, e o governo dos Estados Unidos orientou cidadãos norte-americanos a voltarem para casa ou ficarem no exterior por tempo indeterminado.

12: 14 – Governo Merkel vai analisar comportamento dos habitantes no fim de semana

O governo da chanceler federal Angela Merkel declarou que o comportamento dos alemães no próximo fim de semana vai ser decisivo para determinar se quarentenas mais drásticas devem ser impostas em todo o país para conter o avanço da covid-19.

“Nós vamos observar o comportamento da população neste fim de semana”, declarou Helge Braun, a chefe da Casa Civil de Merkel, à revista Der Spiegel. “O sábado é um dia crucial. Estamos de olho especialmente nesse dia”.

A fala de Braun foi uma referência ao comportamento de muitos alemães no último fim de semana. Apesar de vários pedidos das autoridades para que as pessoas evitassem aglomerações, muitos alemãs foram vistos pelo país andando ou confraternizando em grupos no último sábado e domingo.

"As pessoas tradicionalmente organizam encontros aos sábados porque têm o dia de folga", disse Braun. "Mas isso infelizmente não é possível fora da família nuclear no momento. Temos que parar de nos encontrar com outras pessoas. Se isso não acontecer, decisões que estamos preferindo evitar terão que ser tomadas pelos estados federais.".

Braun enfatizou que o governo alemão quer evitar a imposição de uma política obrigatória de quarentena.

"Por enquanto, contamos com a compreensão das pessoas sobre as medidas e a sua disposição para restringir suas vidas sociais", disse ela. "E quando olhamos para nossos países vizinhos, que já impuseram um toque de recolher, fica claro: seria um enorme peso adicional.”

Por enquanto, só o estado da Baviera impôs tais medidas drásticas, permitindo que as pessoas saiam de casa apenas para ir ao trabalho, ao médico ou para fazer compras. Outros estados adotaram medidas mais limitadas, como restrições a aglomerações e o fechamento de restaurantes, cinemas e museus.

11: 26 – Mais estados alemães impõem restrições à circulação

Depois da Baviera, mais três estados alemães impuseram restrições à circulação e aglomeração de pessoas. O estado da Renânia-Palatinado anunciou que vai ordenar o fechamento de restaurantes e proibir aglomerações de mais de cinco pessoas. O estado de Baden-Württemberg, por sua vez, também anunciou o fechamento de restaurantes e proibiu aglomerações com mais de três pessoas. O estado de Hessen também anunciou restrições à reuniões públicas com mais de cinco pessoas. Os restaurantes do estado também vão ser fechados.

Já o governo do estado da Sarre propôs ao parlamento local seguir o exemplo mais drástico da Baviera, que determinou que as pessoas só possam sair de casa para ir ao médico, supermercado e para trabalhar.

A Alemanha contabiliza nesta sexta-feira mais de 16 mil casos de infecção pelo novo coronavírus. Pelo menos 44 pessoas morreram no país.

11:04 – Mais de mil mortes na Espanha

O número de mortos na Espanha subiu para 1.002. Só nas últimas 24 horas foram registadas mais 235 mortes.

As últimas estatísticas do Ministério da Saúde do país apontam 19.980 casos confirmados da covid-19 em todo o país.Mais de um terço dos casos registados estão concentrados em Madrid.

Por outro lado, foram registados 2.883 casos novos de pessoas infectadas pelo patogénio, o que representa crescimento de 16,5% com relação aos dados de ontem, uma cifra menor do que a contabilizada nos últimos dias.

O diretor do Centro de Alertas e Emergências Sanitárias da Espanha, Fernando Simón, pediu, em entrevista coletiva, que a população siga tomando muito cuidado e seguindo as regras de isolamento social impostas pelo governo.

Nesta sexta-feira, porta-vozes da polícia e da Guarda Civil anunciaram que ontem foram realizadas 75 detenções de pessoas que saíram de casa e estavam nas ruas sem motivo justificado, um número maior do que o registado nos dias anteriores.

8:45 - Baviera restringe circulação de pessoas

O governador da Baviera, Markus Söder, anunciou que restringirá a circulação de pessoas a partir da meia-noite desta sexta-feira (20/03) em todo o estado do sul da Alemanha, por duas semanas.

Segundo ele, nem todos os cidadãos entenderam que a situação é grave, e isso obriga o governo a agir. Ele argumentou ainda que a Baviera é um estado de fronteira e, por isso, enfrenta um desafio ainda maior.

Restaurantes e bares fecharão a partir deste sábado. Tele-entregas são permitidas. Supermercados e bancos também permanecerão abertos. Também é permitido ir ao trabalho ou ao médico.

Segundo o Instituto Robert Koch (RKI), agência responsável pelo controle e prevenção de doenças na Alemanha, a Baviera é o terceiro estado com mais infecções no país, com 2.401 casos e 12 mortes, após a Renânia do Norte-Vestfália (3.497 casos, 6 mortes) e Baden-Württemberg (2.746 casos, 10 mortes). 

08:20 - Número de mortes quase triplica na Alemanha

Segundo dados do Instituto Robert Koch (RKI), agência responsável pelo controle e prevenção de doenças na Alemanha, o número de mortes pelo coronavírus Sars-Cov-2 no país saltou de 11 para 31 entre quinta e sexta-feira. Em 24 horas, o instituto registou 2.958 novos casos, somando um total de 13.957 infecções.

"Estamos vendo um crescimento exponencial. Somente podemos diminuir o ritmo da epidemia se nos ativermos às regras. Mantenha distância. O vírus é normalmente espalhado de pessoa para pessoa", disse Lothar Wieler, presidente do RKI. “Estamos vivendo uma crise cuja extensão eu pessoalmente nunca imaginei."

Os números do RKI diferem dos contabilizados pela Universidade Johns Hopkins, pois o instituto alemão apenas reporta os casos recebidos via canais oficiais. A universidade, por sua vez, tenta manter uma contagem global em tempo real, considerando números reportados pela mídia e autoridades de saúde. A DW leva em conta dados de ambas as instituições. Segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins, a Alemanha tem mais de 16 mil casos e 44 mortes.

08:15 – Médicos cubanos aguardam convocação para atuar contra coronavírus

Profissionais cubanos da saúde que ficaram no Brasil depois que sua participação no programa "Mais Médicos" foi encerrada no final de 2018 estão aguardando convocação do governo federal para ajudar no tratamento da pandemia de coronavírus no país. 

O presidente Jair Bolsonaro já afirmou que vai fazer a convocação, mas ainda não houve pedido oficial aos médicos.

Na semana passada, o governo anunciou que abriria mais de 5 mil novas vagas no âmbito do "Mais Médicos" para reforçar a assistência sanitária no país para conter a pandemia de coronavírus. Os contratos terão um ano de duração. O objetivo, segundo o ministério da Saúde, é ajudar a repor profissionais que ficam doentes e precisam ser isolados para não contagiar os pacientes com o coronavírus.

Porém, os profissionais precisam ser registados no Conselho Regional de Medicina (CRM), o que exclui parte dos médicos cubanos que não tem o diploma reconhecido no Brasil.

08: 00 - Youtube e Netflix reduzem qualidade do streaming na UE

O Youtube anunciou que seguirá os passos da Netflix e reduzirá a qualidade do streaming na União Europeia (UE) para evitar sobrecarregar a internet à medida que milhares de europeus começam a trabalhar de casa. O chefe de Mercados Internos da UE, Thierry Breton, pediu que plataformas de streaming reduzissem a qualidade de seus vídeos para evitar problemas. Estudos apontam que o Youtube e a Netflix respondem por 25% do tráfego na internet global.

07:00 - Áustria prolonga restrições

A Áustria estenderá as medidas restritivas para o combate à disseminação da covid-19 por mais três semanas, até 13 de abril, afirmou o chanceler federal do país, Sebastian Kurz. Segundo o líder austríaco, especialistas acreditam que as medidas estejam surtindo efeito, mas devem ser mantidas.

05:45 - China não registra novos casos pelo segundo dia seguido

O Ministério da Saúde da China anunciou nesta sexta-feira (20/03) que o país não registou nenhum novo caso nas últimas 48 horas.

É a primeira vez que isso acontece desde o início da epidemia no país, no fim de 2019.

No pico da crise havia milhares de novas infecções todos os dias.

O ministério acrescentou que foram registados 39 casos novos na China continental nas últimas 24 horas, mas todos em pessoas que chegaram do exterior.

03:30 - Mais de 10 mil mortes por Sars-Cov-2 em todo o mundo

O total de mortes causadas pelo coronavírus Sars-Cov-2 já passou de 10 mil em todo o mundo, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins, nos EUA.

Para comparação, o surto de Sars em 2002 e 2003 deixou 774 mortos.

Em todo o mundo são mais de 244 mil casos diagnosticados. Mais de 86 mil pessoas se recuperaram da doença, segundo os dados desta sexta-feira.

A Europa, e não mais a Ásia, é o epicentro da epidemia, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Itália, que tem mais de 41 mil casos confirmados, já registou 3.405 mortos.

A Espanha, com mais de 18 mil casos conhecidos, tem 833 mortos.

Na França são quase 11 mil casos e 372 mortes.

Na Alemanha há mais de 15 mil casos registados e 44 mortes.

01:00 - Califórnia ordena que seus 40 milhões de residentes fiquem em casa

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, ordenou que todos os residentes do estado permaneçam em casa e só saiam quando necessário para combater o surto de coronavírus. 

Newsom afirmou que projeções apontam que 56% dos moradores da Califórnia devem contrair o Sars-Cov-2, o que deve sobrecarregar hospitais. Los Angeles, a segunda maior cidade dos EUA, deve ser "desproporcionalmente impactada" pela pandemia.
 
00:30 - Brasil restringirá entrada via aérea de estrangeiros da Europa e da Ásia

O Brasil anunciou na quinta-feira que vai restringir a entrada no país, via aérea, de pessoas vindas da Europa e de vários países asiáticos por 30 dias para conter a disseminação do coronavírus. A informação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

A medida entra em vigor na próxima segunda-feira. No comunicado, o governo cita os países-membros da União Europeia, China, Islândia, Noruega, Suíça, Reino Unido, Irlanda do Norte, Austrália, Japão, Malásia e Coreia do Sul.

O governo brasileiro também já tinha anunciado que fecharia as fronteiras terrestres para estrangeiros por duas semanas. As barreiras valem para todos os países vizinhos do Brasil, com exceção do Uruguai, que terá regras específicas. Na última terça-feira, o governo também anunciou o fechamento da fronteira com a Venezuela.


Brasil fecha fronteiras e proíbe entrada de estrangeiros de países vizinhos

Wuhan não tem novos casos, e 34 novas infecções reportadas pela China são importadas

Itália supera China em número de mortos e deve prorrogar restrições à vida pública

Espanha regista aumento de mortes e novas infecções

França tem mais de 100 mortos em 24 horas

Trump diz que remédio para malária será testado contra coronavírus

Argentina impõe quarentena em todo território

Freiburg, no sul da Alemanha, anunciou que vai impor quarentena à população

Deutsche Welle

Sem comentários:

Mais lidas da semana