domingo, 22 de março de 2020

Médicos cubanos enviados para Itália para ajudar luta contra pandemia


Uma equipa de 52 médicos e enfermeiros cubanos partiu no sábado em direção à Lombardia em resposta a um pedido de ajuda daquela região do norte da Itália, a mais afetada pela pandemia do novo coronavírus.

Segundo o governo cubano, os especialistas, qualificados e com experiência em epidemias como o Ébola, ajudarão os seus colegas lombardos, que estão a trabalhar em condições extremas e hospitais sobrecarregados pelo rápido aumento do número de casos graves.

O grupo irá juntar-se a uma dúzia de médicos chineses já na área que serão colocados num novo hospital de campo em Bérgamo, a província com o maior número de pessoas doentes.

A Itália, o país mais atingido pela epidemia, já acumulou 4.825 vítimas mortais com o coronavírus, 793 só nas últimas 24 horas, fazendo dela a nação com o maior número de mortes, acima da China, onde o surto do novo coronavírus começou no final de dezembro passado.

Esta é a sexta equipa médica cubana a sair do país, onde o governo insiste que por enquanto a situação está sob controlo, alegando que todos os casos são importados e não há contágio local.

Grupos de especialistas cubanos já estão no Suriname, Nicarágua, Jamaica e Venezuela e em breve estarão em Granada, informou o Ministério das Relações Exteriores.

Os especialistas cubanos fazem parte do Contingente Internacional Henry Reeve, criado pelo falecido ex-presidente Fidel Castro em 2005 para ajudar em situações de desastre e epidemia. O seu trabalho em cerca de 20 nações valeu-lhes um prémio da Organização Mundial de Saúde em 2017.

"Há um sentimento nacional de querer cooperar. Recebemos mensagens de voluntários dispostos a ir a qualquer lugar para ajudar nesta situação de saúde global", disse Jorge Juan Delgado, diretor da Cooperação Médica do Ministério da Saúde Pública de Cuba (Minsap) à imprensa estatal.

A cooperação médica da ilha está presente em 37 países com casos de Covid-19. De acordo com as autoridades, nenhum médico cubano foi infetado e todos estão "de boa saúde".

Notícias ao Minuto | Lusa | Imagem em Rádio Rebelde

Sem comentários:

Mais lidas da semana