sábado, 7 de março de 2020

Portugal tem 13 casos de Covid-19, 28 mortos na China, 17 nos EUA, 2 no RU


Portugal regista 13 infeções confirmadas de Covid-19 e 30 novos casos suspeitos ainda em avaliação, informou esta sexta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS). 

O aumento do número de infeções, de nove na quinta-feira para 13 esta sexta-feira, foi inicialmente anunciado pela ministra da Saúde, Marta Temido, após uma reunião da União Europeia, em Bruxelas.

O número de pessoas infetadas pelo novo coronavírus aumentou para 100.842, das quais 3.456 morreram, em 92 países e territórios, segundo um balanço divulgado pela agência noticiosa France Presse (AFP), com dados atualizados às 17h00 de ontem.

O novo coronavírus surgiu pela primeira vez no final do ano passado em Wuhan, na China, e pode causar infeções respiratórias como pneumonia.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".

Acompanhe aqui AO MINUTO a evolução do surto por cá e lá fora:

Covid-19 mata 17 pessoas nos EUA Segunda morte no Reino Unido

09h03 - A proibição de dar beijos ou apertar a mão nos cumprimentos quotidianos em França é uma das medidas de higiene e segurança face ao Covid-19 mais difícil de adotar e leva a uma nova forma de interação social. Perante esta proibição tão insólita, a Lusa foi falar com France de Heere, formadora de etiqueta e boas maneiras à francesa. Leia a entrevista na íntegra aqui.


08h55 - A Coreia do Sul registou, nas últimas 24 horas, 274 novos casos de infetados com coronavírus, totalizando mais de 6800. De acordo com o Mirror, um casal britânico que se mudou para este país asiático, em dezembro, para dar aulas de inglês não sai de casa há duas semanas, devido à ameaça do novo coronavírus.

08h35 - Se nas ruas, transportes públicos, ou no trabalho os alemães parecem tranquilos em relação à epidemia de Covid-19 provocada por um novo coronavírus, os supermercados espelham o sentimento de ameaça já familiar. Os efeitos revelam-se nas prateleiras vazias e em produtos esgotados, com consequências no aumento das vendas, em cerca de 40%, na região de Berlim e Brandeburgo, onde os supermercados garantem estar preparados para cobrir as necessidades.


08h31 - Na China, o surto de Covid-19 ditou o encerramento das escolas e por isso as aulas por video-chamada são a nova normalidade do país. A Lusa falou com um professor de Braga que todos os dias dá português a alunos do outro lado do mundo. Leia a reportagem na íntegra aqui.

08h24 - No Reino Unido o número de infetados com Covid-19 subiu para 164 e as autoridades confirmaram a segunda morte relacionada com este novo vírus. A vítima mortal é um homem, de 80 anos, que estava internado no hospital da cidade de Milton Keynes desde o dia 3 de março, depois de ter regressado de um cruzeiro pelas Caraíbas.


08h20 - E menos de 24 horas, mais dois norte-americanos sucumbiram ao novo coronavírus, aumentando o número de vítimas mortais por Covid-19 nos EUA para 17. De acordo com os meios locais as vítimas estavam na casa dos 70 anos e moravam na Florida. Ambos tinham viajado para uma zona atingida pelo surto e pelo menos um tinha problemas de saúde.

07h30 - O comandante do navio-escola português Sagres, Maurício Camilo, admite que a tripulação está atenta aos riscos de contaminação com o Covid-19, mas descarta qualquer tipo de receio.


06h53 - Os Emirados Árabes Unidos registaram hoje 15 novos casos de novo coronavírus, totalizando agora 45 pessoas infetadas no país.



06h15 - As autoridades de saúde sul-coreanas anunciaram hoje 483 novos casos de contágio pelo novo coronavírus, elevando para 6.767 o total de infetados no país, onde já morreram 44 pessoas com a doença Covid-19.

06h11 - O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, falou na noite de sexta-feira ao país, num pronunciamento transmitido em cadeia nacional de rádio e televisão, declarando que "não há motivo para pânico" em relação ao novo coronavírus (Covid-19).


Catarina Correia Rocha | Notícias ao Minuto

Leia em Notícias ao Minuto 

Sem comentários:

Mais lidas da semana