quarta-feira, 29 de abril de 2020

Cego na ciência, “médico” Trump empurra conspiração louca contra a China


Finian Cunningham* | Strategic Culture Foundation | Abril 28, 2020

A incursão de Trump no tratamento da doença Covid-19 - propondo líquido sanitário como uma possível cura - mostra realmente o quão idiota esse presidente é. Sua tentativa subsequente e rápida de limitação de danos, de rejeitar os comentários imprudentes como "sarcasmo", mostra apenas como ele é desonesto e omisso.

Sério, se o magnata que se tornou presidente pode contemplar injetar desinfetante no corpo humano como uma maneira de "limpar" um vírus, então você sabe que esse sujeito tem uma compreensão primitiva do conhecimento científico.

Já sabemos que Trump é notoriamente desprezível por cientistas e especialistas técnicos. Ele prefere o instinto e a propensão a "soluções rápidas", que derivam de sua vulgar visão capitalista de mundo de manter os custos baixos e os lucros altíssimos. Sua rejeição da ciência climática e o surto inicial da pandemia de Covid-19 como "fraudes" exemplificam o fanatismo anti-científico.

Cercado por cultistas cristãos fundamentalistas como Mike Pompeo e Mike Pence, que acreditam no criacionismo bíblico sobre a evolução e apocalipse sobre o progresso histórico, também é consistente com o paroquialismo anticientífico de Trump e seu governo.

Então, agora vemos por que essas pessoas obtusas podem acreditar e proselitizar a história absolutamente não-científica de conspiração e lixo, alegando que o vírus Covid-19 saiu de um laboratório chinês, por acidente ou maliciosamente, como arma biológica.

Trump e Pompeo estão pressionando esse absurdo difamatório como parte de sua agenda de "culpar a China". Falcões raivosos da anti-China, como o especialista em notícias da Fox, Steve Bannon, e senadores como Tom Cotton e Lyndsey Graham, acrescentaram força a esse boato, exigindo uma compensação financeira maciça de Pequim. Meios de comunicação supostamente respeitáveis ​​como o Washington Post também propagaram a noção de que a pandemia se originou de um laboratório de virologia na cidade chinesa de Wuhan. A partir daí, continua o argumento, espalhou-se por todo o mundo e provocou especificamente mortes e estragos económicos nos EUA. A lógica desse argumento pode levar à guerra com a China.


Uma reviravolta sinistra adicionada a essa narrativa é que o governo chinês mentiu sobre o surto inicial em dezembro e conduziu um acobertamento, o que desarmou os EUA e outros estados ocidentais da preparação de defesas de saúde pública adequadas. O principal diplomata dos EUA, Mike Pompeo, reiterou alegações provocativas de que a China encobriu.

A noção de que a China atrasou ou enganou as informações é contrariada pelo cronograma factual da pandemia. As autoridades chinesas e a Organização Mundial da Saúde emitiram declarações de emergência até ao final de janeiro - menos de quatro semanas após a primeira detecção da doença em Wuhan. A doença até então era desconhecida. A resposta da China pode, portanto, ser vista como louvavelmente rápida. Os geneticistas chineses também sequenciaram o genoma do vírus e o publicaram para o resto do mundo para iniciar o desafio de realizar testes de diagnóstico e, eventualmente, uma vacina.

Trump está registado há mais de um dia (27 de março e outras datas) elogiando os esforços da China em administrar a crise da pandemia, ao mesmo tempo em que minimizava o perigo que representava para os EUA.

A mudança repentina nas últimas semanas para culpar a China é simplesmente o governo Trump tentando encontrar um bode expiatório para cobrir sua própria complacência criminal em proteger o público dos EUA da doença. O número de mortos nos EUA é de longe o pior do mundo e sua economia está em ruínas. A complacência resultou da arrogância "excepcionalista" americana e do fanatismo anticientífico de Trump e seus acólitos.

A alegação de que o vírus Covid-19 (também denominado SARS-CoV-2) foi "vazado" de um laboratório chinês se encaixa totalmente nas tentativas demagógicas de inculcar a China. Isso estimula o racismo anti-chinês, a xenofobia e um falso jingoísmo nacionalista. "China mentiu, pessoas morreram", diz o slogan divulgado por apoiantes pró-Trump. A lógica desagradável é: se não fosse por aqueles chineses sujos e sorrateiros, estaríamos todos comendo torta de maçã e sugando uma economia estrondosa.

O problema é que não há evidências científicas para apoiar essa conspiração. De fato, cientistas, virologistas, geneticistas, biólogos moleculares de todo o mundo, incluindo os principais especialistas americanos em suas áreas, denunciaram a alegação de que o vírus Covid-19 saiu de um laboratório ou foi manipulado pela engenharia genética.

Vale a pena ler este artigo de Alex Lantier por seu resumo da avaliação científica internacional sobre as origens do vírus Covid-19. A conclusão científica predominante, publicada em periódicos académicos revisados ​​por pares como a Nature, apóia totalmente a determinação da Organização Mundial da Saúde de que o vírus se originou na natureza como parte da seleção natural normal e, portanto, foi repassado aos seres humanos. A chave para essa conclusão está no mapeamento do material genético do vírus, que prova sua origem natural, provavelmente através de morcegos para humanos como o vetor zoonótico. Se fosse manipulado em laboratório, a composição genética trairia uma técnica sintética de "emenda".

O Instituto Wuhan de Virologia é um laboratório respeitado internacionalmente, dedicado ao estudo de doenças virais e como proteger a saúde pública dos perigos inevitáveis ​​da transmissão. É designado um estabelecimento de biossegurança P4, o que significa que opera com os mais altos padrões de segurança. Esse padrão impecável é confirmado por cientistas ocidentais que trabalharam no instituto Wuhan. Portanto, a ideia de que um "vírus natural" poderia ter de alguma forma "vazado" por acidente é ilógica e implausível. Esse tipo de pensamento crédulo depende de um certo preconceito anti-chinês.

A ciência da virologia e genética molecular é surpreendentemente complicada. Mas o ponto principal é que ele prova a origem do vírus Covid-19 como um desenvolvimento natural. Essa conclusão justifica o que o governo chinês e a OMS têm dito. Destrói a narrativa tóxica promovida por Trump e seu bando de fanáticos anti-China e anti-científicos.

Mas como o "doutor" Trump consegue entender essa evidência científica quando pensa que você pode curar a doença mantendo o Clorox?

© Photo: REUTERS/Tyrone Siu

*Finian CUNNINGHAM
Ex-editor e escritor de grandes organizações de mídia.  Ele escreveu extensivamente sobre assuntos internacionais, com artigos publicados em várias línguas

Sem comentários:

Mais lidas da semana