segunda-feira, 6 de abril de 2020

Covid-19: África regista 414 mortes e mais de 9 mil infeções


O número de mortes provocada pelo coronavírus em África subiu para 414 e foram confirmados 9.198 infetados, segundo levantamento realizado em 51 países do continente. Há mais de 1,2 milhão de infetados no mundo.

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (CDC Africa) regista 414 mortes e 9.198 infeções causadas pelo coronavírus em África. O CDC Africa também divulgou que 813 pessoas recuperaram da Covid-19 no continente.

Os dados divulgados ainda revelam um mapa da origem da transmissão do vírus dentro do continente. Dos Estados que reportaram a doença, 39 identificaram que a transmissão foi local, e 12 foram infeções "importadas”.

Segundo o CDC Africa, a expectativa para o mês de abril é que alguns países ultrapassem a marca dos 10 mil infetados pelo vírus.

A maior concentração de casos está no norte de África - na Argélia, Egito e Marrocos. No total são 3.959 infeções e 290 mortes confirmadas na região, com a recuperação de 408 pacientes.

Números nos PALOP

Nos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP) não houve novas infeções em Moçambique, permanecendo os 10 casos confirmados e sem o registo de mortes por Covid-19. Um paciente foi dado como recuperado.

Em Angola, segundo o último balanço, subiu para 14 o número de casos confirmados - permanecendo o registo de dois mortos, com mais de 2 mil pessoas em quarentena.

Apesar das medidas restritivas impostas pelo estado de emergência em Cabo Verde, foi registado um novo caso da doença, subindo para sete o número de infeções confirmadas e um óbito.

Na Guiné-Bissau, apesar do estado de emergência, o número de casos chegou a 18 nas últimas horas. São Tomé e Príncipe confirmou quatro infeções nesta segunda-feira, deixando de ser o único país dos PALOP que ainda não tinha nenhum caso confirmado.

Mais de 1,2 milhão de infetados

O último balanço divulgado sobre o coronavírus mostra um avanço da doença em alguns países. São mais de 1,2 milhão de infeções e mais de 70 mil mortes. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 269.451 pacientes recuperaram e 5% dos casos são graves.

Os Estados Unidos é um dos países que mais sofre com o avanço da doença. Nas últimas 24 horas, foram registadas mais de 1,2 mil mortes e mais de 337 infeções. A Covid-19 já matou mais de 9 mil pessoas em território norte-americano.

Nas últimas 24 horas, a Espanha registou o menor número de mortes em um dia, 637. Ao todo, o país confirmou a infeção de mais de 135 mil pessoas com a morte de mais de 13 mil.

Segundo a agência Lusa, a Comissão Nacional de Saúde da China confirmou o registo de novos 39 casos do novo coronavírus no país, sendo a primeira vez que os números totais da infeção reduziram para menos de 1,3 mil infetados.

Marina Oliveto, com agências | em Deutsche Welle

Sem comentários:

Mais lidas da semana