segunda-feira, 1 de junho de 2020

O fascismo avança nos EUA, o racismo é só uma das consequências


Expresso Curto pela batuta de Martim Silva. Tipo rapsódia, abarca muitas "músicas". Começa pela pauta das vítimas do racismo, um dos recheios do fascismo norte-americano cada vez mais evidente. Atacam os negros, a liberdade de expressão, os mais pobres… e matam sem se fartarem. E a porrada selvagem que não falta. Mas que não, para alguns, aquilo é que é democracia… Ora, ora, vamos ali fazer as necessidades ao dobrar da esquina e já voltamos… Com o merecido presente para Trump e semelhantes “democratas”, da polícia e de tantos outros locais fascistas-racistas dos EUA.

Verdade que já enoja tanta matéria do mal vinda do nojento império do mal – que infelizmente é o que personifica os EUA desta modernidade em que a vida só com contentores de dólares e com pele dita branca vale mais. A restante é para usar e deitar fora ou eliminar sem dó nem piedade.

Tristeza é o que nos invade ao ver, ler e pensar na atualidade vinda de lá. Nos tantos maus acontecimentos e péssimas declarações e decisões das políticas de um presidente eleito e execrável. E outros políticos iguais. Afinal de um país a ferro e fogo com o seu próprio povo. Povo que sofre as consequências do corporativismo, elevado ao desumano capitalismo, que mais se comporta como sindicato do crime…

Dizer mais o quê? Já tudo foi dito. E cada vez pior. Avançar é o que importa, pela positiva.

Na UE vários países dão abertura ao desconfinamento. Portugal vai atrás. Julgamos por aqui que talvez esteja a ser demais. O que se passa é que é falsa ideia e declarações de que os portugueses são responsáveis e cumpridores. Essa ideia é um exagero. Exagero que nos pode vir a sair caro. Avisamos, à cautela. De nada servirá. Sim, até nos podemos enganar e vir a ser tudo um mar de rosas, ou quase. Não cremos nisso mas o seu contrário. Pessimismo, dirá Costa. Pois é. Nós somos os que que andamos nas ruas, e por aí… A plebe. Vimos. E o que vimos é esclarecedor quanto ao mito. Pessimismo, dirá Costa. Oxalá. Não resistimos a perguntar quantos mais vão morrer devido a tão larga abertura desconfinada. Ah, pois, a economia... É o que vale a vida dos portugueses. Pois é. Registe-se. De preferência numa pedra de gelo.

Sem palco e sem cortina para fechar preferimos fazer o convite para seguir para o Expresso Curto. Um rol de desgraças no outro lado do Atlântico e por cá. Parece que pior por lá…

Bom dia, se conseguirem e nos emprestarem alguma da vossa felicidade. Obrigado.

MM | PG



Bom dia, este é o seu Expresso Curto

Martim Silva | Expresso

Christo morreu, os EUA estão a ferro e fogo e já está tudo em pulgas para voltar aos centros comerciais

Bom dia,

Este é o seu Expresso Curto deste primeiro dia da semana e primeiro dia do mês de Junho (Dia da Criança) e primeiro dia da terceira fase de desconfinamento da pandemia.

Venha daí comigo,

A expressão a ferro e fogo pode ser um cliché mas muitas vezes os clichés ajudam-nos a perceber, ainda que a traço grosso, o que se passa.

Há dias que em várias cidades dos Estados Unidos se sucedem os protestos populares, misturados por vezes com pilhagens, confrontos com a polícia, violência e destruição de bens, depois da morte do afro-americano George Floyd às mãos da polícia (cuja brutalidade ficou testemunhada em imagens).

Os protestos chegam mesmo às portas da Casa Branca. O tom inflamado do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem ajudado a colocar gasolina na fogueira, com as suas sucessivas declarações incendiárias e classificação redutora dos manifestantes.

Aqui deixo alguns links úteis para seguir o que se passa nos Estados Unidos:
Donald Trump classifica movimento antifascista como organização terrorista

Polícia de Nova Iorque: Trump diz que não há ninguém melhor, imagens provam o contrário

Não se pode excluir que caso de Floyd beneficie Trump

Pelo menos 345 detidos e 33 polícias feridos nas manifestações em Nova Iorque

Polícia anuncia segunda pessoa morta a tiro em Indianápolis

Polícia de Mineápolis descobre cadáver perto de carro queimado em motins

George Floyd e o polícia que o matou trabalharam como vigilantes no mesmo clube noturno

As manifestações já se alargaram a fora dos EUA, por exemplo aqui aqui.

Mudando de tema,

Morreu ontem em Nova Iorque o artista de origem búlgara Christo, que ficou mundialmente famoso como as suas obras que consistiam em embrulhar (literalmente) edifícios e monumenos – considerava que a arte nos espaços públicos devia estar exposta e acessível a todos. Entre as mais famosas criações estão o embrulho do Reichstag, em Berlim, ou da Pont Neuf, em Paris. Para este ano, estava previsto o mesmo para o Arco do Triunfo, em Paris, e os responsáveis já garantiram que apesar da morte do artista a ideia é que a iniciativa não seja travada.

sol e o calor levaram este fim de semana, como já tinha acontecido sete dias antes, muitos portugueses à praia. O calor, por um lado, e o desconfinamento, por outro, ajudam a que a vontade de sair de casa seja grande.

Na Costa da Caparica, um jovem de 22 morreu, tendo sido encontrado a flutuar de barriga para baixo numa das praias a sul de Lisboa.

Deixo a pergunta: que sentido faz num país como Portugal, com 800 quilómetros de costa e quase tanto de praias, em que os portugueses são literalmente loucos por areia e mar, que as épocas balneares e a vigilância não coincidam com aquilo que leva as pessoas ao mar, o bom tempo?

Estamos com temperaturas acima dos 30 graus. Mas a época balnear começa dia 6. Não há forma de alguém pensar neste assunto?

Hoje é o Dia1 da Fase3 do desconfinamento. Há novas regras nos centros comerciais, com excepções na zona de Lisboa, reabertura dos ginásios, dos jardins de infância (ainda a meio gás), dos espectáculos, concertos e cinemas, das Lojas do Cidadão, entre outras medidas (como o regresso das lojas de tatuagens e salões de beleza). Ao longo do dia, pode acompanhar no site do Expresso as reportagens e notícias que a nossa equipa está a preparar para si.

Aqui tem a listagem completa das medidas a que deve tomar atenção, porque vão de alguma forma ser sentidas por todos nós.

Também no teletrabalho há novas regras a partir de hoje. Mas o que já todos percebemos é que depois desta pandemia o mais provável é que para muitos a forma de trabalhar não mais seja a mesma. Leia o que escrevemos sobre o assunto.

Este fim de semana, assistiu-se à reabertura dos locais de culto e Marcelo não só foi à missa como esteve na mesquista de Lisboa.

OUTRAS NOTÍCIAS

Cá dentro,

A notícia política do fim de semana tem como nome o gestor da petrolífera Partex, António Costa Silva. O Expresso noticiou que foi a figura escolhida para liderar o programa de salvação da economia portuguesa para o pós-covid. O próprio já veio confirmar que o vai fazer pró-bono. O Bloco de Esquerda veio dizer que não fala com quem não é ministro. E Marques Mendes adiantou que o estatuto do gestor independente vai ser formalizado esta semana em Diário da República, de forma a que o seu trabalho assuma um carácter mais formal e institucional.

Uma sondagem do fim de semana coloca o PS com valores de maioria absoluta junto do eleitorado.

Estudos vão-nos mostrando outras facetas dos efeitos da pandemia. Como esta, sobre o consumo de alcool entre os portugueses. E esta, que refere que os portugueses comeram mais fruta e legumes durante o confinamento.

Com os números dos últimos dias a assustarem um pouco, pelo menos em Lisboa, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa veio alertar para que não se “passe do 8 para o 80”.

E a DGS diz que não há casos de curados que tenham voltado a contrair o vírus.

Ainda sobre Marcelo, fez referência à referência da ministra Alexandra Leitão à possibilidade de cortes salariais. Desconfio sempre que vejo políticos a garantirem que não vão fazer algo, trazendo precisamente para cima da mesa um tema que não estava lá (lembram-se da rábula da austeridade não austeridade?).

Regressa hoje a pesca da sardinha.

Algarve começa agora a receber os primeiros turistas estrangeiros.

O bom tempo tem sido notícia por todo o lado. Mas na Cova da Beira a notícia foi outra, com o granizo e mau tempo a provocarem danos na agricultura.

Hoje é o Dia Mundial da Criança. Eis uma ideia que merece ser escutada com atenção: Unicef apela ao ministro da Educação para ouvir alunos e abrir escolas no verão

Beatriz, de 23 anos, foi morta e o seu corpo encontrado no rio Tejo ao final de vários dias. Ciúmes terão estado na origem do crime, acredita a polícia.

O responsável pelo conselho de fiscalização dos serviços de informações acredita existirem em Portugal condições para um recrudescimento da extrema-direita ligada ao que se define como aceleracionismo.

Câmara de Lisboa vai voltar a ter recolha selectiva de lixo a partir de Julho.

Um helicóptero caiu em Góis e fez um ferido.

Lá fora,

Sucesso: astronautas levados pela SpaceX já chegaram à Estação Espacial Internacional. Recorde-se que esta é uma missão inédita, com astronautas a serem levados para o espaço por uma empresa privada, liderada por Elon Musk, o dono da Tesla.

No Brasil, a situação política e social está explosiva. Este fim de semana, com protestos de grupos pró-bolsonaro. E com confrontos entre apoiantes e críticos do Presidente, que causaram feridos.

Aos poucos, as fronteiras na Europa vão-se abrindo ao turismo.

Príncipe belga violou o confinamento, participou numa festa ilegal em Córdoba e agora vai ser punido por isso.

Para onde vai Lady Gaga, a nova rainha da pop?

DESPORTO

Com o regresso do futebol em Portugal já à porta, o Expresso esteve em reportagem com uma das equipas da I Liga, e ajudamos a perceber como se prepara o regresso aos relvados.

Nesta caminhada para mais uma reeleição à frente do FC Porto, Pinto da Costa conta com dois candidatos contra si. Numa entrevista ao Jornal de Notícias, este fim de semana, afirmou que se Rui Moreira, presidente da Câmara, decidisse candidatar-se ao seu lugar, não avançaria contra ele.

Na Ucrânia, voltou o futebol e a equipa de Luís Castro regressou em forma, como se lê aqui.

O QUE ANDO A LER

Do último fim de semana, alguns dos links que me merecem destaque, caso não tenha lido os textos no Expresso:
“Na psiquiatria, o ambiente é explosivo”

A entrevista a Arundhati Roy, na Revista.

As minhas leituras dos últimos dias têm-se dividido por dois livros de escritas antagónicas.

Voltei aos primeiros volumes da trilogia de Hillary Mantel sobre Thomas Cromwell e a Inglaterra do século XVI, enquanto não chega a Portugal o terceiro volume (que o Vítor Matos referiu aqui já estar a ler, mas na versão original inglesa). Por enquanto ainda estou a ler Wolff Hall, mas na cabeceira já tenho também O Livro Negro.

Ao mesmo tempo que se acumulam os livros para ler, em pilhas físicas, vai acontecendo o mesmo com as séries que deixo para trás, em pilhas virtuais acumuladas nos canais de streaming. No fim de semana comecei a ver Big Litlle Lies, na HBO, com Nicole Kidman e Reese Whitherspoon. E não resisti a ir buscar o livro que deu origem à série, de Liane Moriarty, e estou a devorá-los em paralelo e cheio de apetite

Por hoje é tudo. Se é leitor habitual do Expresso Curto, não esqueça de sugerir a leitura a amigos e familiares. É só ir aqui a este link.

Boas leituras

Sugira o Expresso Curto a um/a amigo/a

Sem comentários:

Mais lidas da semana