terça-feira, 18 de agosto de 2020

"Desde o início que os lares foram uma prioridade total para nós" - ministra


Em declarações aos jornalistas após uma visita a uma IPSS em Alcanena, Santarém, Ana Mendes Godinho realçou que os lares de idosos são, desde o início, uma prioridade "do Governo e de todos nós".

A propósito do documento da Ordem dos Médicos sobre o surto no lar de Reguengos de Monsaraz, na sequência do qual morreram 18 pessoas, a ministra referiu que a informação foi remetida para o Ministério Público, sublinhando que há "relatórios contraditórios".

"No dia 14 de julho, a Segurança Social fez um relatório de toda a situação e no dia 16 este relatório foi enviado para o Ministério Público", disse a ministra, frisando que "é nessa sede de processo que devem ser analisadas" todas as "matérias que constam dos vários relatórios que foram produzidos por várias entidades, alguns deles com elementos contraditórios".

O surto de Reguengos de Monsaraz, detetado em 18 de junho, provocou 162 casos de infeção, a maior parte no lar (80 utentes e 26 profissionais), mas também 56 pessoas da comunidade, tendo morrido 18 doentes (16 utentes e uma funcionária do lar e um homem da comunidade).

Posteriormente, num relatório da auditoria conhecido no dia 6 de agosto, a Ordem dos Médicos disse que o lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva não cumpria as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) e apontou responsabilidades à administração, à Autoridade de Saúde Pública e à ARS.

A Procuradoria-Geral da República disse depois à Lusa que foi instaurado um inquérito sobre o surto de covid-19 neste lar e que está a analisar o relatório da Ordem.

Jornal de Notícias | Imagem: António Cotrim/Lusa

Leia em Jornal de Notícias:

Sem comentários:

Mais lidas da semana