domingo, 30 de agosto de 2020

"Política portuguesa é labiríntica, faz-me lembrar um condomínio fechado"


Um artigo de opinião assinado por Joaquim Jorge, biólogo, fundador do Clube dos Pensadores e Matosinhos Independente.

"A política portuguesa é labiríntica e sui generis, faz-me lembrar um condomínio fechado.

Isto vem a propósito, de uma noticia do jornal Público, no dia 22 de Agosto, com o titulo “Multas por contas de 2011 prescrevem”, seis partidos ( PS, PSD; PCP, CDS, PAN e PEV) foram multados em 2018 por irregularidades nas contas de 2011, mas a Entidade das Contas e Financiamentos Públicos ( EFPP) deixou prescrever a aplicação das contra-ordenações por falta de pessoal face ao extraordinário volume de trabalho que tem.

Adoro Portugal! Os sucessivos governos criam e nomeiam entidades de fiscalização, mas depois, ou por falta de verbas ou por falta de alterações legislativas ou por falta de meios humanos, essas entidades não funcionam.

É o país faz de conta! Qual é a sensação de um cidadão ou de uma empresa que cumpre com as suas obrigações, perante este episódio?! Estupefacção é que há dois países: os do condomínio fechado dos partidos que fazem as leis a seu bel-prazer e depois não as cumprem; fora do condomínio fechado estão cidadãos e empresas normais, que sabem que ao mais pequeno deslize o Estado avança para eles sem contemplações.

Eu, sinceramente, já não sei se vale a pena incomodar-me com este tipo de assuntos, sinto-me cansado de estar a pregar no deserto. Nada se modifica e ninguém faz o menor caso.

Tenho de dar razão a quem acha que não vale a pena insistir e que não passo de um sonhador, que caio no ridículo e acusado de querer protagonismo. Todavia, não consigo conter-me e deixar de denunciar este tipo de situações em que os partidos vivem num mundo que não é o nosso.

Acredito que a influência é mínima ou zero, mas estou certo de que, se não nos incomodarmos um pouco e estivermos atentos ao que se passa, seria ainda pior.

Os políticos têm de nos prestar contas e explicar as suas decisões. Neste caso, só tinham uma coisa a fazer: pagar as multas respectivas e serem penalizados. Só isso! O exemplo, a lição, o ensinamento fazem falta à política portuguesa."

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana