terça-feira, 18 de agosto de 2020

Portugal | 71 pessoas infetadas em lar de Odivelas


Trinta e sete utentes e 34 profissionais de um lar de idosos no concelho de Odivelas testaram positivo para a covid-19. Estão todos assintomáticos.

A informação foi confirmada ao JN pela autarquia. No total, a instituição conta com 60 residentes e 54 profissionais.

Este surto foi detetado na Casa de Saúde e Repouso da Amoreira, situada na localidade da Ramada, e segundo disse o vice-presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Edgar Valles, só foi identificado "por mero acaso". "Um dos utentes deslocou-se ao hospital, por motivos alheios à covid e foi testado, tendo dado positivo. A partir daí decidiu-se testar todos os utentes e funcionários e aqueles que deram positivo estão assintomáticos", afirmou, citado pela agência Lusa.

Segundo explicou o autarca, que tem a pasta da Saúde, todos os funcionários que testaram positivo à covid-19 estão em casa, a cumprir quarentena, e os utentes foram divididos em alas.

Para fazer face à falta de profissionais, revelou Edgar Valles ao JN, foi pedido ao Instituto da Segurança Social a colocação de funcionários na instituição que é privada. Estes aguardam pelos resultados dos testes que tiveram de realizar para iniciar funções. A entidade gestora do lar também alocou profissionais de uma outra estrutura residencial de idosos que dirige em Caneças para fazer face à situação.

O surto foi detetado no início da semana passada, quando um utente foi transportado ao Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, devido a um outro problema de saúde. O protocolo hospitalar ditou a sua testagem e foi dessa forma que a infeção foi detetada, apesar de o utente não apresentar sintomas
.
Situação que se mantém, apesar de este ainda se encontrar internado naquela unidade hospitalar.

Esta terça-feira, o lar foi visitado pelo delegado de saúde do concelho e por responsáveis da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, entre outras entidades, que concluíram não ser necessária a transferência de nenhum dos utentes.

Porém, sublinhou Edgar Valles, o município tem "dois locais totalmente equipados", para acolher utentes de instituições, ou em outras emergências, caso seja necessário.

Desde março que a autarquia tem apoiado as instituições com o fornecimento de equipamentos de proteção individual.

Ana Gaspar | Jornal de Notícias | Imagem: Global Imagens

Sem comentários:

Mais lidas da semana