sexta-feira, 2 de outubro de 2020

A crise está a empurrar cada vez mais famílias portuguesas para a pobreza...


A pobreza em Portugal (ma non tropo) é tema no Fórum da TSF. Não sabemos o que ali está a ser dito e quem diz, mas o programa ainda está no "ar". Até muito próximo do meio-dia.

Sabe-se que podemos contar com baboseiras, desconhecimentos, hipocrisias, aviltantes afirmações, dos que nem sabem o que é isso de pobreza e porque acontece, não só em Portugal mas sim em todo o mundo. Aliás, para muitos a pobreza já é um negócio. A coberto de praticarem boas atitudes aos olhos da sociedade ganham currículos deslumbrantes e quase enriquecem. Ou enriquecem mesmo... à custa da pobreza.

Diz no site da TSF:

"Como é que o Estado deve responder ao agravamento da crise social? É importante aumentar o subsídio de desemprego? O aumento do salário mínimo pode ter um papel importante na luta contra a pobreza?

Fórum TSF

Sem temas tabu nem verdades feitas, a TSF desafia os ouvintes a dizerem o que pensam. De segunda a sexta, entre as 09h00 e as 12h00, o debate livre sobre a notícia do dia.

Pode participar através do número de telefone 808 202 173, no destaque do dia disponibilizado na nossa página principal ou na página da TSF no Facebook."

Assim diz, assim consta. Não vimos ali que no convite seja referido o cancro das reformas de miséria, dos subsídios de miséria... para os que são cartas de outro baralho, dos realmente pobres. Dos que recebem 100 euros ou pouco mais e são doentes apanhados por doenças oncológicas (por exemplo), sem mais meios de subsistência. E tantos outros(as). Afinal verdadeiras vítimas da pobreza, vítimas dos políticos, que antes foram vítimas de patrões e de muitos outros ladrões sustentados pela chulice de pagamento ordenados miseráveis, e agora são vítimas dos jornalistas que não se interessam por essa "cambada" de improdutivos à força de doenças, de velhices. Alguns ainda com o cardápio aumentado por mazelas adquiridas nos tempos da guerra colonial, que a velhice lhes recordou e fulmina.

Nada disso vimos. O que vimos é a pobreza gritante mas que já entendeu que pode contar com a indiferença dos que podiam fazer a diferença e contribuir para a derrotar.

Qual quê! Mas esses também são pobres. Pobres de espírito. Uns merdas enfatuados, ou não. Mas merdas. Não todos, mas alguns preponderantes.

Querem falar de pobreza? Falem. Mas a sério. Mesmo a sério. E antes de tudo façam o levantamento real da pobreza que tanto aumenta em Portugal. Muito mais do que as estimativas do INE. Muito mais que a que os doutores, os sábios, referem... Gente que não merece a menor consideração nos seus "estudos" e divulgações erróneas. Que até servem com denodo o sistema atual, democrata-esclavagista, com etiqueta neoliberal - antecâmara do fascismo que avança... modernizado, enganador para os mais distraídos. E esses são imensos.

MM | PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana