sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Edward Snowden obteve residência permanente na Rússia

#Publicado em português do Brasil

O ex-contratante de segurança nacional fugiu dos EUA em 2013 após vazar documentos sobre as operações de vigilância do governo americano

O ex-contratante de segurança dos EUA, Edward Snowden , obteve residência permanente na Rússia, disse seu advogado na quinta-feira.

Snowden, um ex-contratado da Agência de Segurança Nacional, mora na Rússia desde 2013 para escapar de um processo nos Estados Unidos após vazar documentos confidenciais detalhando programas de vigilância do governo.

“Hoje, Snowden recebeu uma autorização de residência por um período ilimitado de tempo”, disse seu advogado russo Anatoly Kucherena à agência de notícias estatal russa Tass.

Kucherena disse à agência de notícias Interfax que o pedido foi apresentado em abril, mas por causa da pandemia do coronavírus e das restrições de bloqueio, as autoridades de imigração levaram mais tempo para considerá-lo.

Snowden conseguiu obter direitos de residência permanente devido às mudanças nas leis de imigração da Rússia feitas em 2019, disse o advogado.

Kucherena acrescentou que Snowden não está pensando em se candidatar à cidadania russa no momento.

Snowden, que se manteve discreto na Rússia e ocasionalmente criticou as políticas do governo russo nas redes sociais, disse no ano passado que estava disposto a retornar aos Estados Unidos se tivesse garantido um julgamento justo.

The Guardian | Associated Press

Sem comentários:

Mais lidas da semana