segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Para evitar 2ª onda de COVID-19, Inglaterra quer lockdown de 3 estágios

#Publicado em português do Brasil

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, apresenta ao Parlamento nesta segunda-feira (12) um novo sistema de confinamento dividido em três fases, o "Níveis de alerta local de COVID".

A informação foi divulgada neste domingo (11) pelo governo. A medida é uma resposta ao aumento dos casos de coronavírus na sociedade.

Embora as infecções por COVID-19 estejam aumentando em toda a Inglaterra, cidades do norte, como Liverpool, Manchester e Newcastle, apresentaram um aumento desproporcional no número de casos.

Enquanto em algumas áreas rurais do leste há menos de 20 casos por 100 mil habitantes, em grandes regiões metropolitanas os números recentes ultrapassam 500 infecções por 100 mil pessoas, um nível quase tão alto quanto o de Madri ou Bruxelas.

Com o novo sistema, o país terá níveis de alerta "intermediários", "altos" e "muito altos". O escritório de Johnson afirmou que o governo trabalha com os representantes locais para decidir quais áreas serão cobertas pelo nível de alerta "muito alto", e quais intervenções devem ser aplicadas nessas áreas.

O nível mais alto de confinamento deverá incluir o fechamento de bares e restaurantes e a proibição de interação familiar, tanto interna quanto externamente, além de outras restrições.

COVID-19 na Europa

Em todo continente europeu, há registro de aumento nos casos de coronavírus nas últimas semanas, principalmente após a reabertura de grandes setores da economia.

Sem uma ação urgente, há temores de que os hospitais ficarão sobrecarregados nas próximas semanas, durante uma época do ano em que já estão muito ocupados devido às consequências do inverno, como a gripe.

A Inglaterra experimentou o surto mais mortal na Europa, com um mais de 42 mil vidas perdidas.

Sputnik | Imagem: © AP Photo / Matt Dunham

Sem comentários:

Mais lidas da semana