segunda-feira, 12 de outubro de 2020

UE saúda entrada da China em iniciativa global por vacina contra a COVID-19

#Publicado em português do Brasil

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, deu as boas-vindas à decisão da China de se juntar à iniciativa COVAX, apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), para garantir a distribuição equitativa das vacinas contra a COVID-19.

Anteriormente, o chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou que a China estava se juntando à iniciativa ao mesmo tempo que a Coreia do Sul e também Nauru, uma nação insular do Pacífico.

Neste domingo (11), Ursula von der Leyen usou as redes sociais para comentar o assunto.

Dou as boas-vindas ao interesse da China em aderir à COVAX. Estamos todos juntos nisso. O multilateralismo é a chave para alcançar nosso objetivo global de acesso a vacinas em todos os lugares, para todos que precisam delas. Esperamos trabalhar com a China e outros parceiros nisso.

O principal diplomata da União Europeia, Josep Borrell, também saudou o anúncio nas redes sociais, ressaltando a necessidade de um esforço global contra a pandemia.

Apenas um verdadeiro comprometimento e esforço global pode vencer a batalha contra a pandemia. Dou as boas-vindas ao anúncio da China de que se juntará à COVAX, a iniciativa da OMS para uma distribuição justa e equânime da vacina contra a COVID-19. Agora é sobre ação e entrega.

A COVAX, co-liderada pela OMS, é parte do Acelerador de Acesso às Ferramentas contra a COVID-19, um programa sob os auspícios da própria OMS com o objetivo de reunir desenvolvedores de vacinas de diferentes países em uma busca comum por um imunizante seguro.

Segundo os dados da Universidade Johns Hopkins, a pandemia do novo coronavírus já infectou mais de 37 milhões de pessoas ao redor do mundo, causando 1.074.500 óbitos.

Sputnik | Imagem: © AP Photo / Yves Herman

Sem comentários:

Mais lidas da semana