terça-feira, 13 de outubro de 2020

Plataforma do Cinema exige adiamento da votação e demissão do secretário de Estado

A criação do próximo plano estratégico para o sector foi atribuída a uma consultora privada e apresentado numa reunião, em inglês, nas vésperas da votação de uma proposta de Lei fortemente contestada.

Numa carta enviada ao Ministério da Cultura e aos grupos parlamentares, a Plataforma do Cinema exige a demissão do secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva e o adiamento da votação da proposta de Lei sobre a transposição da directiva europeia do audiovisual para a Lei do cinema e audiovisual.

A preocupação central das entidades que compõem a plataforma é o adiamento da votação agendada para esta terça-feira, dia 13, das alterações à Lei do Cinema, que oferecem uma borla às plataformas de streaming e podem implicar uma redução das verbas.

A gota de água foi o facto de o secretário de Estado ter atribuído a criação do próximo plano estratégico para o sector a uma «consultora privada» inglesa.

As entidades e associações do sector presentes na reunião foram confrontadas com um plano de trabalhos que consistia na apresentação pela empresa contratada, a inglesa Olsberg SPI, do seu plano de trabalho, em inglês, sem recurso a tradução simultânea.

Recusando «por princípio sentar-se à mesa com uma empresa privada», para discutir, em inglês, «os destinos da política pública cultural» para o sector, as entidades presentes lembram ainda que esta reunião «lamentável» ocorreu em vésperas da votação na especialidade de uma proposta de Lei que visa alterar a Lei do Cinema e a Lei da Televisão para acomodar na ordem jurídica nacional uma directiva europeia.

Segundo a plataforma, esta proposta foi apresentada «com um prazo irrealista de discussão pública», facto que foi unanimemente reconhecido por todos os grupos parlamentares.

Consideram ainda que a proposta «não apresenta nenhuma solução sustentável para a quebra das receitas próprias» do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) quer devido aos efeitos do surto epidémico da Covid-19, quer devido à desadequação da Lei do Cinema que vigora «face às tendências contemporâneas dos mercados associados ao sector».

Por sua vez, Nuno Artur Silva defendeu em declarações à Lusa que a solução para os problemas do financiamento do sector passa pela produção de séries da Netflix em Portugal. «Para os produtores, argumentistas e realizadores portugueses é uma possibilidade de mostrarem directamente o seu trabalho a plataformas com uma dimensão internacional como as que conhecemos. Ter oportunidade de poderem ter o seu filme, a sua série, o seu documentário a ser produzido, co-produzido ou a ser exibido numa destas plataformas é uma grande oportunidade para internacionalizarem o seu trabalho e ganharem financiamento para o seu trabalho».

Da Plataforma do Cinema fazem parte associações e entidades como a Associação Portuguesa de Realizadores (APR), o DocLisboa, o IndieLisboa, as Curtas de Vila do Conde, o Queer Lisboa, a APORDOC, e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual (Sinttav/CGTP-IN).

O Governo Português anuncia a morte do Cinema Português

Numa carta pública deste domingo, dezenas de realizadores e produtores denunciam os efeitos da proposta de Lei do Governo para o cinema português e exigem que seja «travado» este processo.

«A proposta de alteração à Lei do Cinema apresentada pelo Governo [...] revela uma total desconsideração pelo sector do Cinema e pretende destruir décadas de políticas públicas de incentivo e promoção do Cinema Português», defendem na carta.

Nos subscritores incluem-se Fernando Galrito, Carlos Ramos, Vasco Pimentel, Tiago Guedes, Teresa Villaverde, Sérgio Tréfaut, Pedro Peralta, Marco Martins, Luís Urbano, Luís Miguel Cintra, Leonor Teles, Paulo Branco, entre muitos outros. 

AbrilAbril

Sem comentários:

Mais lidas da semana