domingo, 11 de outubro de 2020

Portugal ‘covidado’ | Muitas mais mortes?

Cuidados Intensivos: "Sem recursos humanos ou voltamos a fechar tudo ou há mais mortes"

João Gouveia é médico especialista em medicina interna e medicina intensiva. Em entrevista ao DN, como presidente da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos, no dia em que o país passou a barreira dos mil casos diários de covid-19, diz que poderemos vir a viver uma crise grave. E alerta: "São precisos mais profissionais" para responder ao que aí vem.

João Gouveia é médico desde 1994. Escolheu como primeira especialidade medicina interna, mas, depois, apaixonou-se pela medicina intensiva, talvez por ser a medicina que "dá resultados imediatos da nossa atuação", talvez por ser a medicina que alia a parte clínica a uma componente técnica de que gosta muito. Exerce-a desde 1996. Ao DN, diz ser um otimista incondicional, mas que o otimismo "por si só é tonto".

É preciso trabalhar para ter razões para o ser. E porque está na linha da frente desde o início da pandemia não pode deixar de realçar a performance do país, da comunidade e da saúde, que diz ter sido uma dupla vitória. Mais de seis meses depois, teme que estejamos pior para enfrentar o que aí vem e explica porquê nesta entrevista, realizada no dia em que o país ultrapassou os mil casos diários de covid-19 e em que já há hospitais em pressão nos cuidados intensivos.

Ana Mafalda Inácio | Diário de Notícias

Leia a entrevista completa em Diário de Notícias

Sem comentários:

Mais lidas da semana