quarta-feira, 21 de outubro de 2020

VITÓRIA DO POVO BOLIVIANO

A derrota do candidato neoliberal (Carlos Mesa) e do candidato da extrema-direita fascista (Camacho) constitui uma grande vitória do povo boliviano. A contagem extra-oficial mostra que Luis Arce, do Movimiento al Socialismo (MAS), venceu na primeira volta com 52,4% dos votos.

Assim, o golpe contra o presidente Evo Morales – organizado e financiado pela Embaixada dos EUA na Bolívia – aparentemente foi revertido. Diz-se "aparentemente" porque nunca se sabe o que mais a reacção interna e o imperialismo hão de tramar. Assim como a embaixada dos EUA comprou o general boliviano Williams Kaliman, além de outros militares e polícias, nada a impedirá de no futuro fazer o mesmo. Kaliman, que era chefe das forças armadas da Bolívia, chamava o presidente Evo de "irmão". Este precedente deveria servir de advertência ao novo presidente Luís Arce.  Será aprendida a lição?

Adenda em 20/Out: Há quem lembre outra possibilidade:   que o recém eleito capitule às pressões da embaixada estado-unidense e faça tudo o que ela quiser (exemplos: veto à China na exploração do lítio e na introdução do 5G), além de conciliar com as forças internas derrotadas nas eleições. Quando se recorda a traição de Lenin Moreno no Equador, esta hipótese tem de ser considerada.

Para conhecer o curriculum do candidato neoliberal agora derrotado pode-se ler esta Biografía não autorizada de Carlos D. Mesa Gisbert (clique com botão direito do rato e faça Save As... para descarregar).

Resistir.info (19/Out/20)

Sem comentários:

Mais lidas da semana