domingo, 8 de novembro de 2020

Discurso de vitória de Biden incluiu discreto tributo a filho que morreu

Beau Biden morreu em 2015, vítima de um tumor cerebral. O pai, Joe, fez questão de o lembrar numa das noites mais importantes da sua vida.

Quando Joe Biden acabou de fazer o seu discurso de vitória, no sábado à noite, depois de ter sido declarado presidente eleito dos Estados Unidos, a música que soava nos altifalantes era 'Sky Full of Stars', da banda Coldplay, enquanto se lançavam foguetes e confetis de celebração. O momento foi de júbilo, mas com uma nota triste, com especial significado para a família Biden.

"O presidente eleito fala tanto da alma do país, é uma das suas frases preferidas. Mas sua alma pessoal era o seu filho, que faleceu... O facto de ter estado a tocar Coldplay... Um amigo da família mandou-me mensagem para me dizer que era a música preferida de Beau", indicou a pivô Dana Bash, da CNN, que cobria o evento em direto (pode ver um excerto mais abaixo).

Beau Biden morreu em 2015, aos 46 anos de idade, depois de um longa batalha contra um tumor cerebral. Beau foi procurador-geral do estado de Delaware e serviu no exército e esteve destacado no Iraque em 2008 (na imagem, em Bagdad, com o pai, em 2009). No seu funeral, em Wilmington, Chris Martins, vocalista dos Coldplay, tocou a solo 'Til Kingdom Come', perante a família e amigos de Biden, onde se incluiu Barack e Michelle Obama.

Joe mantém viva a memória do filho, através das homenagens que lhe presta, elogiando-o por diversas vezes. No dia das eleições, a 3 de novembro, Joe começou por ir visitar a igreja e a campa do seu filho. A autobiografia do agora presidente eleito, intitulada 'Promete-me, Pai', é uma referência a Beau. "Promete-me que ficas bem, pai", pediu Beau a Joe, antes de morrer. Uma promessa que serviu de inspiração para este livro e que alimenta a determinação do candidato democrata à Casa Branca. 

Recorde-se que, em 1972, Joe Biden perdeu a mulher e a filha, de 13 anos, num acidente de viação. Beau e o irmão, Hunter, também estavam na viatura, mas sobreviveram.

Notícias ao Minuto | Imagem: © KHALID MOHAMMED/AFP via Getty Images

Leia em Notícias ao Minuto: Biden e Kamala. O 'american dream' no período mais complexo dos EUA?

Sem comentários:

Mais lidas da semana