segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

A SÍRIA, UMA AMPULHETA VIVA NA MUDANÇA DE PARADIGMA!


Martinho Júnior, Luanda 

Grão a grão, como se fosse por gravidade, desde 2016 que a Síria mantém viva a saga de reconquista do seu território e isso confirma o parto prolongado e crítico da emergência multipolar sobretudo a toda a extensão da EurÁsia!...

O território tem sido desde então reconquistado a palmo, rua a rua, quarteirão a quarteirão, estrada a estrada e as Forças Árabes Sírias foram eliminando assim primeiro as bolsas do Estado Islâmico, os “radicais”, depois as bolsas da Frente al Nusra e do Exército Livre Sírio, pela propaganda considerados de “moderados”, como se um sistema de “vasos comunicantes” fosse determinante na máscara do exercício dos interesses do capitalismo neoliberal ao serviço do império da hegemonia unipolar…

Agora que o “rei vai nu”, em Idlib, o último “vaso comunicante”, a réstia de caos, de terrorismo e de desagregação, as Forças Armadas Turcas procuram suster o inevitável: a recuperação de todo o território a sul do Eufrates, a preparação para um entendimento a norte dele e o colapso da argumentação justificativa para a presença ilegal e mais que desacreditada das unidades ao serviço do Pentágono em território sírio e iraquiano!...

Essa ampulheta viva, traduz o mais sacrificado vaso da emergência multipolar em toda a EurÁsia, um escudo para a progressão da Nova Rota da Seda desde logo na Ásia Central e no AfPaq!

A ERA DO MEDO


Pedro Augusto Pinho*

O século XX foi um século de progressos, de transformações sociais e económicas e, também, de grandes males e criminosos. Trataremos brevemente de dois destes, pouco analisados sob esta vertente, ambos súbditos britânicos: Winston Churchill (1874-1965) e Margaret Thatcher (1925-2013). Nossa ênfase será nas consequências de seus crimes.

Curiosamente suas vidas percorreram todo o século, de 1900 a 1999. E deixaram enorme trilha de mortes, misérias, devastações ao redor do mundo, apenas conduzidos por uma vaidade ideológica e a sede política de poder.

Churchill queria restabelecer um fantasma cruel do século XIX, o Império Britânico. Este extinguiu etnias, idiomas, populações, espaços e bens culturais, corrompeu e assassinou apenas para enriquecer uma aristocracia fútil e capitalista.

A senhora Thatcher, aliada ao Império que passou a conduzir a tocha britânica a partir da II Grande Guerra – os Estados Unidos da América (EUA), aniquilou a economia mundial, até então produtora, desenvolvimentista, industrial, no sentido amplo de indústria que incorpora novas tecnologias, para estabelecer a economia estéril do rentismo monetário.

Com o financismo neoliberal de Thatcher houve o empoderamento dos capitais ilícitos, marginais no sentido penal, que hoje dominam a economia de quase todo mundo, e é o hegemónico no ocidente, compreendido em seu sentido político, não geográfico.

Este capital financeiro – controlado pelas drogas, pelo tráfico de pessoas e de órgãos humanos, e que tem a colaboração do contrabando de armas – domina, atualmente, por corrupção, golpes e subornos quase todos os governos ocidentais e controla a maior parte do fluxo internacional de capitais. Representa um poder enorme, nada desprezível, para a vida de pessoas e para a existência de Estados Nacionais.

Bolívia | ANATOMIA DE UM GOLPE DA CIA

Anez, nomeada presidente pelos militares golpistas, traidores da Bolívia ao serviço da CIA/EUA
Hugo Turner | Global Research, 24 de fevereiro de 2020

Em novembro passado, ocorreu um golpe terrível derrubando o governo socialista da Bolívia e o primeiro presidente indígena do país, Evo Morales . Foi um exemplo didático de um golpe da CIA que lembra os dias sombrios da Operação Condor, quando os EUA instalaram ditaduras militares em toda a região para garantir que pudessem ser saqueados por empresas americanas. A Bolívia agora é governada pela presidente Jeanine Anez, uma cristã evangélica racista que acredita que os índios são "satânicos" e devem ser impedidos de entrar nas cidades. Seu marido está ligado aos esquadrões da morte colombianos.

Quando o povo da Bolívia se levantou para resistir ao golpe, eles foram massacrados pela polícia e pelos militares. 36 foram mortos e 832 foram feridos. Houve centenas de prisões arbitrárias, 57 estações de rádio foram fechadas, jornalistas estrangeiros foram expulsos. Quem se atreve a reclamar sobre o golpe é acusado de sedição e terrorismo. 

Traidores fascistas assassinos que derrubaram seu próprio governo para que os Estados Unidos pudessem saquear seus recursos têm a coragem de acusar o vencedor da eleição Evo Morales de sedição, terrorismo e apoio ao terrorismo.

É uma estratégia da lei pioneira no Brasil, onde o ex-presidente Lula foi preso e encarcerado por falsas acusações para impedi-lo de concorrer com o fascista Bolsonaro depois que sua sucessora Dilma Rousseff foi derrubada devido a uma investigação falsa de corrupção.

Enquanto isso, Luis Fernando Comacho, ex-líder do paramilitar fascista UJC, que cometeu um incêndio criminoso, aterrorizou manifestantes e conspirou com a CIA por dez anos, tem total impunidade em aterrorizar o povo da Bolívia ao mesmo tempo em que está concorrendo à presidência. O novo regime de golpe não perdeu tempo na tentativa de reverter tudo o que Evo realizou. As indústrias nacionais estão sendo divididas entre os partidários do golpe corruptos, para que possam saquear a falência e privatizar tudo.

Médicos cubanos que estavam no país para prestar assistência médica aos pobres foram expulsos no momento em que precisavam para tratar as vítimas feridas do golpe.

Quem contará todas as crianças que morrerão por falta de assistência médica na nova Bolívia fascista? Os subsídios para mulheres grávidas e crianças pequenas foram eliminados. Em outras palavras, a grande maioria das pessoas será empurrada de volta à pobreza e à miséria, enquanto os golpistas se tornam fantasticamente ricos saqueando o país e revivendo o fluxo de cocaína boliviana.

Londres | EUA pedem extradição de Julian Assange como um criminoso "normal"


Os EUA argumentaram hoje, num tribunal em Londres, que o fundador do WikiLeaks não é um defensor da liberdade de expressão, mas um criminoso "normal" que colocou vidas em risco com a publicação de informação classificada.

No início do julgamento para a extradição de Julian Assange, o advogado James Lewis, que representa os EUA, qualificou a publicação de centenas de milhares de documentos militares secretos e telegramas diplomáticos em 2010 como "uma das maiores infrações de informações confidenciais na história dos Estados Unidos", acrescentado: "Noticiar ou jornalismo não é desculpa para atividades criminosas ou autorização para infringir leis normais".

As autoridades dos EUA querem extraditar Assange para o país para poder julgá-lo por espionagem, cuja pena pode ir até 175 anos de prisão, mas o fundador do Wikileaks argumenta que agiu como jornalista e tem direito à proteção da Primeira Emenda da Constituição norte-americana, que protege a liberdade de expressão.

Dezenas de apoiantes de Assange concentraram-se no exterior de Woolwich Crown Court, um tribunal de alta segurança, cantando e tocando buzinas, incluindo a estilista Vivienne Westwood, que envergou uma faixa com a palavra "anjo", esclarecendo que considera o australiano um "anjo da democracia".

"Não é crime publicar crimes de guerra americanos. É do interesse público, é a democracia, que ele possa fazer isso", afirmou.

UE | Itália isolou 11 cidades para impedir disseminação do coronavírus


Um cordão sanitário foi instalado hoje à volta de 11 cidades do norte de Itália, o coração económico do país, para conter a disseminação do novo coronavírus, que já matou cinco pessoas no país.

O surto repentino de novos casos de coronavírus, passando de 6 para 219 o número de infetados em quatro dias, faz da Itália o país mais afetado da Europa e o terceiro do mundo depois da Coreia do Sul e da China.

O anúncio hoje feito da morte de um homem de 88 anos perto de Milão, na Lombardia (noroeste), aumentou o número de vítimas mortais para sete, todas no norte do país: quatro na Lombardia e uma no Veneto (nordeste), todas idosas e que muitas vezes já sofriam de outras patologias.

A primeira morte de um italiano - e a primeira de um europeu - foi anunciada sexta-feira numa vila perto de Pádua, em Veneto.

O primeiro infetado da Lombardia é um homem de 38 anos, Mattia, funcionário da multinacional anglo-holandesa Unilever, em Casalpusterlengo.

A origem de sua contaminação continua a ser um mistério, segundo o Ministério da Saúde italiano.

UE | Covid-19: Há mais duas vítimas em Itália. Número de mortos sobe para sete


O número de pessoas infetadas aumentou para 229

O jornal La Repubblica adianta que o Covid-19 fez mais duas vítimas em Itália. O número de mortes em Itália ascende assim às sete. A Europa passa a totalizar oito.

Uma das vítimas era uma mulher de Crema que foi transferida para este domingo para um hospital de Brescia e cujos testes deram resultado positivo. A vítima era uma paciente oncológica e o seu quadro clínico já estava comprometido. 

A outra era um homem de 80 anos de idade que estava internado no hospital de Milão. 

As vítimas mortais em Itália são pessoas idosas e que já apresentavam problemas de saúde anteriores à infeção do novo coronavírus.

O número de pessoas infetadas com o Covid-19 em Itália situa-se agora nos 229. 172 dos casos foram registados na Lombardia. 

11 localidades nesta região no norte de Itália estão em quarentena. 

Leia em Notícias ao Minuto: 

Número de mortos na China por Covid-19 sobe para 2.592


O número de mortos devido ao coronavírus Covid-19 subiu hoje para 2.592 na China continental e foram reportados 409 novos infetados, quase todos na província de Hubei, enquanto a maioria do país não contabilizou novos casos.

Segundo a atualização diária emitida pela Comissão Nacional de Saúde da China, 150 pessoas morreram até à meia-noite de hoje (16h de domingo em Lisboa). Entre os novos casos, 398 foram reportados pela província de Hubei, onde várias cidades estão em quarentena desde 23 de janeiro, numa medida que afeta cerca de 60 milhões de pessoas.

O número de pacientes em todo o país fixou-se, no total, em 77.150. No entanto, apenas sete entre as 34 províncias e regiões autónomas da China continental reportaram novos casos diários.

A Comissão Nacional de Saúde indicou que, no total, a China soma 9.915 casos graves de infeção, enquanto 24.734 pessoas já estão curadas e receberam alta.

A mesma fonte acrescentou que, até ao momento, 635.531 pessoas foram colocadas sob observação, após terem tido contacto próximo com os infetados, entre os quais 97.481 ainda estão a ser acompanhados.

Além dos mortos na China continental, morreram oito pessoas no Irão, quatro no Japão, duas na região chinesa de Hong Kong, sete na Coreia do Sul, três em Itália, uma nas Filipinas, uma em França, uma nos Estados Unidos e outra em Taiwan.

Notícias ao Minuto | Lusa | Imagem: © Lusa

Hong Kong interdita entradas a não residentes oriundos da Coreia do Sul


Hong Kong, China, 24 fev 2020 (Lusa) - Hong Kong vai proibir, a partir de terça-feira, a entrada a não residentes vindos da Coreia do Sul, onde o novo coronavírus Covid-19 fez já oito mortos e infetou 800 pessoas, anunciaram hoje as autoridades da região semiautónoma da China.

"Tendo em conta o desenvolvimento do surto na Coreia do Sul, o gabinete de Segurança vai emitir um alerta vermelho para viajantes", afirmou o secretário da Segurança de Hong Kong, John Lee, em conferência de imprensa.

"Pedimos aos moradores de Hong Kong que evitem viagens desnecessárias", aconselhou.

JPI // FPA

China | Macau apela a residentes para manterem restrições após 20 dias sem casos


Macau, China, 24 fev 2020 (Lusa) - O Governo de Macau apelou hoje aos residentes para continuarem a utilizar máscara e que, apesar de não se registarem casos de novo coronavírus há 20 dias, o território encontra-se num "momento crucial".

O território encontra-se "num momento crucial" no combate ao surto e as pessoas "devem evitar sair de casa", afirmou o chefe da divisão de operações e comunicações do Corpo de Polícia de Segurança Pública, Ma Chio Hong, em conferência de imprensa.

Parques públicos, trilhos, serviços públicos, zonas de lazer, espaços de ginástica na rua, parques infantis, entre outros, estão a ser abertos gradualmente, recordaram as autoridades, no dia em que se cumpre o 20.º dia sem novos casos no território.

No domingo, muitos destes parques foram abertos e as autoridades registaram uma grande concentração de pessoas nesses locais, alguns dos quais não estavam a utilizar máscara.

Ma Chio Hong disse que as autoridades estão a acompanhar a situação de circulação de pessoas na cidade e voltou a apelar para que os cidadãos utilizem máscara.

Timor-Leste | 45 projetos adjudicados por um anterior executivo estão a ser investigados


Díli, 24 fev 2020 (Lusa) -- O ministro das Obras Públicas timorense disse hoje que 45 projetos de emergência adjudicados pelo VI Governo estão a ser investigados por irregularidades pelo Ministério Público, tendo sido já pagos 97 outros do mesmo pacote.

Salvador dos Reis Pires disse que o VIII Governo já processou o pagamento de 97 dos 143 projetos que foram adjudicados dias antes das eleições legislativas de 2017 pelo VI Governo.

Os restantes 45, explicou, não tinham contrato ou tinham outras irregularidades que estão agora a ser investigadas pelo Ministério Público.

Salvador Pires explicou aos jornalistas em Díli que antes de processar os pagamentos de projetos o Governo e a Agência de Desenvolvimento Nacional (ADN) "verificam a realização no terreno".

Os projetos têm vindo a causar intensa polémica em Timor-Leste, tendo sido apontados num relatório da Câmara de Contas de 2019 que considera que foi "prática comum" do Conselho de Administração do Fundo de Infraestruturas (CAFI) e do Ministério das Obras Públicas, adjudicar obras sem cabimento orçamental, a maior parte das quais por ajuste direto.

Presidente timorense ainda não recebeu qualquer notificação sobre nova coligação


Díli, 24 fev 2020 (Lusa) -- O Presidente timorense disse hoje que não recebeu até ao momento qualquer informação oficial sobre a nova coligação de maioria parlamentar, anunciada no sábado, de que teve conhecimento apenas pelos 'media'.

"Vi nos 'media', na televisão, mas oficialmente até agora ainda não recebi qualquer carta de uma nova coligação que tenha sido formada entre os partidos políticos com o CNRT", disse, referindo à coligação anunciada por Xanana Gusmão, presidente do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense.

"Pedi aos partidos para que falassem, sem exclusão de qualquer partido, para que depois apresentassem essa opção ao Presidente da República. Isso até agora ainda não aconteceu", considerou.

No sábado, Xanana Gusmão anunciou uma nova coligação que integra 34 dos 65 deputados do Parlamento Nacional.

Além de contar com o apoio dos 21 deputados do CNRT, maior partido da atual coligação do Governo, a nova aliança inclui ainda os cinco deputados do Kmanek Haburas Unidade Nacional Timor Oan (KHUNTO) e os cinco do Partido Democrático (PD).

Portugal | Os caminhos ínvios da cultura


Enquanto esperam a chegada dos novos tempos, os empreendedores instalam-se no património cultural que decoram com obras de arte das colecções públicas. É a lógica agora enunciada pelo Ministério da Cultura.

Manuel Augusto Araújo* | opinião

De uma assentada Graça Fonseca, ministra da Cultura, e Ângela Ferreira, secretária de Estado da Cultura, assumem decisões esclarecedoras da sua perspectiva sobre cultura e património cultural.

Se ainda houvesse dúvidas – tendencialmente deve-se sempre conceder o benefício da dúvida – sobre se existiam políticas culturais, por mais controversas que fossem, em que a hierarquia dos valores culturais era a que se sobrepunha, ainda que com decisões questionáveis, aos interesses do mercado cultural, elas deixaram de existir.

A nomeação de Bernardo Alabaça para director-geral do Património Cultural pela ministra da Cultura e um despacho da secretária de Estado da Cultura que manda depositar em hotel privado obras de uma colecção adquirida pelo Estado – o que motivou um pedido de audição urgente do PCP à ministra – são a evidência de que o ministério da Cultura está capturado pelas forças do mercado. Para os actuais detentores desse pelouro é o mercado, que não reconhece qualquer outra hierarquia cultural que não seja a do que é rentável e vendável, o norte da sua acção.

As duas decisões, praticamente simultâneas, geraram imediatas perplexidades e indignações no universo intelectual e nos dirigentes da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) e do Conselho Internacional de Museus da Europa, que Luís Raposo comenta num excelente texto.

Os caminhos iniciados e percorridos pelo programa Revive já eram altamente preocupantes pela via única de entregar à indústria imobiliária turística a recuperação do património cultural construído, em risco de ruína ou em adiantado estado de degradação, sem se preocupar, ou melhor (pior), demitindo-se de definir os programas de ocupação deixando-os ao critério dos promotores privados. Deviam saber, ou sabem até bem demais, que a filantropia não entra nos seus cálculos. O interesse nos valores icónicos, históricos e culturais é meramente instrumental. O Estado tem um papel fundamental no equilíbrio entre a exploração desse património por privados e o seu usufruto público, mesmo assumindo-se que os projectos de arquitectura respeitem o traçado original.

Os exemplos de desastradas gestões e intervenções privadas no património edificado a nível internacional são muitos e o que aconteceu em Itália nos governos Berlusconi – mas não só, olhe-se para França e para os Hotel de Ville – deve, deveria, ser um fortíssimo sinal de alerta.

Portugal | Operação Lex: "Suspeitas de corrupção na Justiça são algo muito grave"


Marques Mendes comentou as suspeitas de corrupção que envolvem o ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) no âmbito do processo Operação Lex.

O comentador da SIC considera que as suspeitas de corrupção na distribuição de processos judiciais que  envolvem o ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa são uma situação "muito grave". 

Salvaguardando que se trata de uma suspeita e não de uma acusação, Marques Mendes evidenciou que o caso é "mau" e que as consequências para a imagem que os portugueses têm da Justiça são nefastas. 

"Em Portugal há sempre a tendência para generalizar, é tomar a parte pelo todo. Há um caso, logo é tudo corrupto. Paga o justo pelo pecador", lamentou o comentador. 

"Isto belisca a imagem de imparcialidade da justiça e faz com que os cidadãos desacreditem das instituições. E quando uma pessoa já não acredita na justiça , então o Estado de Direito e a Democracia estão a ficar seriamente afetados", acrescentou. 

No entender do social-democrata, "acusar a justiça de ser lenta, já sabemos que é uma acusação generalizada". Todavia, "suspeitas de corrupção na justiça é muitíssimo mais sério". 

Portugal | MÁSCARAS, É O QUE NÃO FALTA DURANTE TODO O ANO


Bom dia. Hoje há Expresso Curto mascarado de contaminado. Está na moda. Coronavírus em Itália com mortes e mais de 150 infetados. Mal-vindo à Europa. Itália treme de medo, exceto os doidos ou os regados a estupidez. Justificadamente, os europeus devem estar todos borradinhos. Estão mascarados de cagões mas fazem-se fortalhaços e de que está tudo bem. É só saúde!

Fecha fronteiras, não fecha fronteiras, é o tema do dia e decerto de semanas. Certo é que devagar, devagarinho, o coronavírus ou Covid-19 chegou para nos atormentar e matar. Os cidadãos europeus de mais idade são os que estão na primeira linha. Por isso haverá os que até considerarão uma purga útil. Os governos vão deixar de gastar tantos euros em reformas e cuidados de saúde. Os mais jovens ficarão livres dos “velhos”. Ao modo português Ventura do Chega e outros da mesma têmpera dirão que há males que vêm por bem. Será? Deve ser assim. Até porque é carnaval e não há que levar a mal.

Pois, o Carnaval já foi. Por cá, em Portugal, é que ele anda à solta. Esquecidos que estamos de que carnaval é todo o ano. Albino Forjaz de Sampaio é que escreveu muito bem as razões porque assim considerou. Já vão lá há muitas décadas, sempre atual. Afinal o que ele viu também nós atualmente podemos ver. Mas parece que não queremos.  Olhai as máscaras dos políticos, dos atores, dos nossos vizinhos do lado, de pseudo-amigos, dos médicos, dos advogados, dos juízes e etc… Uma fartura de hipocrisia e de faz de conta para ludibriar, vigarizar, roubar… Máscaras de todo o ano. Adiante.

Sobre a Venezuela, a TAP, Artur Santos Silva, explosivos e Guaidós servos dos EUA, muita tinta há-de correr ainda. Deixemos andar a trafulhice de Santos Silva e de Marcelo que falaram de certezas inocentes quando ainda não foi concluída a investigação. Que dirá ela, a dita? Ora, não pode deixar mal vistos os servidores do império nem Trump, o patrão de agora. Outro virá, poderoso, apreciando as caudas a abanar, em movimento contínuo, por estas ditas “democracias” comandadas pelo império, por CIAs e outras de sua família. Falta em Portugal a PIDE para se juntar à festa. Mas temos as "secretas" (que não sabemos o que é nem o que tramam). Ora, bufos é o que não falta e servidores macambúzios  e empertigados estão sempre a oferecerem-se para operar no terreno… A defenderem os interesses dos tais... que mandam. Nós pagamos, trouxas e plebeus. Otários.

Já agora: há um secretário de estado no governo de Costa que vendeu (vendeu?) a empresa ao sobrinho para ingressar no governo. Pois. Logo quando sair do governo vai comprar a empresa… Comprar? Será? Pois… Ai as manobras que eles aplicam para se servirem… Máscaras e mais máscaras. Vigaristas até mais não. Chicos espertos.

Adiante. Bailemos ao som e ritmo do forró. Baila, baila. Bailem, portuguesinhos amestrados. Máscaras e desfiles da vaidade, com mais pompa ou menos pomba, devidamente mascarados, é o que não falta durante todo o ano. Como sempre, quem se lixa é o mexilhão, decerto que os 90 por cento de cidadãos, ou mais… Esses escravos da modernidade. Como queiram. Afivelem as máscaras, cuidem-nas. Têm de durar todo o ano.

Bom dia e boas máscaras. Vão para o Curto com David Dinis.

MM | PG

Portugal | Tratados abaixo de cão


Manuel Molinos* | Jornal de Notícias | opinião

Já lá vai muito tempo em que expressões como "ser tratado como um cão" ou ser "tratado abaixo de cão" eram uma constatação óbvia e natural de uma sociedade pobre e desinformada.

E não. Ao contrário da mensagem que os aficionados querem passar, não há nenhuma tentativa de ligar os toureiros aos maus-tratos a animais alegadamente cometidos por João Moura. Nem há nenhuma crucificação em praça pública, nem confusão entre as atitudes pessoais do cavaleiro e a classe profissional a que pertence. O que há é um caso flagrante de maus-tratos a galgos e uma sucessão de desculpas tão arrepiantes como as fotos que mostraram o estado em que os animais se encontravam.

Após ter sido ouvido pela GNR, João Moura alegou: "Não tratei mal os meus cães, alguns estavam magros, mas não os tratei mal!". Dias depois, um empresário amigo do cavaleiro minimiza o caso e encontra um culpado pela subnutrição dos galgos: um trabalhador da quinta fugiu e deixou os cães à sua sorte enquanto João Moura estava em Espanha. E depois a estocada final, incrível e ridícula, na tentativa de defender o cavaleiro: "Alguns cães estavam de facto doentes e o João não os quis abater, como muita gente faz".

Covid-19 | Doente vindo de Milão é novo caso suspeito de coronavírus no Porto


Um homem doente proveniente de Milão foi este domingo encaminhado para o Hospital de São João, no Porto, por suspeita de infeção com o coronavírus Covid-19.

"A Direção-Geral da Saúde (DGS) informa que foi validado um caso suspeito de infeção por novo Coronavírus (Covid-19) em Portugal, após avaliação clínica e epidemiológica. Trata-se de um doente proveniente de Milão que foi encaminhado para o Centro Hospitalar Universitário de São João. A unidade é um dos hospitais de referência para estas situações", escreve a DGS em comunicado.

"O doente fica internado e serão realizadas colheitas de amostras biológicas para análise pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA)", informa ainda a DGS.

Este é o 13.º caso suspeito de infeção com Covid-19 detetado em Portugal. Todos os 12 casos anteriores foram negativos.

Internamento é "apenas por precaução"

O internamento do doente suspeito de infeção com coronavírus no Hospital São João no Porto "é apenas por precaução", disse à Lusa a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, sublinhando que a DGS está "atenta à situação".

"É apenas um caso suspeito, o seu internamento é apenas por precaução", afirmou Graça Freitas sobre o novo caso suspeito de infeção por coronavírus, num homem proveniente de Milão.

"Estamos a acompanhar atentamente a situação em Itália, que está circunscrita a algumas zonas, não ao país inteiro. De qualquer maneira, de facto, internámos uma pessoa para investigação, apenas por precaução", adiantou Graça Freitas.

Reconhecendo que "muitas pessoas de Portugal estiveram em Itália nos últimos dias, nas últimas semanas, sobretudo nos últimos 14 dias, que são os dias que interessam,", a diretora-geral da Saúde fez questão de "deixar uma palavra de tranquilidade a estas pessoas, mas dizer-lhes também que estejam atentas".

"Se estão assintomáticas, [devem] estar atentas ao aparecimento eventual de sintomas, sobretudo se estiveram com doentes em Itália", disse Graça Freitas.

"Vamos publicar no nosso 'site' as áreas afetadas [em Itália] para as pessoas poderem saber quais são os focos onde a doença está presente", anunciou ainda.

Presidente timorense pede mais recursos para se combater corrupção no país


Díli, 24 fev 2020 (Lusa) - O Presidente timorense pediu hoje mais recursos para se combater a corrupção em Timor-Leste, apelando aos deputados para que acelerem a adoção da lei anticorrupção, perante o que diz ser um aumento desse tipo de criminalidade.

"Lanço um novo apelo aos senhores deputados, para que a Lei Anticorrupção seja aprovada com a maior brevidade possível", disse Francisco Guterres Lu-Olo, recordando que a proposta foi apresentada em junho de 2018.

"Ao longo dos últimos anos foram apresentados três projetos de lei e, por isso, temos a esperança de que a proposta atual seja aprovada a curto prazo, na medida em que esta lei será um complemento ao Código Penal, criando medidas especiais para a prevenção e o combate à corrupção", defendeu.

Lu-Olo falava em Díli no arranque da Conferência Nacional Comemorativa do 10.º Aniversário da Comissão Anticorrupção (CAC), que nos próximos dias fará um ponto da situação sobre o combate à corrupção em Timor-Leste.

O chefe de Estado recordou os instrumentos legais que já existem em Timor-Leste para prevenir e combater a corrupção, incluindo a adesão a convenções e instrumentos internacionais, mas pediu mais recursos perante uma dimensão mais grave, sofisticada e violenta de criminalidade.

"Para reforçar esta cultura contra a corrupção, é necessário definirmos juntos uma agenda nacional. Um Plano Estratégico Nacional Anticorrupção sistemático e integrado, que sirva de orientação para todas as instituições, para que atuem de forma alinhada com a visão da CAC", sustentou.

"Não basta existir enquadramento legal e institucional. As instituições precisam também de meios, de uma Lei Anticorrupção forte e eficiente, e de uma Estratégia Nacional sólida para prevenir e combater a corrupção", afirmou. 

Mais lidas da semana