segunda-feira, 22 de março de 2021

Em que mundo vive a OTAN? | Medea Benjamin e Nicolas Davi

#Publicado em português do Brasil

Medea Benjamin e Nicolas Davies* | Dossier Sul

reunião de fevereiro dos Ministros da Defesa da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), a primeira desde que o Presidente Biden chegou ao poder, revelou uma aliança antiquada de 75 anos que, apesar de seus fracassos militares no Afeganistão e na Líbia, está agora orientando sua loucura militar para dois inimigos mais formidáveis, armados com armas nucleares: a Rússia e a China.

Este tema foi enfatizado pelo Secretário de Defesa dos EUA Lloyd Austin em uma coluna de opinião do Washington Post antes da reunião da OTAN, insistindo que “comportamentos agressivos e coercivos de concorrentes estratégicos como a China e a Rússia reforçam nossa crença na segurança coletiva”.

A utilização da Rússia e da China para justificar um maior desenvolvimento militar ocidental é um elemento-chave no novo “Conceito Estratégico” da aliança, chamado OTAN 2030: Unidos por uma Nova Era, que pretende definir seu papel no mundo para os próximos dez anos.

A OTAN foi fundada em 1949 pelos Estados Unidos e outras 11 nações ocidentais para enfrentar a União Soviética e a ascensão do comunismo na Europa. Desde o fim da Guerra Fria, ela cresceu para 30 países, se expandindo para incorporar a maior parte da Europa Oriental, e agora tem uma longa e persistente história de guerra ilegal, bombardeio de civis e outros crimes de guerra.

Em 1999, a OTAN lançou uma guerra sem a aprovação da ONU para separar o Kosovo da Sérvia. Seus ataques aéreos ilegais durante a Guerra do Kosovo mataram centenas de civis, e seu aliado próximo, o presidente Hashim Thaci, está agora em julgamento por crimes de guerra brutais cometidos sob os auspícios da campanha de bombardeios da OTAN.

Longe do Atlântico Norte, a OTAN tem lutado ao lado dos Estados Unidos no Afeganistão desde 2001, e atacou a Líbia em 2011, deixando para trás um Estado falido e provocando uma crise maciça de refugiados.

A primeira fase da nova revisão do Conceito Estratégico da OTAN é chamada de relatório do Grupo de Reflexão da OTAN 2030. Isso parece encorajador, uma vez que a OTAN obviamente e urgentemente precisa refletir sobre sua história sangrenta. Por que uma organização nominalmente dedicada a dissuadir a guerra e preservar a paz continua começando guerras, matando milhares de pessoas e deixando países ao redor do mundo atolados em violência, caos e pobreza?

Mas infelizmente, este tipo de introspecção não é o que a OTAN quer dizer com “reflexão”. O Grupo de Reflexão, ao invés disso, aplaude a OTAN como “a aliança militar mais bem sucedida da história”, e parece ter extraído de uma folha do livro de Obama apenas “olhando para o futuro”, já que ela se carrega para uma nova década de confronto militar com seus cegos firmemente no lugar.

O papel da OTAN na “nova” Guerra Fria é realmente uma reversão de seu antigo papel na Guerra Fria original. Isto é instrutivo, pois revela as terríveis razões pelas quais os Estados Unidos decidiram criar a OTAN em primeiro lugar, e as expõe a uma nova geração de americanos e europeus para examinar no contexto do mundo de hoje.

Qualquer guerra dos EUA com a União Soviética ou com a Rússia sempre colocaria os europeus diretamente na linha de frente, tanto como combatentes quanto como vítimas em massa. A principal função da OTAN é garantir que o povo da Europa continue a desempenhar esses papéis nos planos de guerra dos Estados Unidos.

Como explica Michael Klare em um relatório da OTAN Watch sobre o OTAN 2030, cada passo que os EUA estão dando com a OTAN tem “a intenção de integrá-la aos planos dos EUA para lutar e derrotar a China e a Rússia em uma guerra sem tréguas”.

O plano do Exército dos EUA para uma invasão da Rússia, que é eufemisticamente chamado “O Exército dos EUA em Operações Multi-Domínio”, começa com bombardeios de mísseis e artilharia de centros de comando e forças defensivas russas, seguido de uma invasão por forças blindadas para ocupar áreas e locais chave até que a Rússia se renda.

Sem surpresa, a estratégia de defesa da Rússia diante de tal ameaça existencial não seria se render, mas retaliar contra os Estados Unidos e seus aliados com armas nucleares.

Os planos de guerra dos EUA para um ataque à China são semelhantes, envolvendo mísseis disparados a partir de navios e bases no Pacífico. A China não tem sido tão pública sobre seus planos de defesa, mas se sua existência e independência fossem ameaçadas, provavelmente também usaria armas nucleares, como de fato os Estados Unidos fariam se as posições fossem invertidas. Mas assim não seria – visto que nenhum outro país tem a máquina de guerra ofensiva que precisaria para invadir os Estados Unidos.

Michael Klare conclui que a OTAN 2030 “compromete todos os membros da aliança a uma competição militar onerosa com a Rússia e a China, que os exporá a um risco cada vez maior de guerra nuclear”.

Então como o povo europeu se sente sobre seu papel nos planos de guerra dos Estados Unidos? O Conselho Europeu de Relações Exteriores realizou recentemente uma pesquisa aprofundada com 15 mil pessoas em dez países da OTAN e na Suécia, e publicou os resultados em um relatório intitulado “A Crise do Poder Americano: Como os Europeus vêem a América de Biden”.

O relatório revela que uma grande maioria dos europeus não quer participar de uma guerra dos EUA com a Rússia ou a China e quer permanecer neutra. Apenas 22% apoiariam tomar o lado americano numa guerra com a China, 23% numa guerra com a Rússia. Portanto, a opinião pública européia está em total desacordo com o papel da OTAN nos planos de guerra dos Estados Unidos.

Nas relações transatlânticas em geral, a grande maioria dos países europeus vêem o sistema político dos EUA como dividido e a política de seus próprios países como estando em forma mais saudável. Cinqüenta e nove por cento dos europeus acreditam que a China será mais poderosa que os Estados Unidos dentro de uma década, e a maioria vê a Alemanha como um parceiro e líder internacional mais importante que os Estados Unidos.

Apenas 17% dos europeus querem laços econômicos mais estreitos com os Estados Unidos, enquanto ainda menos, 10% dos franceses e alemães, pensam que seus países precisam da ajuda dos Estados Unidos em sua defesa nacional.

A eleição de Biden não mudou muito a visão dos europeus em relação a uma pesquisa anterior em 2019, porque eles vêem o Trumpismo como um sintoma de problemas mais profundamente enraizados e de longa data na sociedade americana. Como os escritores concluem, “A maioria dos europeus duvida que Biden possa levantar o Humpty Dumpty novamente”.

Há também um recuo entre os europeus na exigência da OTAN de que os membros gastem 2% de seu produto interno bruto na defesa, um objetivo arbitrário que apenas 10 dos 30 membros atingiram. Ironicamente, alguns Estados atingirão a meta da OTAN sem aumentar suas despesas militares porque a COVID reduziu seu PIB, mas é improvável que os membros da OTAN que lutam economicamente dêem prioridade às despesas militares.

A cisão entre a hostilidade da OTAN e os interesses econômicos da Europa é mais profunda do que apenas as despesas militares. Enquanto os Estados Unidos e a OTAN vêem a Rússia e a China principalmente como ameaças, as empresas européias as vêem como parceiros-chave. Em 2020, a China suplantou os EUA como maior parceiro comercial da União Européia e, no final de 2020, a UE concluiu um acordo de investimento abrangente com a China, apesar das preocupações dos EUA.

Os países europeus também têm suas próprias relações econômicas com a Rússia. A Alemanha continua comprometida com o gasoduto Nord Stream 2, uma artéria de gás natural de 746 milhas terrestres que vai do norte da Rússia até a Alemanha – mesmo como a administração Biden a chamando de “mau negócio” e afirmando que ela torna a Europa vulnerável à “traição” russa.

A OTAN parece alheia às mudanças dinâmicas do mundo atual, como se vivesse em um planeta diferente. Seu relatório do Grupo de Reflexão de um lado só cita a violação da Rússia ao direito internacional na Crimeia como a principal causa da deterioração das relações com o Ocidente, e insiste que a Rússia deve “voltar ao pleno cumprimento do direito internacional”. Mas ignora as violações muito mais numerosas do direito internacional por parte dos EUA e da OTAN e o papel de liderança nas tensões que alimentam a renovada Guerra Fria:

– invasões ilegais de Kosovo, Afeganistão e Iraque;
– o acordo desfeito sobre a expansão da OTAN na Europa Oriental;
– a retirada dos Estados Unidos de importantes tratados de controle de armas;
– mais de 300.000 bombas e mísseis lançados sobre outros países pelos Estados Unidos e seus aliados desde 2001;
– as guerras por procuração dos EUA na Líbia e na Síria, que mergulharam ambos os países no caos, revitalizaram a Al Qaeda e geraram o Estado islâmico;
– a administração americana do golpe de 2014 na Ucrânia, que levou ao colapso econômico, à anexação russa da Crimeia e à guerra civil na Ucrânia Oriental; e a dura realidade do registro dos Estados Unidos como um agressor em série cuja máquina de guerra ofensiva anula as despesas de defesa da Rússia em 11 para 1 e da China em 2,8 para 1, mesmo sem contar as despesas militares de outros países da OTAN.
– O fracasso da OTAN em examinar seriamente seu próprio papel no que ela eufemisticamente chama de “tempos incertos” deveria, portanto, ser mais alarmante para americanos e europeus do que suas críticas unilaterais à Rússia e à China, cujas contribuições para a incerteza de nosso tempo empalidecem por comparação.

A preservação míope e a expansão da OTAN por toda uma geração após a dissolução da URSS. e o fim da Guerra Fria preparou tragicamente o cenário para a renovação dessas hostilidades – ou talvez até tornou seu renascimento inevitável.

Grupo de Reflexão da OTAN justifica e promove a renovada Guerra Fria dos Estados Unidos e da Organização, preenchendo seu relatório com uma análise perigosamente unilateral da ameaça. Uma revisão mais honesta e equilibrada dos perigos que o mundo e o papel da OTAN neles enfrentam levaria a um plano muito mais simples para o futuro da OTAN: que ela deveria ser dissolvida e desmantelada o mais rápido possível.

***

Medea Benjamin é cofundadora do CODEPINK for Peace, e autor de vários livros, incluindo “Inside Iran: A verdadeira história e política da República Islâmica do Irã”

Nicolas J. S. Davies é jornalista independente, pesquisador do CODEPINK e autor de Blood On Our Hands: the American Invasion and Destruction of Iraq (Sangue em Nossas Mãos: Invasão e Destruição Americana do Iraque).

*Originalmente em MintPress News

Dossier Sul

Sem comentários:

Mais lidas da semana