domingo, 28 de março de 2021

TRINCHEIRA COMUM

ACTO COMEMORATIVO NA EMBAIXADA DA REPÚBLICA DA VENEZUELA BOLIVARIANA EM LUANDA – 26 DE MARÇO DE 2021

Martinho Júnior, Luanda 

Sua Excelência o Embaixador da República da Venezuela Bolivariana em Luanda, Senhor Marlon Jose Peña Labrador recebeu pelas 11 horas do dia 26 de Março de 2021 na Embaixada da República da Venezuela Bolivariana em Luanda, membros da Associação “Círculo 4F”, no acto comemorativo por ocasião do 271º natalício do precursor Francisco de Miranda, considerado um dos primeiros internacionalistas de vanguarda de todo o Sul Global e um dos arquitectos das lutas armadas de libertação na América contra o colonialismo espanhol.

Na ocasião Sua Excelência teve a oportunidade de fazer um percurso memorial da vida e obra em três continentes do precursor Francisco de Miranda, sublinhando assim as honras prestadas, acompanhadas de notas evocativas de experiências da trincheira comum, algumas delas vividas pelos próprios membros da Associação presentes, em nome dos demais.

Por fim foi lida a intervenção que se junta e a nota de recepção da oferta de livros à biblioteca da Embaixada.

A sensibilidade em relação à história do Sul Global, com todos os sensores e emoções próprias das experiências de séculos vividas nas veias abertas da tricontinental, estiveram presentes sobre a mesa também como afirmação da liberdade dos emergentes na sua saga de libertação, século XXI adentro!

A aproximação entre os povos, a amizade, a solidariedade e o estudo, são tidos e afirmados como um dever dos antigos combatentes e veteranos da Pátria de Agostinho Neto!

INTERVENÇÃO EM NOME DA ASSOCIAÇÃO “CÍRCULO 4F

Por ocasião do 271º aniversário do natalício do precursor Francisco de Miranda, um pequeno grupo de antigos combatentes e veteranos da pátria de Agostinho Neto que constituem o núcleo potenciador do “Círculo 4 F” – “Associação de Amizade, Solidariedade e Estudo da Venezuela Bolivariana em Angola”, vem honrar a memória desse ilustre combatente revolucionário, inspirador de legítimas lutas pela liberdade, autodeterminação e independência em todo o Sul Global, oferecendo à biblioteca da Embaixada da República da Venezuela Bolivariana em Luanda, alguns livros e revistas para engrossar o seu património.

Sendo um acto simbólico e representativo, ele cabe humildemente na sensibilidade da trincheira comum de luta entre os povos bolivariano e angolano, inspirada pelos nossos maiores, por parte de alguns antigos combatentes e veteranos que pertencem à geração precursora da independência de Angola.

Honrar a memória do precursor Francisco de Miranda é não só a reafirmação de laços comuns entre a Venezuela Bolivariana e Angola, mas também a substantiva prova que as gerações de precursores das lutas pela autodeterminação e independência de África, de América Latina e da Ásia se sentem combatentes duma trincheira comum que se torna extensiva a todo o Sul Global, numa altura em que se torna tão sensível a necessidade de lógica com sentido de vida em benefício de toda a humanidade e do respeito que a Mãe Terra merece.

Os componentes do “Círculo 4 F” – “Associação de Amizade, Solidariedade e Estudo da Venezuela Bolivariana em Angola”, reconhecem a necessidade de alimentar essa trincheira comum e contribuir para a afirmação duma cultura inscrita no âmbito da legitimidade, das aspirações e dos esforços do Não Alinhamento activo, dignos da emergência do Sul Global e de relacionamentos saudáveis e profícuos entre todas as nações, estados e povos da Terra!

Honra à memória do precursor Francisco de Miranda e honra a todos os precursores das lutas pela autodeterminação, independência e soberania dos povos do Sul Global!

Martinho Júnior -- Luanda, 26 de Março de 2021

Imagens:

01- Retrato de Francisco de Miranda, pelo pintor Tovar y Tiovar – Wikipedia - https://es.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Miranda;

02- Memória de Francisco de Miranda e memórias da trincheira comum, Embaixada da Venezuela Bolivariana – Círculo 4F – 26 de Março de 2021;

03- Memória de Francisco de Miranda e memórias da trincheira comum, Embaixada da Venezuela Bolivariana – Círculo 4F – 26 de Março de 2021.


SÍNTESE BIOGRÁFICA DO PRECURSOR FRANCISCO DE MIRANDA

Recolhido da Wikipedia – https://es.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Miranda

Sebastián Francisco de Miranda y Rodríguez Espinoza, conocido como Francisco de Miranda (Caracas28 de marzo de 1750-San Fernandoprovincia de Cádiz14 de julio de 1816), fue un políticomilitardiplomáticoescritorhumanista e ideólogo venezolano considerado El Precursor de la Emancipación Americana contra el Imperio español.

Conocido como El Primer Venezolano Universal y El Americano más Universal, participó en la Independencia de los Estados Unidos, la Revolución francesa, acontecimiento del cual fue protagonista destacado por lo que le fue otorgado el título de Héroe de la Revolución, y posteriormente en la Independencia de Venezuela, siendo líder del Bando Patriota y gobernante de la Primera República de Venezuela durante esta última, en calidad de Dictador Plenipotenciario y Jefe Supremo de los Estados de Venezuela

Destacó en la política como un firme defensor de la independencia y la soberanía de las naciones en el ámbito internacional. Militó con los girondinos en Francia, fue firmante del Acta de la Declaración de Independencia de Venezuela e impulsor y líder de la Sociedad Patriótica. También fue el creador del proyecto geopolítico conocido como Gran Colombia que Simón Bolívar trataría de llevar a cabo tras la liberación de los territorios que hoy conforman ColombiaPanamáEcuador y Venezuela en 1826, aspirando a unificarlos en una sola nación.

Al militar en las filas de los ejércitos español y francés, alcanzó los rangos de coronel y mariscal, respectivamente. Además, obtuvo el grado de coronel en el ejército ruso, concedido por Catalina II la Grande, y fue el primer comandante en jefe de los ejércitos venezolanos, ostentando el título de generalísimo. Su carrera militar contempla su participación en cuatro contiendas: el sitio de Melilla (1774-1775) y la Invasión española de Argel de 1775 en el norte de África, la Guerra de Independencia Estadounidense, las Guerras Revolucionarias Francesas y la Guerra de Independencia de Venezuela. Entre sus gestas militares destacan su actuación en el sitio de Melilla, la batalla de Pensacola en Estados Unidos y la batalla de Valmy en Francia. Miranda fue combatiente destacado en tres continentes: ÁfricaAmérica y Europa.

A pesar de haber formado parte de tantos procesos revolucionarios y gubernamentales en el ámbito internacional, fracasó a la hora de poner en práctica sus proyectos en su propio país, Venezuela. No obstante, su ideal político perduró en el tiempo y sirvió de base para la fundación de la Gran Colombia, mientras que sus ideas independentistas influyeron en destacados líderes de la «Emancipación Americana», como Simón Bolívar en Venezuela y Bernardo O'Higgins en Chile.

Su nombre está grabado en el Arco del Triunfo de París. Su retrato forma parte de la Galería de los Personajes en el palacio de Versalles; su estatua se encuentra frente a la del general Kellerman en el Campo de ValmyFrancia.

Sem comentários:

Mais lidas da semana