sexta-feira, 21 de maio de 2021

Justiça dos EUA apreende dezenas de grandes felinos do casal 'Tiger King' da Netflix

# Publicado em português do Brasil

68 leões, tigres e outras panteras que já pertenceram a "Joe Exotic", o extravagante proprietário do zoológico no centro do documentário Tiger King, foram apreendidos pelo Departamento de Justiça dos EUA, disse na quinta-feira.

Os promotores disseram acreditar que um jaguar, sete leões, 46 tigres e 15 híbridos de leão-tigre pertencentes a Jeffrey Lowe e sua esposa, Lauren Lowe, foram vendidos, comprados ou transportados, o que seria uma violação da Lei de Espécies Ameaçadas (ESA) .

A declaração dizia: “Há provável causa para acreditar que os 68 felinos e a onça continuam a ser feridos e assediados e, portanto, ilegalmente tomados em violação do ESA.”

“Esta apreensão deve enviar uma mensagem clara de que o Departamento de Justiça leva muito a sério os supostos danos a animais criados em cativeiro protegidos pela Lei de Espécies Ameaçadas”, disse o procurador-geral assistente em exercício, Jean Williams, da Divisão de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Departamento de Justiça.

Esta série de documentários Tiger King traça a vida do exuberante "Joe Exotic", 58, seu nome verdadeiro Joe Maldonado-Passage, que acumulou uma pequena fortuna graças a um zoológico inaugurado em 1999 em Oklahoma, antes de perder tudo. Ele foi condenado em janeiro de 2020 a 22 anos de prisão por tentar assassinar sua rival, Carole Baskin, uma defensora dos animais que criticou seus métodos, incluindo a reprodução excessiva e maus-tratos que resultaram na morte de vários animais.

O ex-parceiro de negócios de Joe Exotic, Jeff Lowe, e sua esposa Lauren compraram oficialmente o zoológico dele um ano antes de sua condenação e administraram o "Greater Wynnewood Exotic Animal Park". Em junho de 2020, um tribunal ordenou que eles transferissem a propriedade, exceto os animais, para Carole Baskin.

Eles então levaram os animais para outra área e planejaram abrir o "Tiger King Park" em 2021.

Crueldade animal

O casal foi acusado em novembro de violar a ESA e a Lei de Bem-Estar Animal.

As autoridades observaram que os maus-tratos aos gatos continuaram sob seu manejo. De acordo com documentos judiciais, os animais selvagens não foram alimentados, cuidados ou abrigados adequadamente, resultando na morte de três felinos jovens que morreram de desnutrição e dois outros em condições suspeitas.

O casal, por ter se recusado a cumprir as liminares das autoridades, recebeu ordem de retirar os animais. Mas os policiais encarregados do caso acharam difícil lidar com o casal.

"Lauren Lowe ameaçou me matar", disse o policial Kevin Seiler em um comunicado em maio. "Suas palavras foram particularmente intimidantes, visto que o ex-parceiro deles está na prisão por contratar um assassino."

Eventualmente, a "operação de resgate" foi realizada ao longo de vários dias, com a apreensão de um total de 45 tigres, seis leões, 11 ligres (mestiços de leão e tigre) e uma pantera negra, de acordo com um comunicado do Ministério da Justiça, que não especifica para onde foram transferidos.

Africanews com AFP

Sem comentários:

Mais lidas da semana