quarta-feira, 12 de maio de 2021

Sporting | Só eles sabem porque não ficaram em casa

Alegria incontida, esfusiante, pelas ruas de Portugal. Principalmente em Lisboa e Porto, mas um pouco por todo o país e arredores. Tudo muito verde porque o Sporting saiu merecidamente o campeão do campeonato nacional 20/21 – agora chamam-lhe outra coisa… Taça da Liga? O quê?

No Curto de hoje e em toda a comunicação social aí temos a vitória do Sporting Campeão, dezanove anos depois da sua fase de jejum. Dezanove é muito tempo. Até deu para criar os filhos que há 19 anos era criançolas e que atualmente já são homens e mulheres jovens, mas muito adultos. Pode dizer-se que o jejum do Sporting foi do tamanho de uma grande parte da vida. Mas ainda bem, pela grande e difícil vitória. Parabéns.

Milhares de portugueses estiveram-se borrifando para o covid-19 e para as leis restritivas. Apostaram na alegria de o seu clube ser finalmente campeão e correr o risco de ficarem contaminados pelo covid-19… Esperemos que, com sorte, nada de mal aconteça. Que os números dos contagiados, os novos casos, não aumentem.

Pela aglomeração de milhares de pessoas na confraternização da onda verde as críticas não se fizeram esperar. Pelo visto ao de leve a “porrada” leva-a o ministro Eduardo Cabrita, a PSP… e há-de haver mais a “levar nas trombas”. Pergunte-se: mas o que queriam que o homem-ministro fizesse? E, mas o que queriam que a PSP fizesse? Como seria possível travar a multidão de alegria incontida? Estragar a festa com distúrbios que mesmo assim ocorreram junto ao estádio em Alvalade? Tenham dó. A “festa” foi um risco, sim. Esperemos pela “fatura covid” ou talvez não. Certo era que não podiam parar aqueles que só eles sabem porque não ficaram em casa, os sportinguistas. Sejamos otimistas e esperemos que nada de pior venha a causar aquela festa de milhares nas ruas.

Martim Silva traz no Curto a alegria verde. Nota-se pela prosa que é sportinguista (ou talvez não). Parabéns. Nestes casos o desporto, o desportivismo, deve ser sempre a regra. Fiquemos contentes por ver os sportinguistas contentes. E por ver certos e incertos lisboetas contentes apesar de não serem adeptos do Sporting… É que o troféu de campeão ficou em Lisboa, não foi para o Porto da arrogância e da ironia (ou outro do mesmo jaez). Sim, esses, o FCP e outros. Adiante. Saliente-se que a cerca sanitária em Odemira foi à vida. Cuidados e juízo na luta contra o covid-19 e contra aqueles que nos querem tirar as liberdades e a mísera democracia que resta.

Bom dia e dêem a atenção que o Curto merece. Não só de futebol conseguimos alegrias e tristezas. Outros acontecimentos e outras notícias também contêm essas capacidades.

MM | PG


Bom dia este é o seu Expresso Curto 

Onde vai um vão todos... 19 anos depois

Martim Silva | Expresso

Bom dia,

Este é o seu Expresso Curto desta quarta-feira, 12 de maio, e a notícia mais marcante é naturalmente a conquista do título de campeão nacional de futebol pelo Sporting, conseguido na última noite depois de uma sofrida vitória frente ao Boavista.

Venha daí comigo,

Num dos mais notáveis e inesperados percursos da história do futebol português, o Sporting Clube de Portugal, que começou a época como um claro não favorito ao título nacional, acabou na última noite de garantir o campeonato, depois de (mais) uma vitória sofrida frente ao Boavista de Jesualdo Ferreira, em Alvalade. Com apenas duas jornadas para o final da competição (mais cedo este ano por causa do Euro), os leões asseguraram já matematicamente o título com os oito pontos de vantagem sobre o FC Porto, o anterior campeão. No próximo sábado, o jogo dos leões na Luz já não vai interferir nas contas (embora para o Benfica ainda possa significar o acesso ao segundo lugar).

A última vez que o Sporting tinha sido campeão, Durão Barroso tinha acabado de chegar a primeiro-ministro, o euro ainda dava os primeiros passos nos nossos bolsos e o caso Casa Pia ainda não tinha rebentado. 19 anos depois, o Sporting voltou a ter nas mãos o troféu maior do futebol nacional.

A taça de campeão nacional foi levantada pelo capitão Coates eram 23.16, perante as bancadas de um vazio estádio Alvalade XXI. Lá fora, milhares (em muitos casos ignorando as mais básicas regras sanitárias em vigor) aguardavam pela volta dos novos campeões pelas ruas da capital.

Eis alguns dos conteúdos que a Tribuna Expresso preparou para si e que valem bem uma leitura:

Neste acompanhamento minuto-a-minuto dos festejos, que só terminaram já bem depois das quatro da manhã, pode ver imagens, vídeos e o que foi sucedendo na última noite.

Catarina Pereira, de Lá Em Casa Mando Eu: Resumindo  título do Sporting: é muito raro, suscita curiosidade porque parece o fim do mundo, mas há de passar (por Lá em Casa Mando Eu)

Diogo Faro, humorista: EU QUERO O SPORTING CAMPEÃAAAAAO (*LER ISTO A CANTAR)

Opinião de Paulo Baldaia: Agradeçam a Frederico Varandas

Opinião de Daniel Oliveira: Uma vitória inteira e limpa

Opinião de Pedro Boucherie Mendes: Amorim em Tempos de Cólera

Aqui lhe deixo algumas das melhores imagens dos festejos dos adeptos mal o Sporting se sagrou campeão. E aqui outra fotogaleria com algumas das imagens marcantes da última noite.

E aqui as declarações de Rúben Amorim após o jogo.

Finalmente, e porque o futebol é nas quatro linhas, deixo a crónica da Lídia Paralta Gomes sobre o jogo de ontem, em que escreve sobre como a beleza do futebol está nas improbabilidades. Ah, ainda da Lídia, esta prosa sobre o homem que um ano depois fez parecer 10 milhões um punhado de tostões.

No Podcast Expresso da Manhã, conduzido por Paulo Baldaia, hoje o tom é um pouco diferente do habitual. Fala-se do Sporting campeão e os protagonistas são alguns dos rostos da redação do Expresso que vestem de verde e branco - uma conversa leve tida minutos depois do apito final do Sporting-Boavista.

Dois parêntesis, não irrelevantes, antes de passar para o resto do noticiário:
1. Espero sinceramente que os enormes, desordenados e descuidados ajuntamentos populares não signifiquem um retrocesso na situação da pandemia nas próximas semanas. Espero mesmo mas temo seriamente estar enganado.

2. A organização e segurança dos festejos em Alvalade e até ao Marquês de Pombal deixaram mesmo muito a desejar e as cenas lamentáveis, com cargas policiais, o uso de balas de borracha, os confrontos, sucederam-se. Lamentável

OUTRAS NOTÍCIAS

Cá dentro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, andou pelo Alto Minho na sua Presidência Aberta, e aparentemente teve um dia em cheio. E ainda alertou para a necessidade da prevenção no combate aos incêndios florestais, em ano de autárquicas.

A cerca de sanitária em duas freguesias de Odemira, devido à covid-19, foi levantada desde as 00h de hoje. O anúncio foi feito pelo próprio Presidente da República.

A Comissão Parlamentar de Inquérito ao Novo Banco tem dado muito que falar. Basta lembrar os recentes depoimentos de Moniz da Maia e Luís Filipe Vieira. No último dia foi a vez de ser ouvido o presidente da sociedade que comprou o banco.

Há dois anos foi criada a Entidade para a Transparência. Dois anos depois, o Governo garante celeridade para a sua instalação e início de actividade.

O ministro Augusto Santos Silva defendeu que há temas mais urgentes para discutir que o levantamento das patentes das vacinas contra a covid-19, um tema que está na agenda global perante o atraso no processo de vacinação nos países menos ricos.

Outro ministro, o da Defesa, João Gomes Cravinho, tem sido muito criticado entre militares por causa da reforma das Forças Armadas que está a tentar levar a cabo. A resposta do governante? Em democracia, é aos políticos que cabe a decisão e não aos militares.

A viúva de Ihor, o cidadão ucraniano morto nas instalações do SEF em Lisboa no ano passado, fez saber que vai recorrer da decisão judicial do caso, anunciada esta segunda-feira.

Groundforce: Credores e acionistas têm de estar alinhados para o sucesso da insolvência, caso contrário o processo vai arrastar-se

Lello, no Porto, é candidata a livraria mundial do ano (não conhecia a distinção? Eu também não).

Hoje é 12 de maio e esta noite há celebração em Fátima, onde são esperados 7500 peregrinos para a Procissão das Velas.

Presidência portuguesa UE

"Passe" de viagens pode mudar de nome. Testes gratuitos será difícil

A Presidência portuguesa da União Europeia admite que o nome “Certificado Covid19 da UE”, proposto pelo Parlamento Europeu, é melhor que o “Certificado Verde Digital”, proposto pela Comissão. O documento deve facilitar as viagens na Europa no verão a quem foi testado, vacinado ou já recuperou da doença. Os eurodeputados querem também testes gratuitos para quem viaja, mas essa proposta esbarra nos governos dos 27. As negociações entre as duas instituições já começaram. O desafio é chegar a acordo ainda este mês. “Não podemos impor um preço para os testes na União Europeia, é um mercado livre", afirmou Ana Paula Zacarias na conferência de imprensa que se seguiu à reunião de ministros dos Assuntos Europeus desta terça-feira.

Sobre as vacinas. A Comissão Europeia exigiu, terça-feira, que a AstraZeneca entregue até ao final de junho as 90 milhões de doses da vacina anti-covid-19 que deveriam ter sido entregues no primeiro trimestre. Bruxelas avançou judicialmente contra a farmacêutica, no mês passado, e planeia avançar com sanções financeiras, sendo que para já a indemnização solicitada é, a título provisório, de um euro, até os advogados que representam a UE determinarem o montante equivalente aos danos e prejuízos.

Lá fora

Os confrontos entre Israel e a Palestina estão a escalar e o clima aproxima-se do de uma guerra aberta. Desde terça-feira, o número de mortos já ascendem a quatro dezenas de pessoas.

O Presidente do Egipto aprovou o projeto de alargamento do Canal do Suez.

Nos EUA, os Globos de Ouro estão envolvidos numa enorme polémica, como pode ler aqui.

Rússia prepara a aprovação de uma lei que visa impedir líderes oposicionistas de se candidatarem a eleições.

O anúncio da Astrazeneca de que o seu presidente vai ver aumentado o seu prémio potencial (muito chorudo) não foi bem recebida dentro da própria estrutura accionista da empresa.

O discurso da Rainha Isabel II sobre as prioridades da governação de Boris Johnson para os tempos mais próximos faz prever alguma agitação e polémica no Reino Unido.

Perto de dois milhares de migrantes estão amontoadas em centros de acolhimento em Lampedusa, Itália.

FRASES

"Quero que se lembrem deste momento se daqui a um mês e meio perdermos algum joguinho, para não começarem com o lenço branco", Rúben Amorim, treinador do Sporting, na conferência de imprensa após o jogo com o Boavista

“O ministro Cabrita mentiu e voltou a mentir”, José Miguel Júdice

"Como seria bom que a atual direcção do PSD, de vez em quando, pelo menos, apresentasse trabalho digno desse nome. Mas deve ser pedir muito", Paula Teixeira da Cruz, do PSD, ex-ministra da Justiça, em artigo de opinião no Público

O QUE ANDO A LER

Já me chegaram os mais recentes Roth (a biografia do falecido escritor norte-americano)e Malcolm Gladwell, mas isso fica para outras núpcias. Hoje permito-me aconselhar dois romances que me acompanharam nas últimas semanas. E que romances.

Primeiro, “Um Homem de Partes”, de David Lodge, uma biografia ficcionada de H.G.Wells, um dos grandes nomes da literatura universal de ficção científica.

Depois, a revelação “Tu Não És Como As Outras Mães”, de Angelika Schrobsdorff, escritora alemã já falecida, e que neste romance faz uma biografia, sua e da sua família, que se lê como um romance, maravilhoso, passado no início do século XX em Berlim. A história de uma mulher que decidiu ter um filho de cada homem que amou. Notável.

Por hoje é tudo. Saudações (leoninas para quem for do Sporting) e os desejos de uma excelente quarta-feira. Sempre com o seu Expresso por perto.

Sugira o Expresso Curto a um/a amigo/a

Imagens: 1 - André Luís Alves/Global Imagens; 2 – António Cotrim

Sem comentários:

Mais lidas da semana