Corpo será cremado na
quarta-feira,
O funeral de Otelo Saraiva de Carvalho, o estratega do 25 de Abril de 1974, realiza-se na quarta-feira, antecedido pelo velório, na véspera, na Igreja da Academia Militar, em Lisboa, informou este domingo a Associação 25 de Abril.
Num comunicado, a associação recorda Otelo, que hoje morreu aos 84 anos, como um "homem de enorme coragem e generosidade".
O velório do militar de Abril será na terça-feira, na Igreja da Academia Militar, na capital, e o corpo será cremado no dia seguinte, em Cascais.
Otelo Saraiva de Carvalho, militar e estratego do 25 de Abril de 1974, morreu hoje de madrugada aos 84 anos, no Hospital Militar, em Lisboa.
Nascido em 31 de agosto de 1936
No Movimento das Forças Armadas (MFA), que derrubou a ditadura de Salazar e Caetano, foi ele o encarregado de elaborar o plano de operações militares e, daí, ser conhecido como estratego do 25 de Abril.
Depois do 25 de Abril, foi comandante do COPCON, o Comando Operacional do Continente, durante o Processo Revolucionário em Curso (PREC), surgindo associado à chamada esquerda militar, mais radical, e foi candidato presidencial em 1976.
Na década de 1980, o seu nome
surge associado às Forças Populares 25
de Abril (FP-25 de Abril), organização armada responsável por dezenas de
atentados e 14 mortos, tendo sido condenado, em
TSF | Lusa | Imagem: António Cotrim
Sem comentários:
Enviar um comentário