quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Chega/Ventura: o partido repleto de racistas e fascistas

Facebook remove grupo de mais de 11 mil "racistas unidos pelo Chega" que defendia "fascismo sempre"

Rede social remove grupo de assumidos apoiantes do Chega e de André Ventura, para quem "a maior causa é o racismo e destruir o sistema corrupto do 25 de abril". Partido de Ventura nega ligações ao grupo

O Facebook acabou de remover os conteúdos de um grupo em Portugal com 11.289 membros, que se assumiam como "racistas unidos pelo Chega", segundo avança o Jornal de Notícias esta quinta-feira.

O grupo chamava-se "Apoiantes do Chega e de André Ventura" e tinha a seguinte descrição: "somos racistas unidos pelo Chega. A nossa maior causa é o racismo e destruir o sistema corrupto do 25 de abril. Este é um dos grupos oficiais do partido Chega".

O lema do grupo era "Fascismo sempre, 25 de abril nunca mais". E propunha: "Vamos destruir o sistema abrileiro e criar uma 4.ª República", enfatizando que "André Ventura, quando está fora dos holofotes, diz explicitamente que temos de tomar o país, nem que seja por meio de uma revolução à força e mudar a Constituição!".

Mas o partido liderado por André Ventura reagiu dizendo ao "Jornal de Notícias" que repudia os valores defendidos pelo grupo removido do Facebook, frisando que "não é um partido racista, não defende ideais racistas e não tolerará quem o faça em nome do partido".

A decisão do Facebook insere-se numa política de remover conteúdos aliciando aos discursos de ódio, e só no último ano já foram retirados da rede social mais de um milhão de grupos a nível mundial.

O "Jornal de Notícias" dá ainda conta de uma página do Facebook com o nome "Chega de Vila Real" que acusa "os funcionários do Governo de António Costa" de querer envenenar André Ventura com "o vírus de uma doença criada na China para destruir o Chega", numa altura em que o líder do partido confirmou estar infetado com covid. A página acabou por desaparecer da rede, e o Chega negou quaisquer ligações.

Expresso

Sem comentários:

Mais lidas da semana