O Taleban está finalmente começando a consolidar o poder no Afeganistão
O grupo está nomeando ministros do governo enquanto tenta formar um aparato funcional. A primeira nomeação foi uma zombaria aberta aos Estados Unidos - o mulá Abdul Qayyum Zakir como ministro da Defesa.
Zakir foi um ex-prisioneiro da Baía de Guantánamo entre 2001 e 2007. Ele foi vice do comandante-chefe do Taleban, Mullah Yaqoob, e foi um dos primeiros comandantes do Taleban a entrar em Cabul, após a retirada dos EUA.
O Talibã também nomeou um ministro das Finanças, Gul Agha Sherzai. Anteriormente, ele atuou como Ministro de Fronteiras e Assuntos Tribais do Afeganistão.
Fora isso, Ibrahim Sadr deveria se tornar Ministro do Interior em exercício. Mullah Shirin deve se tornar o governador da província de Cabul, e Hamdullah Nomani servirá como prefeito da capital.
O chefe da inteligência também foi nomeado, mas seu nome foi mantido em segredo.
Enquanto isso, o Taleban também está trabalhando para assumir o controle do vale de Panjshir. No dia 25 de agosto , uma delegação de 40 funcionários do grupo se reuniu com os líderes da resistência afegã.
Em 24 de agosto, o Talibã tentou entrar em Panjshir por uma passagem na província vizinha de Badakhshan. O ataque foi repelido e o Taleban sofreu graves perdas, de acordo com o major Wazir Akbar, um comando do exército afegão que se juntou à resistência Panjshir.
O vice-presidente afegão Amrullah Saleh, que se declarou presidente interino do país após a queda de Cabul e deu as mãos às forças de resistência, disse que apenas negociações significativas serão aceitas.
Apesar de se engajar em negociações com o Taleban, as forças de resistência em Panjshir continuam a se preparar para o pior. Mais de 6.000 combatentes estão assumindo uma posição no vale. Inicialmente, a resistência ocupou três distritos, que o Talibã mais tarde recapturou.
A situação no Vale do Panjshir provavelmente durará um pouco, pois parece um impasse e sem uma solução simples à vista. Alegadamente, as forças de resistência montaram ninhos de metralhadoras, morteiros e postos de vigilância fortificados com sacos de areia em antecipação a outro ataque do Taleban ao vale de Panjshir.
Uma derrota esmagadora poderia ser enfrentada para a resistência, sem perguntas, mas o Taleban afirma que está “construindo o futuro” e que todos os afegãos devem sentir que estão seguros no “Emirado Islâmico”.
As capacidades do Taleban foram significativamente aumentadas depois que eles capturaram grandes quantidades de equipamento e hardware deixados pelos EUA e seus aliados, bem como do arsenal das Forças Armadas afegãs.
Sem comentários:
Enviar um comentário