sábado, 2 de outubro de 2021

Quem é este Costa que berra contra a GALP?

Pedro Tadeu* | Diário de Notícias | opinião, em 22 setembro 2021

5 de setembro de 2018 - A Comissão de Trabalhadores da Petrogal afirma que desde 2017 a GALP não contratou um único trabalhador com vínculo permanente, apesar de terem saído da empresa 260 pessoas e só terem entrado 31, todas com vínculo precário. A empresa declarou lucros em 2017 no valor de 602 milhões de euros.

Nota: o Estado tinha 7% do capital da empresa. Nesse dia António Costa era primeiro-ministro de Portugal, e nada disse.

12 de março de 2019 - O Tribunal da Relação do Porto confirma uma sentença da Autoridade para as Condições do Trabalho de condenação da GALP por discriminação e assédio a três trabalhadores. No ano anterior o Ministério Público considerara ilegais vários atos repressivos sobre trabalhadores cometidos pela administração da empresa. A GALP declarou lucros em 2018 no valor de 707 milhões de euros

Nota: o Estado tinha 7% do capital da empresa. Nesse dia António Costa era primeiro-ministro de Portugal, e nada...

21 de outubro de 2019 - A GALP junta-se à REN e a concessionárias de distribuição de gás natural numa ação judicial para tentar impedir as tarifas definidas pela entidade reguladora do setor, a ERSE. No período 2008-2019, o Grupo GALP teve 4198 milhões de euros de lucros líquidos e distribuiu aos acionistas 3227 milhões de euros.

Nota: o Estado tinha 7% do capital da empresa. Nesse dia António Costa era primeiro-ministro de Portugal e...

24 de abril de 2020 - A GALP aprova a distribuição de dividendos pelos seus acionistas no valor de 318,2 milhões de euros que se somam a 262,3 milhões de euros pagos a título de adiantamento de lucros. Em março tinham sido despedidos 80 trabalhadores da refinaria de Sines. A empresa declarara lucros de 560 milhões de euros em 2019.

Nota: o Estado tinha 7% do capital da empresa. Nesse dia António Costa era primeiro-ministro de...

21 de dezembro de 2020 - A administração da GALP confirma à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) o fecho da refinaria de Matosinhos. Deu a pandemia por covid-19 e consequente baixa de consumo como uma das razões para a decisão. Segundo a imprensa, o ministro do Ambiente, que tem a tutela, mostra-se "preocupado".

Nota: o Estado tinha 7% do capital da empresa. Nesse dia António Costa era primeiro-ministro...

28 de janeiro de 2021 - A ERSE multou a GALP Power em 376 mil euros por sistematicamente lesar consumidores no fornecimento, na faturação e nos contratos. Depois dos mais de 500 milhões de euros em lucros e dividendos distribuídos a meio do ano aos acionistas, a empresa fecha 2020 com um prejuízo de 42 milhões de euros.

Nota: o Estado tinha 7% do capital da empresa. Nesse dia António Costa era primeiro...

25 de abril de 2021 - A Eurostat informa que Portugal foi o terceiro país da União Europeia a registar o maior aumento no preço do gás, apesar de a média desse preço nos 27 ter baixado. A GALP anunciou que nos primeiros três meses do ano teve um lucro de 26 milhões.

Nota: o Estado tinha 7% do capital da empresa. Nesse dia António Costa era...

30 de abril de 2021 - A GALP suspende a laboração na refinaria de Matosinhos. A consequência será o despedimento direto de 400 trabalhadores e indireto de outros mil funcionários de pequenas empresas que vivem da relação com a refinaria. Com este fecho, Portugal passará a importar os produtos químicos que deixa de produzir, agravando a pegada ambiental com esse transporte.

Nota: o Estado tinha 7% do capital da empresa. Nesse dia António Costa...

19 de setembro de 2021 - O secretário-geral do PS, António Costa, em campanha eleitoral em Matosinhos, afirma que "a Galp revelou total irresponsabilidade social porque, ao contrário do que estão a fazer as empresas que estão agora a encerrar as suas centrais a carvão, não preparou minimamente a requalificação e as novas oportunidades de trabalho e de prosseguir a vida ativa para os trabalhadores que iriam perder os seus postos de trabalho". O sindicato SITE Norte revela que Costa nunca aceitou receber os representantes dos trabalhadores da GALP ao longo de todo o processo. A GALP, nos primeiros seis meses do ano, teve um lucro de 166 milhões de euros...

Nota: o Estado ainda tinha 7% do capital da empresa. Nesse dia o primeiro-ministro de Portugal ainda era António Costa, mas, de certeza, não deve ser o mesmo António Costa que berrou em Matosinhos contra a GALP...

*Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana