segunda-feira, 22 de novembro de 2021

PSUV É O GRANDE VENCEDOR NAS ELEIÇÕES REGIONAIS VENEZUELANAS

O Grande Pólo Patriótico, em que é predominante o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), saiu vitorioso em 21 das 24 entidades federais do país, anunciaram as autoridades eleitorais.

De acordo com o primeiro boletim emitido pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), apresentado este domingo, com 91,21% do sufrágio contabilizado, os chavistas são os grandes vencedores das eleições regionais e municipais ontem celebradas no país sul-americano.

O presidente do CNE, Pedro Calzadilla, indicou que neste 21 de Novembro voltou a «impor-se o espírito democrático do povo venezuelano» e informou que, até ao momento, a participação se situa nos 41,8% da população com direito a voto (8 151 793 eleitores votaram).

Considerando a jornada como «extraordinária» e um «êxito», o chefe do órgão eleitoral afirmou que esta «decorreu sem factos notáveis que tirem o mérito, a vitalidade e a força do processo eleitoral, que é submetido a um amplo esquema de 16 auditorias, que são avaladas por técnicos e especialistas de partidos e observadores internacionais», informa a Prensa Latina.

O responsável do CNE disse ainda que os candidatos do PSUV ganharam a maioria dos estados do país (20 em 23), bem como a Autarquia de Caracas (capital).

Os chavistas venceram nos estados de Amazonas, Anzoátegui, Apure, Aragua, Barinas, Carabobo, Delta Amacuro, Falcón, Guárico, La Guaira e Lara. Ainda em Mérida, Miranda, Monagas, Portuguesa, Sucre, Táchira, Trujillo e Yaracuy.

A Mesa da Unidade Democrática (MUD) venceu nos estados de Cojedes e Zulia, enquanto em Nueva Esparta venceu a Fuerza Vecinal.

Além dos governadores dos estados, os votantes elegiam ontem 335 presidentes de municípios, 253 membros de assembleias regionais e mais de 2471 vereadores, refere a TeleSur. No dia 26 de Novembro cabe aos povos indígenas eleger os seus representantes.

Imagem: O presidente venezuelano congratulou-se com o facto de as eleições terem decorrido num ambiente de «tranquilidade e paz» -- @NicolasMaduro

AbrilAbril

Sem comentários:

Mais lidas da semana