segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

EXTREMA-DIREITA CRESCE EM ESPANHA

Há mais espanhóis a votar no Vox do que no PP

De acordo com uma sondagem do jornal El Español, se as eleições fossem hoje, o Vox, partido de extrema-direita, garantiria quase 21% das intenções de voto, contra os 20,1% do Partido Popular. No entanto, os socialistas voltariam a vencer com quase 26% dos votos.

Pela primeira vez, o Vox, partido da extrema-direita, ultrapassa o Partido Popular (PP), em EspanhaDe acordo com uma sondagem do jornal El Español, se as eleições fossem hoje, o Vox garantiria 20,9% das intenções de voto, contra 20,1% do PP.

Trata-se de uma diferença de quase um ponto que, ainda que não se traduza em maior número de deputados, é preocupante para os populares. O Vox conseguiria 78 deputados contra os 82 do PP, mas os populares perderiam 20 lugares no congresso, se compararmos os números com anteriores sondagens, onde o PP tinha vindo a crescer de forma sistemática.

Por trás desta queda acentuada, está a recente crise interna no partido. A luta entre o líder do PP, Pablo Casado, e a presidente da comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, ameaça dividir o PP. Em causa está um contrato do governo regional com uma empresa de um amigo de Isabel Díaz Ayuso para comprar máscaras no pior momento da pandemia. A empresa recebeu um contrato sem concurso público no valor 1,5 milhões de euros.

Além disso, o irmão da presidente também está envolvido no negócio e recebeu uma comissão de mais de 280 mil euros pela gestão do material na China e o seu transporte até Espanha.

O partido acusa Ayuso de ter um comportamento que não é exemplar e fala mesmo de um possível caso de tráfico de influências. A presidente regional diz-se vítima de um processo de difamação e espionagem por parte dos próprios companheiros de formação.

No meio desta guerra interna, além do Vox, quem ganha é Pedro Sánchez. Se as eleições fossem hoje, diz o estudo do El Español, o socialista voltaria a ganhar com 25,9% dos votos e 106 deputados, mais três do que na última sondagem.

Joana Rei, correspondente em Madrid | TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana