quinta-feira, 10 de março de 2022

A GUERRA QUE A NATO/EUA TEM VINDO A SEMEAR E A CONCRETIZAR-SE

Ajuda humanitária não chega a Mariupol. Conversações de paz retomadas hoje na Turquia

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na quarta-feira à noite um novo orçamento federal no qual se prevê 12,7 mil milhões de euros para a crise ucraniana. Siga em direto na TSF.

10 mar08:31

Rita Carvalho Pereira

Ataque a hospital pediátrico em Mariupol fez três mortos

Pelo menos três pessoas morreram num ataque a um hospital pediátrico, esta quarta-feira, em Mariupol. Entre as vítimas mortais está uma crianças, adiantam as autoridades ucranianas, citadas pela AFP. O balanço anterior dava conta de 17 feridos.

"Três pessoas morreram, inluindo uma criança do sexo feminino, no ataque de ontem a um hospital pediátrico e maternidade na cidade sitiada de Mariupol, na Ucrânia", declarou a cidade, na rede Telegram.

"As forças russas estão a destruir a população civil de Mariupol deliberadamente e sem misericórdia", declarou o concelho da cidade, indicando que mais de 1200 habitantes foram mortos, em nove dias de cerco russo.

O ataque ao hospital pediátrico já foi classificado pelo Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, como um "crime de guerra".

10 mar08:28

Carolina Quaresma

Reunião entre MNE russo e ucraniano já arrancou na Turquia

Já começou o encontro entre os ministros dos Negócios Estrangeiros russo e ucraniano na Turquia, avança a AFP.

10 mar08:21

Lusa

Rússia anuncia que vai deixar de participar no Conselho da Europa

O Governo russo anunciou esta quinta-feira que vai deixar de participar no Conselho da Europa e acusou os países da União Europeia (UE) e da NATO de minarem o organismo.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo salientou que a UE e a NATO mantêm uma postura "hostil" e salientou que mantêm "uma linha de destruição do espaço comum do Conselho da Europa a nível humanitário e jurídico".

Por outro lado, afirmou que Moscovo "não participará" nos esforços para "transformar" o Conselho da Europa "noutra plataforma para exaltar a superioridade e o narcisismo ocidentais".

LER MAIS

10 mar07:59

Pedro Cruz

Reportagem TSF: aqui, Kiev. Mandem os aviões!

Kiev, Ucrânia.

Nada é mais pesado, assustador, inquietante e tenso do que o silêncio. O som da ausência de barulho é mais ensurdecer do que um morteiro a cair ou um míssil a voar. Kiev está assim. Numa cidade com três milhões de habitantes, que fervilha de vida, com pessoas, carros, fábricas, transportes públicos, o bulício próprio de uma grande capital, não se ouve nada. Um carro ou outro, de vez em quando. O contador de segundos nos semáforos é o único som constante, repetitivo, indiferente a tudo o resto. Compassado. Segundo a segundo. Como se fossem batidas do coração da cidade. Nada mais. O metro está fechado, os transportes públicos praticamente não funcionam.

LER MAIS

10 mar07:28há 1 hora

Lusa

Japonesa Nintendo suspende envios para a Rússia

O gigante japonês de videojogos Nintendo anunciou esta quinta-feira a suspensão dos envios para a Rússia, juntando-se à congénere Sony e várias empresas que se retiraram do país depois da invasão russa da Ucrânia.

A Nintendo suspendeu os envios para a Rússia "por enquanto", disse um porta-voz da empresa, com sede em Quioto.

O porta-voz acrescentou que a decisão foi tomada por dois motivos: a loja 'online' da Nintendo não está disponível na Rússia desde 04 de março, devido à suspensão das transações em rublos pelo fornecedor de serviços de pagamento, e "perturbações logísticas".

LER MAIS

10 mar07:16

Cátia Carmo

"Acordar no lado errado da história." Portuguesa conta como tem sido a vida em Moscovo

Há menos de 20 portugueses a viver em Moscovo. Júlia (nome fictício) é um deles. Tem menos de 30 anos e vive na Rússia há mais de cinco. Tempo suficiente para conhecer a "retórica do Kremlin" e preferir salvaguardar a identidade. Apesar do aumento da tensão entre a Rússia e a Ucrânia no último mês, não esperava que as tropas do país a que chama de casa invadissem a Ucrânia na madrugada de 24 de fevereiro. Foi apanhada de surpresa.

LER MAIS

10 mar07:15

Cristina Lai Men

Uma russa com a Ucrânia no coração

Natalia é bancária, mas tem pedido dispensa do trabalho.

Ela, russa de Vladivostok, e o marido, da Ucrânia, vivem em Leiria e dedicaram-se, desde o início da invasão, a transportar quem foge da guerra.

Nos próximos dias, vão trazer para Portugal cerca de 80 refugiados da Polónia e da Hungria.

LER MAIS

10 mar06:56h

Lusa

Líderes dos 27 discutem esta quinta-feira em Versalhes guerra na Ucrânia e consequências

Os chefes de Estado e de Governo da UE iniciam esta quinta-feira, em Versalhes, França, uma cimeira de dois dias originalmente consagrada à economia, mas que se focará agora na defesa e energia, por força da ofensiva russa na Ucrânia.

Agendada há muito pela atual presidência francesa do Conselho da União Europeia (UE), esta cimeira era dedicada integralmente ao "novo modelo europeu de crescimento e investimento", mas a invasão da Ucrânia pela Rússia, há duas semanas, e as consequências do conflito militar para o bloco europeu impuseram inevitavelmente alterações na ordem de trabalhos do encontro, que já não será exclusivamente de cariz económico.

LER MAIS

10 mar06:47

Lusa

OMS confirma 18 ataques a instalações médicas desde início da invasão

A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse na quarta-feira à noite que confirmou 18 ataques a instalações médicas desde que a invasão russa começou há duas semanas.

A OMS afirmou ter confirmado 10 mortes em ataques a instalações de saúde e a ambulâncias desde que os combates começaram. Não ficou claro se os números incluíam o ataque de quarta-feira em Mariupol.

O ataque aéreo russo a uma maternidade e hospital pediátrico na cidade portuária de Mariupol - que feriu mulheres que se encontravam em trabalho de parto e soterrou crianças nos escombros - e o bombardeamento de dois hospitais numa cidade a oeste de Kiev são os casos mais recentes.

LER MAIS

10 mar06:19

Lusa

Ministros russo e ucraniano na Turquia para conversações de paz

O Ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, e o homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba, chegaram esta quinta-feira à Turquia para a primeira reunião a este nível desde que a Rússia invadiu a Ucrânia.

Responsáveis de Kiev e Moscovo já se reuniram em outras ocasiões, mas esta é a primeira vez que a Rússia envia um ministro para as conversações sobre a crise.

LER MAIS

Ler em Página Global:

Ameaça fronteiriça. Os EUA criaram dezenas de biolaboratórios na Ucrânia

Antonov: EUA temem ser acusados de violar a Convenção de Armas Biológicas

Ucrânia tem instalações de pesquisa biológica: Departamento de Estado dos EUA

China convida formalmente os EUA a esclarecer laboratórios biológicos na Ucrânia

Programa de armas biológicas da Ucrânia apoiado pelos EUA: falso ou crível?

Quão crível era a ameaça nuclear da Ucrânia à Rússia antes do conflito?

UCRÂNIA QUASE CRIOU UMA BOMBA NUCLEAR SUJA

Sem comentários:

Mais lidas da semana