terça-feira, 8 de março de 2022

DOIS MILHÕES FOGEM DA UCRÂNIA, QUE É AMEAÇA NUCLEAR PARA A RÚSSIA

Guerra na Ucrânia faz dois milhões de refugiados. Número de mortos em ataque a Sumy sobe para 21

No 13.º dia de guerra na Ucrânia, britânicos alertam para "narrativa" russa de ameaça nuclear ucraniana. Siga em direto na TSF.

08 mar10:41

Rita Carvalho Pereira

Comissão Europeia prepara novas sanções contra Rússia e Bielorrússia

A Comissão Europeia preparou um novo pacote de sanções dirigidas à Rússia e à Bielorrússia, que terão como alvo mais oligarcas russos e políticos, assim como três bancos bielorrusos, avança a Reuters. Estará também previsto um embargo às exportações de tecnologia marítima russa, por parte da União Europeia, e a monitorização das criptomoedas, para evitar que sejam usadas para contornar as sanções.

De acordo com a agência de notícias, as novas medidas serão discutidas esta tarde.

08 mar10:30

Lusa

Próximas semanas serão "muito difíceis" com chegada de refugiados à Polónia

​​​​​​​O vice-ministro do Interior da Polónia, Pawel Bossernaker, afirmou esta terça-feira que "as próximas semanas serão muito difíceis" devido à chegada de refugiados da Ucrânia, cujo número no país já ultrapassa 1,2 milhões de pessoas.

Numa conferência de imprensa em Varsóvia, Bossernaker explicou que "os primeiros refugiados que chegaram à Polónia tinham para onde ir, como casas de familiares e amigos".

"Entretanto, agora haverá mais e mais pessoas" que não têm a quem recorrer "e que simplesmente querem escapar da guerra", sublinhou o vice-ministro polaco.

LER MAIS

08 mar10:29

Rita Carvalho Pereira

Zelensky denuncia "promessas" não cumpridas do Ocidente

O Presidente da Ucrânia denunciou, esta terça-feira, as "promessas" não cumpridas da comunidade internacional de proteger a Ucrânia dos ataques russos.

"Há 13 dias que estamos a ouvir promessas. Há 13 dias que estão a dizer-nos que vão ajudar-nos (...), que haverá aviões que irão entregar-nos", declarou Volodymyr Zelensky, num vídeo divulgado esta manhã, citado pela agência AFP.

"A responsabilidade por tudo isso também recai sobre aqueles que não foram capazes de tomar uma decisão no Ocidente há 13 dias. Sobre aqueles que não protegeram o céu ucraniano dos assassinos russos", acrescentou.

08 mar09:55

Rita Carvalho Pereira

Número de mortos em ataque a Sumy sobe para 21

Pelo menos 21 pessoas, incluindo duas crianças, morreram no ataque russo a uma zona residencial em Sumy, na última noite, de acordo com as autoridades locais, citadas pela agência Reuters.

08 mar09:50

Gonçalo Teles

Número de refugiados atingiu os dois milhões

O Alto Comissário da ONU para os Refugiados, Filippo Grandi, assinala no Twitter que o número de refugiados causados pela guerra na Ucrânia atingiu esta terça-feira os dois milhões.

08 mar09:03

Gonçalo Teles

Mais de 150 pessoas retiradas de Kiev

O governador da região de Kiev, Oleksiy Kuleba, citado pela Reuters, anunciou que foram retiradas da região de Kiev mais de 150 pessoas.

"As iniciativas para a evacuação prosseguem", acrescentou.

08 mar08:40

Gonçalo Teles

Número de refugiados atinge dois milhões "hoje ou amanhã"

As Nações Unidas alertam que o número de refugiados provocados pela guerra na Ucrânia deve chegar aos dois milhões "hoje ou amanhã".

O número foi avançado pelo Alto Comissário da ONU para os refugiados, Filippo Grandi, em Oslo, onde lamentou que a situação "não tenha fim".

08 mar08:14

Gonçalo Teles

Corredores humanitários estarão abertos em Kiev, Chernigiv, Sumy, Kharkiv e Mariupol

O ministério russo da Defesa anunciou, esta manhã, a abertura de corredores humanitários nas cidades de Kiev, Chernigiv, Sumy, Kharkiv e Mariupol para permitir a saída de civis, adianta a agência Reuters, que cita a Interfax,

O mesmo ministério também fala de um "regime de silêncio" imposto pelos russos desde as 7h00 (hora de Lisboa).

08 mar07:39

Gonçalo Teles

Corredores humanitários abrem às 8h00 em Sumy

A vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, citada pela Reuters, anunciou que os autocarros com civis vão começar a deixar a cidade de Sumy às 8h00 (hora de Lisboa).

Numa declaração transmitida pelas televisões na Ucrânia, Vereshchuk explica ter sido acordado que "o primeiro corredor tem início às 10h00 (8h00 em Lisboa) a partir da cidade de Sumy e o comboio será seguido pela população local em veículos próprios".

08 mar07:29

Gonçalo Teles

Defesa britânica alerta para "narrativa" russa de ameaça nuclear ucraniana

O ministério da Defesa do Reino Unido assinala, no seu briefing mais recente sobre o conflito, que desde o final de fevereiro, a Rússia tem "intensificado de forma notável as acusações de que a Ucrânia está a desenvolver armamento nuclear ou biológico".

Embora não seja nova, assinalam os britânicos, esta narrativa está a ser reforçada como "justificação retrospetiva para a invasão russa da Ucrânia".

08 mar07:23

Lusa

Ucrânia ordena regresso de tropas em missões de paz da ONU

O Presidente ucraniano decidiu retirar as forças de manutenção da paz ucranianas envolvidas em missões da ONU para que possam juntar-se à defesa do país contra a ofensiva militar russa.

O Verkhovna Rada (parlamento) publicou na sua conta na plataforma de mensagens Telegram o documento em que o líder ucraniano decreta esta medida.

"[Volodymir] Zelensky decidiu chamar as forças de manutenção da paz ucranianas de todas as missões em todo o mundo. O objetivo é participar na proteção da soberania e da integridade territorial do Estado", adiantou.

De acordo com o 'site' da representação permanente da Ucrânia na ONU, o país tem contribuído para as missões de manutenção da paz da ONU desde 1992 em seis lugares do mundo: na República Democrática do Congo, onde está o maior contingente, Sudão do Sul, Chipre, Kosovo, Abyei (entre o Sudão e o Sudão do Sul) e Mali.

08 mar06:03

Rui Oliveira Costa

"Estamos à espera que o Governo português tenha o bom senso de nos repatriar"

João Metelo, de 30 anos, é um português que vive na cidade de Dnipro, na Ucrânia, e da qual ainda não conseguiu sair, apesar dos esforços. Espera que Portugal o repatrie, juntamente com a família.

"Os comboios só estão a aceitar mulheres com crianças. Até as mulheres têm algumas restrições, porque se não tiverem crianças não entram. Os homens estão completamente barrados, independentemente da nacionalidade. Já tentámos através de estrada, mas todos têm medo. Portanto, cá estamos à espera que o Governo português tenha o bom senso de nos repatriar", explica o português à TSF.

LER MAIS

08 mar05:28

Lusa

Pelo menos nove mortos após bombardeamentos russos em Sumy

Os bombardeamentos russos sobre a cidade ucraniana de Sumy fizeram, esta noite, pelo menos nove mortos, incluindo duas crianças, segundo as equipas de resgate no local citadas pela AFP.

"Os aviões invasores atacaram insidiosamente um edifício com apartamentos", explicam as mesmas equipas na rede social Telegram.

Há poucas horas, o chefe da administração estatal regional da cidade, Dimitro Zhivitskii, confirmava o ataque e a destruição de várias casas

"[A área] foi completamente varrida da face da terra. Estas são casas privadas. Infelizmente, há vítimas. Entre elas estão crianças", disse, citado pelas agências noticiosas ucranianas Ukrinform e Unian.

*atualizado às 7h47

LER MAIS

08 mar05:27

Portugal considerado "hostil" por Moscovo. "A Rússia fará seguramente uma retaliação simétrica"

Portugal é um dos países considerados como "hostis" pela Rússia. Este é uma resposta expectável de Moscovo depois das sanções impostas pelo Ocidente após a invasão da Ucrânia, considera o embaixador Francisco Seixas da Costa.

"A Rússia fará seguramente uma retaliação simétrica", explica o diplomata, que faz referência à "natureza comercial" das sanções impostas pela União Europeia e outro países, como os EUA e o Canadá.

LER MAIS

08 mar05:26

Rússia diz que vai abrir corredores humanitários na manhã desta terça-feira

A Rússia diz que vai abrir corredores humanitários na manhã desta terça-feira para a retirada de civis, em várias cidades, incluindo a capital Kiev, Mariupol e Kharkiv e Sumy.

A informação está a ser avançada pela imprensa russa que cita fonte do ministério da Defesa.

"A partir das 10h00 horas (07h00 em Lisboa) de 8 de março de 2022, a Federação Russa irá declarar um cessar-fogo e está pronta para abrir corredores humanitários", lê-se numa curta declaração.

Depois da terceira ronda negocial, realizada na Bielorrússia, os negociadores ucranianos confirmaram que houve “avanços positivos” sobre a realização de corredores humanitários.

LER MAIS

08 mar05:24

Lusa

Embaixada da Rússia em Lisboa iluminada com as cores da bandeira ucraniana

O edifício da Embaixada da Rússia em Lisboa esteve na noite de segunda-feira iluminada com as cores da bandeira Ucrânia, na sequência de uma manifestação antiguerra, ação com impacto nas redes sociais.

Os manifestantes projetaram a bandeira ucraniana (azul e amarela) a partir de uma carrinha.

LER MAIS

08 mar05:23

Abrimos este liveblog para acompanhar ao minuto o conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Pode consultar os desenvolvimentos das últimas 24 horas aqui.

TSF | Imagem: Kharkiv © Sergey Bobok/AFP

Sem comentários:

Mais lidas da semana